10 Dicas Para Envelhecer Com Saúde

dicas para envelhecer com saúde

Confira abaixo as dicas para envelhecer com saúde continue lendo. Sabe aquela história de que tudo o que consumimos reflete diretamente na nossa saúde?

Pois bem, isso é verdade. Manter hábitos alimentares equilibrados e evitar o consumo de produtos industrializados na juventude é um fator essencial para chegar à terceira idade com muito mais vigor, energia e livre de algumas doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto.

Mas não é apenas com a alimentação que é necessária cautela. Ter um estilo de vida saudável todos os dias é imprescindível para conseguir chegar aos 100 anos com saúde física e mental e de bem com o seu corpo.

E como nunca é tarde para realizar mudanças na vida, que tal começar a fazê-las agora?

A primeira medida a ser tomada é em relação aos exames de rotinas. Muitos deixam de realizá-los anualmente.

Porém, alguns exames devem fazer presença marcada durante toda a vida do homem e da mulher como o exame de glicemia, hemograma, triglicerídeos, colesterol total e exame de urina, já que ajudam a identificar se está tudo em ordem com o seu organismo.

Aliás, o famoso check-up anual é ainda mais importante quando o indivíduo passa dos 40 anos, pois nessa faixa etária são maiores os riscos de desenvolver doenças que apresentam poucos sintomas e que só são diagnosticadas quando estão em estágio muito avançado.

Dessa forma, o exame ajudará a detectar alterações nas células do corpo, diminuirá as chances de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC), incidência de tumores, entre outras doenças crônicas.

Dicas para envelhecer com saúde

Certamente, a receita para envelhecer com saúde está refletida nas escolhas feitas ao longo dos anos.

Por isso, quanto mais cedo os bons hábitos forem adquiridos, maiores são as chances de chegar à maturidade com saúde. Vamos a lista!

1- Pratique atividades físicas:

Com toda a certeza sabemos que não é só benefícios à silhueta que os exercícios trazem.

De fato segundo a Organização Mundial da Saúde, para dicas para envelhecer com saúde as atividades ajudam a prevenir doenças da terceira idade como osteoporose, problemas cardíacos e, por causa dos níveis de serotonina que se elevam durante a prática, uma substância que melhora o humor, ajudam a prevenir a depressão.

Uma caminhada de 30 minutos pelo menos todos os dias já está valendo confira os benefícios no link abaixo:

11 Benefícios de caminhar 30 minutos por dia

2- Exercite o seu cérebro:

Todo mundo sabe que uma boa leitura promove relaxamento e ajuda a estimular o raciocínio, mas, além desses benefícios, ler livros ajuda a manter o cérebro sempre ativo, prevenindo a perda de memória. Jogos de videogames ou de raciocínio também melhoram a memória.

3- Durma corretamente:

Dormir pouco todos os dias pode envelhecer o cérebro, pois acelera a velocidade do declínio cognitivo, além de afetar no raciocínio.

Aliás, a privação do sono pode ainda atrapalhar a concentração durante as tarefas e atrapalhar o bom funcionamento do metabolismo, agravando, dessa forma, em um aumento do peso corporal. O ideal é descansar oito horas por noite serve como uma das dicas para envelhecer com saúde.

4- Aumente a ingestão de água:

A água é o nutriente mais abundante no corpo, sendo que ela desempenha papeis fundamentais no nosso corpo. Algumas das funções são:

  • transportar nutrientes para as células,
  • regular a temperatura corporal,
  • atua nos processos fisiológicos de digestão,
  • absorção e secreção,
  • protege de infecções e ajuda a eliminar toxinas por meio da urina.

Por isso a indicação é que sejam consumidos, no mínimo, dois litros de água diariamente – o que representa oito copos de água diariamente.

5- Faça passeios regularmente durante o dia:

Permanecer ao ar livre pelo menos 15 min diários. A Vitamina D, advinda do sol, ajuda a fixação do cálcio, melhora o ânimo. O melhor período para se expor ao sol é até as 10 horas e após as 16 horas.

6- Evite o tabagismo e a ingestão demasiada de bebidas alcoólicas:

O álcool etílico diminui a quantidade de vitamina A no organismo, agravando no aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Já o cigarro reduz o fluxo sanguíneo afetando na oxigenação dos tecidos da pele.

Além disso, como o álcool e o tabagismo provocam danos nas células saudáveis do corpo, elevam as chances de doenças como diabetes, hipertensão e problemas neurológicos como o Mal de Parkinson. Sendo assim, é bom deixar esses vícios de lado.

7- Fisioterapia:

A propensão a adquirirem algumas patologias que ocorrem com o passar dos anos aumenta, tais como;

  • Osteoporose (enfraquecimento dos ossos), artroses (degeneração articular),
  • incontinência urinária,
  • diabetes,
  • hipertensão arterial; o que pode ocasionar problemas de coração e AVC (Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido como “derrame”).

Por isso, a fisioterapia atua tanto na prevenção quanto na recuperação destas patologias através de um programa especializado conforme a individualidade de cada caso, através da fisioterapia motora, respiratória e neurológica

8- Terapia Ocupacional:

Terapeutas que avaliam os componentes do sistema motor e cognitivo, para que se consiga identificar as dificuldades e traçar um plano de tratamento adequado. Estes cuidados visam aumentar e manter o sistema motor e a atividade cognitiva fortalecida.

9- Alimentação saudável

Sempre que possível deve-se dar preferência a alimentos orgânicos e corte processados industrialmente.

Caprichar no consumo de legumes, verduras, grãos integrais alimentos ricos em vitaminas e minerais.

Independente da idade, mas, especialmente entre as pessoas idosas, devemos evitar exageros principalmente nos doces, salgadinhos, massas em geral, produtos industrializados e refrigerantes.

Assim como é também importante não embarcar em “dietas da moda” sem consultar um médico nutrólogo ou nutricionista.

Principalmente para quem é portador de doenças como a diabetes e hipertensão arterial, a orientação nutricional é imprescindível.

10- Mais vitaminas e minerais, do alimentos e  menos remédios

Nunca é demais repetir, a alimentação saudável, incluindo tudo que já leu acima são fundamentais para que se mantenha uma boa saúde ao longo de todo o ciclo de vida.

Então é possível e muito desejável que o indivíduo tenha hábitos e condutas que lhe proporcionem uma melhor qualidade de vida na velhice e, consequentemente, diminuam a necessidade de recorrer a vários medicamentos quando se tornar idoso.

Portanto nunca é tarde independente da sua idade mude para melhor já!

Então vamos lá, veja os links abaixo com alimentos ricos em vitaminas e minerais da farmácia de Deus para incluir diariamente no seu cardápio combinado?

E comente sua experiência conosco do seu estilo do vida saudável para que todos possam se beneficiar de seu conselho.

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Alimentos e dicas para envelhecer com saúde

 

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