13 Benefícios do Repolho Roxo para a Saúde

Benefícios do repolho roxo para saúde

Benefícios do repolho roxo para a saúde. O repolho roxo, pertence ao grupo Brassica de plantas. Este grupo inclui vegetais ricos em nutrientes, como brócolis, couve de Bruxelas e couve.

Tem um gosto semelhante ao repolho verde. No entanto, a variedade roxa é mais rica em compostos vegetais benéficos que foram associados a benefícios para a saúde, como ossos mais fortes e um coração mais saudável.

Acredita-se também que o repolho roxo reduza a inflamação e proteja contra certos tipos de câncer faz parte dos alimentos crucíferos que são os anticâncer entre vários benefícios que vai conhecer abaixo.

Além disso, é um vegetal incrivelmente versátil que pode ser apreciado cru, cozido ou fermentado e adicionado a uma variedade de pratos.

repolho verde e o roxo são excelentes fontes de antioxidante, mas o repolho roxo contém cerca de 30% a mais do antioxidante que tem uma substância chamada antocianinas.

Aqui estão 13 benefícios do repolho roxo para a saúde, todos apoiados pela ciência. Confira!

Benefícios do repolho roxo para a saúde

1- Rico em nutrientes

Apesar de ser baixo em calorias , o repolho roxo contém uma quantidade impressionante de nutrientes.

Um copo (89 gramas) de repolho picado, cru e roxo contém os seguintes nutrientes ( 1 ):

  • Calorias: 28
  • Proteína: 1 grama
  • Carboidratos: 7 gramas
  • Fibra: 2 gramas
  • Vitamina C: 56% do valor diário (DV)
  • Vitamina K: 28% do DV
  • Vitamina B6: 11% do DV
  • Vitamina A: 6% do DV
  • Potássio: 5% do DV
  • Tiamina: 5% do DV
  • Riboflavina: 5% do DV

Repolho roxo também fornece pequenas quantidades de ferro, cálcio, magnésio , fósforo, cobre e zinco

As propriedades do repolho, em geral, devem-se ao seu amplo teor de nutrientes.

Em se tratando do repolho verde, 100 g de folhas cruas fornecem 25 calorias e cobrem as doses diárias recomendadas de:

  • Fibras em 10% e proteínas em 3%;
  • Vitamina K em 95%; vitamina C em 61%, ácido fólico em 11%, vitamina B6 em 6%, tiamina em 4%;
  • Vitaminas A, riboflavina e ácido pantotênico em 2%;
  • Vitamina E e niacina em 1%;
  • Manganês em 8%, potássio em 5%, cálcio em 4%;
  • Ferro, fósforo e magnésio em 3%;
  • Sódio, cobre e zinco em 1%.

No caso do repolho roxo cru, 100g apresentam 31 calorias e suprem:

Levando-se em conta os teores de polifenóis, um estudou constatou que 100 g de repolho verde possuem 45 mg dos mesmos, sendo 0,01 mg em antocianinas.

Já as mesmas quantidades de repolho roxo têm 196,5 mg de polifenóis, dos quais 28,3 são de antocianinas.

2- Fonte de antioxidantes poderosas

Repolho roxo é uma grande fonte de antioxidantes e outros compostos vegetais benéficos que ajudam a proteger contra danos celulares.

Seus antioxidantes incluem vitamina C, carotenóides e antioxidantes flavonóides , como antocianinas e kaempferol. De fato, muitas vezes contém quantidades maiores do que o repolho verde ( 2 ).

Por exemplo, pesquisas sugerem que os níveis de antioxidantes no repolho roxo são cerca de 4,5 vezes maiores do que aqueles encontrados em variedades de repolho verde ( 1 , 3 ,).

Além disso, o repolho roxo é um dos alimentos que oferece os mais altos níveis de antioxidantes por custo unitário (fonte confiável).

É também uma boa fonte de sulforafano , um composto rico em enxofre associado a poderosos benefícios de saúde do coração e propriedades de combate ao câncer (5 , 6 ).

3- Ajuda a combater a inflamação

Repolho roxo pode ajudar a combater a inflamação , que é pensado para contribuir para muitas doenças.

