12 Benefícios do Abacate Para Nossa Saúde

benefícios do abacate

Fique por dentro de todos benefícios do abacate para a nossa saúde e suas principais propriedades que contribuem para melhorar sua qualidade de vida e ainda ajudar a manter a boa forma.

O abacate é uma fruta de polpa com sabor suave e consistência cremosa, apreciada em todo o mundo. A fruta proporciona diversos benefícios para saúde se destaca pela presença de gorduras saudáveis.

Abacate propriedades

Um abacate pequeno, com 150g de polpa, fornece 240 calorias, 13g de carboidratos, 22g de gorduras, 3g de proteínas e 10g de fibras, o seu diferencial está na composição de suas gorduras. Quase 70% das gorduras encontradas no abacate são monoinsaturadas, a maioria de ácido oleico, e o restante é composto por gorduras poli-insaturadas (ômega-6 e ômega-3) e saturadas (ácido palmítico).

Abacate vitaminas

O abacate tem mais de 20 vitaminas e minerais, um alimento altamente nutritivo. Os nutrientes mais abundantes do abacate contidos em 100 gramas da polpa da fruta e suas porcentagens da recomendação diária são:

Vitamina B6: 13% da recomendação diária

Vitamina C: 17% da recomendação diária

Vitamina E: 10% da recomendação diária

Vitamina B5: 14% da recomendação diária

Vitamina K: 26% da recomendação diária

Folato: 20% da recomendação diária

Potássio: 14% da recomendação diária

O abacate além disso é fonte de menores quantidades de vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, manganês, magnésio, ferro, cobre, zinco e fósforo.

Links úteis:

Fontes de carotenoides

A fruta ajuda na absorção de licopeno e betacaroteno, visto que os carotenoides são solúveis na gordura que o abacate pode oferecer. Eles poderão auxiliar e conservar as células de seu corpo. Benefício que pode ser obtido a partir da inserção de no mínimo 150 gramas de abacate em tradicionais saladas.

Os principais antioxidantes carotenoides  (1)  contidos no abacate:

  • Zeaxantina
  • Alfacaroteno
  • Violaxantina
  • Betacaroteno
  • Betacriptoxantina
  • Luteína
  • Neoxantina

Benefícios do abacate para saúde

1. Contribui Para a Absorção de Nutrientes

Vários alimentos têm pigmentos de coloração alaranjada ou vermelha em sua composição, que são os chamados carotenoides. Exemplos são batata-doce, beterraba, espinafre, mamão, cenoura, manga e brócolis.

No organismo, os carotenoides atuam como antioxidantes e antecessores da vitamina A, que é fundamental para a saúde ocular. O abacate é rico em gorduras saudáveis e reforçando a absorção dos carotenoides em 2 a 6 vezes em comparação à refeição sem abacate.

2. Melhora a saúde cardiovascular

Inserir a a uma dieta balanceada tem mostrado ser eficaz na prevenção e combate a doenças cardiovasculares, aprimorando os níveis de colesterol ruim (LDL) e reduzindo o nível de estresse oxidativo na corrente sanguínea.

Uma das funções que contribuem para esses benefícios é a sua composição lipídica, como as gorduras monoinsaturadas, principalmente o ácido oleico, que representa 68% da gordura presente na fruta.

Outros componentes consideráveis são os fitoesteróis, (2) que incluem o beta-sitosterol, campesterol e estigmasterol. Os quais têm um papel anti-inflamatório importante, o que ainda beneficia a prevenção de complicações vasculares.

3. Reduz estresse

O abacate contém uma substância chamada glutationa, (3) hormônio característico do estresse. O excesso desse hormônio também impede o processo de redução de peso. A glutationa além disso é beneficia a desintoxicação de seu organismo e aprimora o funcionamento de seu fígado, melhorando eliminação de toxinas.

4. Controle do colesterol

Os benefícios do abacate proporciona o aumento do colesterol HDL, considerado o colesterol bom, e a diminuição do colesterol LDL, o colesterol ruim. Ele diminui a quantidade do hormônio beta-sitosterol e é adequado de inibir a absorção do colesterol dietético.

5. Ajuda na construção de massa muscular

Comparado às outras frutas, o abacate se sobressai por oferecer 2 gramas de proteínas em 100 gramas da poupa. Já sabemos que as proteínas são essenciais para o ganho de massa magra e hipertrofia.

6. Impede o envelhecimento precoce e trata a pele

O poder dos antioxidantes pode diminuir os efeitos prejudiciais causados pelos radicais livres à pele. A renovação constante das células proporciona mais vitalidade e saúde aos seus tecidos. Sua pele permanecerá mais tempo hidratada e cheia de nutrientes.

7. Auxilia para um sono tranquilo

Um dos benefícios do  abacate  que voce nem imagina é ser um bom aliado para conquistar as noites perfeitas de sono que precisava. As vitaminas de complexo B como a B3 são boas para equilibrar os hormônios responsáveis pelo equilíbrio de substâncias assim como as atividades cerebrais do sono. O ácido fólico ainda alimenta neurotransmissores responsáveis pela saúde do sono.

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Posted by Eu Preciso Emagrecer – Emagrecer com Saúde on Friday, May 12, 2017

8. Protege os olhos

o Abacate proporciona a absorção dos antioxidantes presentes em outros alimentos, rica fonte de antioxidantes, tais como a zeaxantina e a luteína, nutrientes muito importantes para a saúde dos nossos olhos conforme viu acima.

9. Poder anti-inflamatório

Adicionar o abacate nas suas refeições será muito eficiente nos resultados e reduzirá os impactos em sua saúde e no corpo, para quem vive com inchaços, desconfortos de reumatismos, gotas vermelhidões devido a artrose.

10. Anticâncer

Avocatina B, um tipo de gordura encontrada nos abacates, apontou combater a leucemia mieloide aguda (LMA), uma forma particularmente rara e mortal de câncer, capaz de agir bloqueando pelo menos 30 agentes cancerígenos distintos. (4)

11. Contribui para a perda de peso e inibe o apetite

os benefícios do abacate também está na perda de peso por ser um alimento rico em fibras e pobre em carboidratos, atributos que fazem dele um aliado para aqueles que querem emagrecer, ajudando a pessoa a comer menos e, consequentemente, a consumir menos calorias pelo seu poder de saciedade prolongado e ainda a reduzir picos de glicose e os níveis de colesterol sanguíneo.

O abacate (Persea americana) é muito apreciado pelo seu sabor agradável, e principalmente pelo seu alto valor nutritivo. Com sua textura macia e um sabor e suave, é utilizado em diversos pratos.

No Brasil, é muito usa na forma fresca, amassado ou batido com leite, acrescentam açúcar ou limão. Já no exterior, a maneira mais popular de uso é em receitas salgadas como a tradicional guacamole de origem mexicana que além de abacate leva alguns básicos ingredientes veja a receita fácil e muito saudável.

12. Fluxo intestinal regular

Um intestino com fluxo regular é sustentado com o consumo de muitos alimentos funcionais o abacate auxilia muito devido as fibras contidas no fruto.

Já conhecia esses benefícios do abacate para a nossa saúde? Se já gosta e consome parabéns, e se não dava importância tenho certeza que depois de ter lido esse artigo vai valorizar esse  super alimento”.

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