10 Benefícios do ômega 3 para a saúde

Benefícios do ômega 3 para a saúde

Conheça 10 dos principais Benefícios do ômega 3 para a saúde, os tipos e para que serve.

O que é o ômega 3 ?

O ômega 3 é um ácido graxo, ou gordura, tipo de gordura insaturada com ligações duplas na cadeia de hidrocarbonetos, é considerado um ácido graxo essencial.

Já que não é produzido pelo nosso corpo, e é fundamental para suprir carências nutricionais, auxiliando na manutenção de uma boa saúde (especialmente na manutenção de níveis saudáveis nos triglicerídeos).

Embora nosso corpo seja capaz de sintetizar quase todos os tipos de gordura de que necessitamos, alguns deles não podem ser produzidos pelo organismo e devem ser obtidos através da alimentação e suplementação.

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Confira os alimentos com maior teor de ômega 3 para você acrescentar regularmente à sua dieta:

  • Peixes
  • Salmão
  • Sardinha
  • Atum
  • Algas marinhas
  • Óleo de fígado de bacalhau
  • Sementes ou óleo de Linhaça
  • Chia
  • Nozes, entre outros…

Tipos de Ômega 3

Existem três tipos de ácidos graxos do tipo ômega 3:

√ Os dois primeiros  – ácido eicosapentaenóico (1) (EPA) e o ácido docosa-hexaenóico (DHA) – são encontrados maioritariamente no peixe, sendo muitas vezes chamados, por esse motivo, de ômega 3 marinho.

√ O terceiro é o ácido alfa-linolênico (ALA) e é encontrado em alimentos à base de plantas, tais como linhaça, nozes e óleo de soja.

A investigação científica existente até ao presente dia indica que os ômega 3 marinhos (EPA e DHA) possuem mais benefícios do que os ômega 3 à base de plantas (ALA).

Vários estudos científicos mostraram que o EPA e o DHA oferecem proteção contra ataques cardíacos e AVC’s.

Para além disso, estes ácidos gordos também atuam como anti-inflamatórios, podendo ser úteis na prevenção e/ou tratamento de condições como a artrite reumatoide e a doença inflamatória intestinal. (2)

Para Que Serve ômega 3

O ômega 3 é parte essencial das membranas celulares, e pode interferir no mecanismo de sinalização presente em cada célula (receptor).

Ou seja, o ácido graxo afeta a função dos receptores que se encontram na parte externa das células. São responsáveis diretos pela produção de hormônios que controlam a contração e o relaxamento das paredes de cada artéria.

Estes hormônios atuam ainda nos processos metabólicos relacionados à coagulação e a alguns processos inflamatórios.

10- Benefícios do ômega 3 para a saúde

1- Protege o coração

Inúmeros estudos demonstram que consumir alimentos ricos em ômega 3 regularmente (pelo menos duas porções de peixe por semana) pode ser uma boa maneira de evitar problemas cardíacos.

2- Previne o câncer

Os ácidos graxos poli-insaturados podem agir na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama, próstata e o de intestino (cólon).

Pesquisas apontam que o ômega 3 pode até mesmo inibir a metástase do tumor para outros tecidos do corpo, como ocorre no caso do câncer de mama.

3- É um anti-inflamatório natural

As propriedades do ômega 3 no combate às inflamações não se limitam ao sistema cardíaco. Estudos indicam que o ácido graxo eleva a concentração de prostaglandinas da classe PG3 na circulação, substâncias que atuam como hormônios.

Têm efeito anti-inflamatório e podem ser dinâmicos no combate a inflamações das articulações (como artrite reumatoide), ao lúpus, psoríase e até mesmo a doença de Crohn, que se distingue por uma inflamação do tubo digestivo.

4- Melhora as taxas de colesterol e reduz os triglicérides

Ainda que nosso corpo precise de ambos tipos de colesterol (LDL e HDL) para seu funcionamento apropriado, o excesso de LDL na circulação tende a se depositar na parede das artérias, diminuindo o diâmetro dos vasos sanguíneos e dificultando a passagem do sangue.

Como resultado, há uma obstrução – que pode ser total ou parcial – do fluxo sanguíneo, o que pode levar ao desenvolvimento de sérias doenças cardíacas e até mesmo levar a morte através de um fulminante infarto do miocárdio.