Um estudo de tubo de ensaio utilizando um modelo artificial do intestino humano descobriu que certas variedades de repolho roxo reduziam os marcadores de inflamação intestinal em 22-40% (7 ).

Estudos em animais relatam que o sulforafano, o composto de enxofre benéfico encontrado em muitos vegetais crucíferos, pode ser de agradecer por seus efeitos anti-inflamatórios ().

Curiosamente, a aplicação de folhas de repolho na pele também parece reduzir a inflamação.

Por exemplo, adultos com artrite que enrolaram os joelhos em folhas de repolho uma vez por dia relataram sentir significativamente menos dor ao final do período de estudo de quatro semanas.

No entanto, o repolho reduz a dor de forma menos eficaz do que um gel tópico para dor (9 ).

Além disso, as folhas de repolho parecem reduzir a dor na mama, o inchaço e a inflamação devido ao aumento da oferta de leite e do fluxo sanguíneo durante o período inicial do pós-parto (10 ).

Links úteis

12 Remédios Caseiros Para Dores Nas Articulações

13 Remédios Caseiro Para Dor No Joelho

10 Remédios Caseiros Para Aliviar Dor no Nervo Ciático

4- Benefícios do repolho roxo para a saúde do coração

Repolho roxo também pode beneficiar seu coração .

Isto pode ser devido ao seu conteúdo de antocianinas, que são antioxidantes flavonóides que dão ao repolho roxo sua cor característica (11 ).

Um grande estudo descobriu que mulheres que comem regularmente grandes quantidades de alimentos ricos em antocianinas podem se beneficiar de um risco 11-32% menor de ataques cardíacos, em comparação com aqueles que comem menos desses alimentos (12 13 ).

A maior ingestão de antocianinas também pode estar ligada à diminuição da pressão arterial e a um menor risco de doenças cardíacas (14 15 ).

Repolho roxo contém mais de 36 tipos de antocianinas, tornando-se uma excelente fonte deste composto saudável para o coração (16 ).

5- Benefícios do repolho roxo para a saúde dos ossos

O repolho roxo contém vários nutrientes benéficos aos ossos, incluindo as vitaminas C e K, bem como pequenas quantidades de cálcio, manganês e zinco (17 ).

Por exemplo, 1 xícara (89 gramas) de repolho roxo cru contém cerca de 56% do DV para vitamina C, que desempenha um papel na formação óssea e ajuda a proteger as células ósseas de danos ( 1 ,18 ).

O repolho roxo também é rico em vitamina K1, oferecendo pouco mais de um quarto do DV por xícara (89 gramas) ( 1 ).

A vitamina K1 é encontrada principalmente em alimentos vegetais, como folhas verdes e vegetais crucíferos. Isso a distingue da vitamina K2, encontrada em produtos de origem animal e alimentos fermentados.

Há evidências de que ambas as formas de vitamina K desempenham um papel na manutenção de ossos fortes e saudáveis, embora sejam necessárias mais pesquisas para identificar os efeitos específicos de cada uma delas ( 19 ).

6- Proteção contra certos tipos de câncer

Repolho roxo pode ajudar a proteger contra certos tipos de câncer, embora seja necessária mais pesquisa em humanos.

Especialistas acreditam que isso pode ser porque contém sulforafano e antocianinas – dois compostos pesquisados ​​por suas propriedades de combate ao câncer.

A pesquisa liga a alta ingestão de vegetais crucíferos , incluindo o repolho, a um risco 18% menor de câncer de cólon.

Dietas ricas em vegetais crucíferos também foram associadas a um menor risco de câncer de mama (20 21 ).

Além disso, há evidências que sugerem que o sulforafano encontrado no repolho roxo e outros vegetais crucíferos pode ajudar a matar as células cancerígenas ou impedi-las de crescer e se espalhar (22 ).

Estudos em células e animais sugerem que as antocianinas podem ter efeitos anticancerígenos semelhantes.

As antocianinas são encontradas em frutas e legumes vermelhos, roxos e azuis, incluindo repolho roxo (23 ).

O Que São Vegetais Crucíferos, Lista e Benefícios

Vegetais crucíferos e prevenção do câncer

7- Benefícios do repolho roxo para a saúde intestinal

Repolho roxo pode melhorar a função do seu intestino.

