10 Benefícios do Potássio Para a Saúde

benefícios do potássio para a saúde

Confira os benefícios do potássio para a saúde, o potássio é também o terceiro mineral mais abundante no corpo e um mineral necessário para a função de vários órgãos, incluindo o coração, os rins, o cérebro e os tecidos musculares.

Ele também desempenha um papel importante em manter o corpo hidratado e funciona com sódio para apoiar a função celular com bomba de sódio e potássio do seu corpo.

Benefícios do potássio para a saúde

1. Aumenta a saúde do coração

Uma coisa que um coração saudável definitivamente faz é bater como deveria.

Estou falando do seu ritmo cardíaco e o potássio tem um papel direto em garantir que o ritmo esteja saudável e como deveria ser.

Se você está tendo problemas com seu ritmo cardíaco, uma deficiência de potássio poderia facilmente desempenhar um papel.

2. Alivio de dores e cólicas

Um dos principais benefícios do consumo de alimentos ricos em potássio é a diminuição das cãibras musculares e a melhora da força muscular.

Fraqueza muscular, dores musculares e cãibras musculares são efeitos colaterais comuns dos baixos níveis de potássio.

Isso pode acontecer se um atleta ficar desidratado e não consumir alimentos ricos em potássio suficientes antes e depois do exercício. O potássio também é útil para cãibras relacionadas à síndrome pré-menstrual (TPM) .

3. Reduz o risco de derrame

Vários estudos observacionais descobriram que aqueles com altos níveis de potássio experimentam um risco menor de acidente vascular cerebral.

O risco de acidente vascular cerebral isquêmico, em particular, é menor em consumidores com alto teor de potássio.

Acredita-se que a relação positiva entre o aumento da ingestão de potássio e a redução do risco de derrame seja proveniente de fontes alimentares, e não de suplementos, que parecem não apresentar o mesmo efeito positivo.

4. Perda de Peso

Não há dúvidas de que o consumo adequado de alimentos com potássio é de grande ajuda para a perda de peso.

O principal fator nesse sentido são as funções do potássio como regulador dos níveis de açúcar.

Evitando os picos de açúcar no sangue, o potássio evita também os picos na produção de insulina, um hormônio que incentiva o acúmulo de gordura.

5. Reduz a pressão arterial elevada (hipertensão)

De acordo com uma publicação da Harvard Medical School recentemente atualizada, “a dieta americana média fornece muito sódio e muito pouco potássio”, o que é altamente contraproducente quando se trata de desestimular a pressão alta, onde os benefícios do potássio para a saúde é comprovado.

Estudos mostram que uma dieta rica em potássio, especialmente o potássio de frutas e vegetais, reduz a pressão arterial.

Isto é especialmente verdadeiro se o aumento nos alimentos de potássio não for acompanhado por um aumento nos  alimentos ricos em sódio.

Um grupo que não deve ter um consumo muito alto de potássio é pessoas com problemas renais.

6. Aparência de Celulite Inferior

Um dos principais fatores causadores do acúmulo de celulite é a retenção de líquidos.

A maioria das pessoas consome sódio demais e não chega perto de potássio.

O sódio traz nutrientes para as células, onde o potássio ajuda a eliminar o excesso de resíduos das células.

Por esse motivo, se você reduzir a ingestão de sódio e começar a consumir alimentos ricos em potássio, poderá reduzir a aparência da celulite.

7. Proteção da Osteoporose

Entre os benefícios do potássio para a saúde em uma relação direta entre o aumento da densidade óssea e aumento da ingestão de potássio na dieta.

Então, o Citrato e bicarbonato são dois sais de potássio encontrados naturalmente em frutas e legumes ricos em potássio, e um estudo recente revela que esses sais de potássio podem realmente melhorar a saúde de seus ossos e afastar a osteoporose.

Conforme um estudo de 2015 da Universidade de Surrey publicado na revista Osteoporosis International  descobriu que um alto consumo de sais de potássio diminui significativamente a excreção urinária de ácido e cálcio.

Por que isso é significativo?

Porque os sais de potássio ajudam os ossos a não reabsorver o ácido e também a manter o conteúdo mineral vital.

Portanto, ao consumir frutas e verduras ricas em potássio, você pode realmente ajudar a preservar os ossos e evitar problemas sérios de saúde relacionados aos ossos, como a osteoporose.

8. Prevenção de Doenças Cardiovasculares

Os benefícios do potássio para a saúde são extremamente abrangentes, mas certamente o mais conhecido entre eles é o papel desse mineral na prevenção de doenças cardiovasculares.

Em virtude de sua função vasodilatadora, níveis adequados de potássio evitam ou aliviam a hipertensão arterial, de modo que reduzem significativamente o risco de doenças cardiovasculares e aliviam os sintomas de distúrbios já existentes.

9. Combate os Efeitos dos Estresse e da Ansiedade

Extremamente visíveis hoje em dia são, também, os benefícios do potássio sobre a ansiedade e o estresse.

Porque esses males modernos são relacionados a níveis excessivamente altos de cortisol e de adrenalina, dois hormônios que se tornam mais comportados quando há bons níveis de potássio no corpo.

10. Regulação do Metabolismo

O papel do potássio no metabolismo também é bastante influente.

O potássio regula os níveis de açúcar no sangue, evitando os picos tanto quanto a escassez. Nesse sentido, o potássio é um mineral especialmente importante para os diabéticos.

Nutrientes como gorduras e carboidratos também têm sua absorção e processamento melhor regulados na presença de bons níveis de potássio.

Comente, Compartilhe e Avalie!

Quantas estrelas merece esse artigo? Avalie!

Confira no link abaixo a tabela com os alimentos ricos em potássio assim como a quantidade diária.

Tabela de Alimentos Ricos em Potássio

Fontes:

 

 

Tenho Certeza Que Você Vai Gostar Também

Sem comentários

Deixe uma resposta