Ao contrário dos demais óleos de origem animal que elevam as taxas de LDL e muitas vezes reduzem os níveis de HDL (o bom colesterol), os Benefícios do ômega 3 para a saúde estendem-se não só a diminuir o colesterol ruim como também a aumentar os números do bom.

5- Evita a Depressão

Nas duas últimas décadas, pesquisadores tem se dedicado sobre um tema bastante considerável para a população mundial: como prevenir e tratar a depressão naturalmente.

Já existem pesquisas que quem consomem mais peixe apresentam taxas menores de depressão.

A relação entre o consumo de peixes de água fria e a saúde cerebral pode ser explicada pela atuação do EPA e do DHA. Ambos ácidos graxos ajudam a manter estáveis os níveis do neurotransmissor dopamina no cérebro, estimulam o crescimento neuronal no córtex frontal.

Para quem tem depressão é mais um dos Benefícios do ômega 3 para a saúde é que ele potencializa os efeitos dos antidepressivos e pode até mesmo melhorar alguns dos sintomas do transtorno bipolar.

6- Controla a insulina

Esse é um dos Benefícios do ômega 3 para a saúde que pode ser útil tanto para quem está de olho nas taxas de glicose no sangue como para aqueles que precisam emagrecer.

Ao acrescentar uma fonte de ômega 3 ao prato, você estará reduzindo o índice glicêmico da sua refeição, E menos insulina significa melhor controle da glicemia e uma redução no risco de aparecimento de diabetes do tipo 2.

E como níveis elevados de insulina beneficiam o acúmulo de gordura no corpo, quanto maior a liberação do hormônio mais inevitável será o acréscimo de peso.

7- Acelera o metabolismo

As gorduras são todas altamente calóricas, mas nem todas elas são iguais do ponto de vista da saúde e da balança. Gorduras insaturadas podem na verdade estimular a queima de gordura, elevando o metabolismo e facilitando o emagrecimento, fatores que são portanto Benefícios do ômega 3 para a saúde consideráveis.

8- Fundamental para a Função cognitiva

Para trabalhar adequadamente, todo o nosso sistema nervoso necessita de ômega 3 – mais especificamente o DHA. Cerca de 60% do peso total do cérebro é composto por gordura, e desse total nada menos que 15-20% é de DHA.

Isso querer dizer que de 9 a 12% do peso do nosso cérebro se deve à presença de ácido docosa-hexaenoico, que quando deficiente pode levar a uma perda da função cognitiva ou então atrasar o desenvolvimento neurológico de crianças.

Temos então que, além de fazer bem para o coração, controlar as taxas de colesterol e ajudar a emagrecer, há Benefícios do ômega 3 para a saúde também para manter o funcionamento cerebral em ordem e afastar o risco de doenças degenerativas como Parkinson, esclerose múltipla e dificuldade de aprendizado e memorização.

9- Favorece o desempenho esportivo

Um dos Benefícios do ômega 3 para a saúde é para os praticantes de atividade física, melhora o desempenho aeróbico, uma vez que aumenta a capacidade do corpo de absorver oxigênio reduzindo a viscosidade sanguínea, efeito que acaba por melhorar a distribuição de sangue e oxigênio para o tecido muscular.

Atletas que consomem cerca de 4 gramas de ômega 3 todos os dias começam a apresentar ganhos de performance em menos de um mês após o uso regular do ácido graxo.

10- Indispensável para o desenvolvimento adequado do cérebro infantil

Em um estudo publicado em 2013 no American Journal of Clinical Nutrition, pesquisadores constataram que crianças de 3 a 5 anos que receberam um suplemento de ômega 3 apresentaram um desempenho melhor em testes de inteligência, aprendizado e vocabulário.

Outras pesquisas têm demonstrado uma relação entre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, ou TDAH, e baixos níveis de ômega 3.

Crianças com TDAH tendem a apresentar uma deficiência de ácidos graxos ômega 3 no cérebro, o que tem levado médicos a reiterar a necessidade do nutriente ainda nos primeiros anos de vida.

Fontes:

  • http://ajcn.nutrition.org/content/54/3/438.abstract
  • http://circ.ahajournals.org/content/106/21/2747.full

Assista o vídeo com Dr. Lair Ribeiro ⇓

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