Há evidências de que o repolho pode diminuir a inflamação no intestino e reduzir a mucosite intestinal – uma condição na qual as lesões se desenvolvem no intestino, muitas vezes como um efeito colateral do tratamento do câncer (24 , 25 ).

O repolho também é uma boa fonte de fibras , que mantém seu intestino saudável e ajuda a digerir os alimentos mais facilmente.

Fibra insolúvel

Compõe cerca de 70% da fibra em repolho. Adiciona volume a fezes e ajuda a mover os alimentos através do intestino mais facilmente, reduzindo o risco de obstipação (26 27 ).

Fibras solúveis

Os 30% restantes são fibras solúveis, que fornecem alimento para as bactérias benéficas que vivem no seu intestino.

Por sua vez, essas bactérias amigáveis ​​produzem ácidos graxos de cadeia curta (AGCCs), como acetato, butirato e propionato, que alimentam as células do intestino (28 ).

Pesquisas mostram que os AGCCs também podem reduzir a inflamação e outros sintomas de distúrbios intestinais, como a doença de Crohn, a síndrome do intestino irritável (SII) e a colite ulcerativa (28 29 ).

Há também algumas evidências de que beber cerca de 1 quarto (946 ml) de suco de repolho por dia pode ajudar a curar úlceras intestinais em 7 a 10 dias.

No entanto, os estudos que mostram isso estão desatualizados, por isso estudos mais recentes são necessários para investigar esse efeito (30 31 ).

Tabela de Fibras Solúveis e Insolúveis

8- Benefícios do repolho roxo para a saúde da pele

Então a grande quantidade de agentes antioxidantes no repolho (como as antocianinas, vitamina C, vitamina A, manganês) ajuda a minimizar os sinais de envelhecimento.

Os radicais livres também estão associados ao surgimento de rugas e manchas senis.

9- Ajuda a estimular o metabolismo do corpo

O consumo ajuda a estimular o metabolismo do corpo. Ele contém vitamina B, que ajuda a garantir o funcionamento saudável do corpo e também fornece energia essencial.

10- Auxilia na perda de peso

Então como vimos acima tanto o repolho verde como o roxo são pouco calóricos e muito nutritivos, uma ótima opção de alimento a ser incluído em seu plano de reeducação alimentar.

Sendo rico em fibras, o repolho roxo ajuda a perder peso. Assegura o movimento saudável do intestino e promove uma digestão saudável.

Faz até você se sentir satisfeito por mais tempo e previne comidas não saudáveis.

11. O repolho previne o Alzheimer

O mal Alzheimer tem sido relacionado com o avanço da idade e o estresse oxidativo.

Assim como estudos indicam que a atividade antioxidante das antocianinas ajuda a evitar esta doença degenerativa.

A vitamina K também tem sido associada à prevenção Alzheimer, pois participa da síntese de esfingolipídios, lipídeos que são constituintes da bainha de mielina (envoltório que protege os neurônios).

Lista de Alimentos com Vitamina K

12. Alivia dor de cabeça ou enxaqueca

Então a dica é tente aliviar uma dor de cabeça ou enxaqueca, fazendo uma compressa de folhas de repolho.

Esmague algumas das folhas internas para fazer uma pasta, coloque a pasta em um pano e aplique na testa até secar. Assim como tente beber suco de repolho cru (1-2 oz) para trazer algum alívio.

13. Diminui o colesterol

O repolho também pode ser usado para ajudar a diminuir o colesterol.

Dessa maneira sua fibra e nutrientes se ligam com ácidos biliares no intestino e desmaiam nas fezes, ao invés de serem absorvidos pelo sangue.

Portanto assim como comê-lo cozido dá-lhe mais poder de baixar o colesterol.  

15 Alimentos Anti-inflamatórios e Antioxidantes

Confira a Lista de Receitas de Remédios Naturais

Então gostou de conhecer todos os Benefícios do repolho roxo para a saúde? Lembrando que ambos são ricos em nutrientes espero que tenha entendido a pequena diferença!

Então deixe seu Cometário, Compartilhe e Avalie!

Quantas estrelas merece esse artigo? Avalie!

 

Tenho Certeza Que Você Vai Gostar Também

Sem comentários

Deixe uma resposta