11 Benefícios de caminhar 30 minutos por dia

benefícios de caminhar 30 minutos por dia

Hoje você vai conhecer os 11 benefícios de caminhar 30 minutos por dia, muitas pessoas não conhecem o poder que a caminhada tem pois é um dos melhores exercícios que podemos praticar diariamente, uma prática que se incluirmos na nossa rotina pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Um estudo recente mostrou que 40% dos adultos não caminham quase nada, e essa estatística cresce a cada dia, já que o desenvolvimento da tecnologia se tornou o efeitos negativos por meios eletrônicos em crianças, adultos e adolescentes mais fácil e menos saudável (1).

Caminhar é uma das melhores maneiras de iniciar uma rotina de exercícios, ajuda a exercitar os músculos e queimar calorias. Mas os benefícios de caminhar 30 minutos por dia está muito além disso. Leia!

11 Benefícios de caminhar 30 minutos por dia

1. Protege contra derrames e infartos

Caminhar pelo menos trinta minutos por dia reduz em até 27% o risco de sofrer de doenças cardíacas e acidentes cerebrovasculares.

Essa é uma atividade excelente para ter controle a pressão alta, beneficia o sistema circulatório, diminuir o colesterol ruim (do tipo LDL) e auxiliar a aumentar o colesterol bom (do tipo HDL).

Por aumentar o ritmo cardíaco, a atividade favorece a saúde cardíaca de forma notável.

2. Previne contra a diabetes

A diabetes é um problema que cresce e surge por causa do excesso de glicose no sangue. 30 minutos de caminhada por dia pode ajudar a prevenir porque incentiva a maior produção de insulina no corpo, hormônio que é precisamente responsável pela absorção da glicose pelas células.

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3. Emagrece, tonifica pernas, glúteos e abdômen

Um dos benefícios de caminhar 30 minutos por dia, além da saúde ganhamos a parte estética sem gastar nada, quando realizada diariamente ajuda a emagrecer, a fortalecer as pernas, além de tonificá-las, ao mesmo tempo ajuda a tonificar os glúteos, levantando-os naturalmente, sem contar o exercício ainda ajuda a queimar a gordura abdominal favorecendo a tonificação do corpo em geral.

4. Contribui com a saúde do cérebro

Os benefícios da caminhada em relação ao antienvelhecimento também se estendem para o cérebro, como mostrou um estudo realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa, está nos benefícios de caminhar 30 minutos por dia a ajuda a aumentar os circuitos cerebrais e diminui os riscos de problemas de memória e atenção.

Outro estudo americano, dessa vez produzido pela Universidade de Pittsburgh, determinou que pessoas que caminham 10 km por semana, em média, têm 50% menos chances de terem seu volume cerebral reduzido, o que é formidável para prevenir problemas de demência como a Doença de Alzheimer.

5. Afasta a depressão

Quando caminhamos o nosso organismo permite uma taxa maior de endorfina, o hormônio que apresenta a sensação de alegria e relaxamento assim afastando a depressão.

A caminhada diária quando se torna a atividade um hábito, motivará mais endorfina fazendo a pessoa mais animada para realizar o exercício e experimentar outros tipos de treinos físicos.

6. Reduz o estresse

Como mencionado acima, caminhar aumenta os níveis de endorfina no cérebro e nos dá a capacidade de respirar melhor, também nos ajudam a livrar o corpo e a mente do estresse.

Tanto a caminhada como qualquer tipo de exercícios físicos faz com que caia o nosso nível de cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse.

7. Combate a osteoporose

Durante a caminhada o impulso dos pés com o chão, a compressão dos ossos da perna e o movimento do esqueleto fazem com que os ossos atendam mais estímulos elétricos que promovem a absorção de cálcio, deixando-o mais resistentes.

Até quando a pessoa já foi diagnosticada com osteoporose, caminhar pode auxiliar a conter o avanço da doença.

8. Melhoria da circulação

Um dos benefícios de caminhar 30 minutos por dia é reduzir a pressão arterial por um dia depois de finalizar o exercício, de acordo com um estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.

O resultado ocorre porque durante a caminhada, há o aumento do fluxo de sangue, o que expande os vasos sanguíneos e reduz a pressão, e contribui para que as artérias, veias e vasos capilares se dilatem e deixem o transporte de oxigênio pelo organismo mais eficiente.

9. Melhora o funcionamento do pulmão

É conveniente para o funcionamento do pulmão pois quando praticamos  com regularidade, as trocas gasosas ocorridas no órgão tornam-se mais enérgicas, fazendo com que mais impurezas sejam excluídas, deixando a região com menores quantias de catarro e poeira.

10. Proporciona autoestima e bem-estar

Uma pesquisa feita pela Universidade de Essex, no Reino Unido, conferiu dados de 1,2 mil pessoas de faixa etária, estado de saúde mental e de gênero diversos identificou que quem praticavam atividades ao ar livre, como caminhada, ciclismo, canoagem, pesca, equitação e agricultura por pelo menos 30 minutos por dia tinham registrado resultados positivos no que se refere ao seu humor e autoestima.

11. Melhora a qualidade do sono

Mais um dos benefícios de caminhar 30 minutos produz ao organismo um crescimento na produção de substâncias estimulantes como a adrenalina deixando as pessoas mais disposta durante o dia e a noite o corpo procura o descanso e adormece com maior facilidade, melhorando a qualidade do sono principalmente para quem tem problema de insônia.

Viu quantos benefícios de caminhar 30 minutos por dia? Para a sua saúde e boa forma? Tem o hábito de praticá-la frequentemente? Comente abaixo!  Compartilhe e Avalie!

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