13 Benefícios do Tomate para nossa saúde

13 benefícios do tomate para nossa saúde

Conheça os surpreendentes benefícios do tomate e suas propriedades, Apesar de tecnicamente ser uma fruta, o tomate é geralmente classificado como um vegetal.

O tomates é a principal fonte dietética do antioxidante licopeno, que tem sido associado a muitos benefícios para a saúde, incluindo redução do risco de doenças cardíacas e câncer.

Só esses dois fatores benéficos já seria tudo, porem felizmente temos muito mais é o que você saber agora lendo.

Vitaminas e benefícios do tomate

Os tomates são uma boa fonte de várias vitaminas e minerais.

  • Vitamina C: Um nutriente essencial e antioxidante. Um tomate de tamanho médio pode fornecer cerca de 28% da dose diária recomendada.
  • Potássio: Um mineral essencial, benéfico para o controle da pressão arterial e prevenção de doenças cardiovasculares ( 3 ).
  • Vitamina K1: Também conhecida como filoquinona, a vitamina K é importante para a coagulação do sangue e a saúde dos ossos ( 4 , 5 ).
  • Folato (B9) : Uma das vitaminas do complexo B, importante para o crescimento normal do tecido e função celular ( 6 ). É particularmente importante para mulheres grávidas ( 7 ).

Aqui está uma lista dos principais compostos vegetais em tomates.

  • Licopeno: Um pigmento vermelho e antioxidante, que tem sido extensivamente estudado por seus efeitos benéficos à saúde ( 11 ).
  • Beta-caroteno: Um antioxidante amarelo, que é convertido em vitamina A no corpo.
  • Naringenina: encontrado na pele do tomate, este flavonóide tem demonstrado diminuir a inflamação e proteger contra várias doenças em camundongos ( 12 ).
  • Ácido clorogênico: Um poderoso composto antioxidante, que pode reduzir a pressão arterial em pacientes com pressão alta ( 13 , 14 ).

tomate vitaminas e minerais

Os tomates são um alimento vegetal intensamente nutritivo.

Os benefícios de consumir diferentes tipos de frutas e vegetais são impressionantes, e os tomates não são diferentes.

À medida que a proporção de alimentos vegetais na dieta aumenta, o risco de desenvolver doenças cardíacas , diabetes e câncer diminui.

Existem diferentes tipos e tamanhos de tomate, e eles podem ser preparados de maneiras diferentes. Estes incluem tomates cereja, tomates cozidos, tomates crus, sopas, sucos e purês.

Os benefícios de saúde podem variar entre os tipos. Por exemplo, tomate cereja tem maior teor de beta-caroteno que tomate regular.

A alta ingestão de frutas e vegetais também está ligada à saúde da pele e do cabelo, aumento de energia e menor peso. Aumentar o consumo de frutas e vegetais diminui significativamente o risco de obesidade e mortalidade geral.

tomate cereja benefícios

1- Benefícios do tomate contra o Câncer

Os tomates são uma excelente fonte de vitamina C e outros antioxidantes . Com estes componentes, o tomate pode ajudar a combater a formação de radicais livres. Os radicais livres são conhecidos por causar câncer.

Um estudo recente publicado na revista Molecular Cancer Research relacionou a ingestão de altos níveis de beta-caroteno à prevenção do desenvolvimento de tumores no câncer de próstata .

Os tomates também contêm licopeno. O licopeno é um polifenol, ou composto vegetal, que tem sido associado a um tipo de prevenção do câncer de próstata .

Os produtos de tomate fornecem 80% do licopeno alimentar consumido nos EUA

Um estudo da população japonesa demonstra que o consumo de beta-caroteno pode reduzir o risco de câncer de cólon . A ingestão de fibras de frutas e vegetais está associada a um risco reduzido de câncer colorretal .

Dietas ricas em beta-caroteno podem desempenhar um papel protetor contra o câncer de próstata.

Mais pesquisas baseadas em humanos são necessárias para explorar os possíveis papéis do licopeno e do betacaroteno na prevenção ou tratamento do câncer.

2- Benefícios do tomate em doenças neurológicas

Muitas doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, compartilham uma via de danos oxidativos que, se reduzidas, suprimem o risco de desenvolvimento ou a velocidade de progressão das doenças.

O licopeno exerce esses efeitos poderosos na preservação da função cerebral ideal, que, juntamente com a quantidade modesta de folato no tomate, pode degradar os níveis elevados de homocisteína (que têm um efeito pró-inflamatório).

3- Benefícios do tomate para pressão arterial

Manter uma baixa ingestão de sódio ajuda a manter a pressão sanguínea saudável. No entanto, aumentar a ingestão de potássio pode ser tão importante devido aos seus efeitos de alargamento nas artérias.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (NHANES) , menos de 2% dos adultos nos EUA atingem a ingestão diária recomendada de potássio de 4.700 miligramas (mg).

 

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