15 Alimentos Que Contêm Água Para Turbinar Seu Corpo

alimentos que contêm água

Alimentos que contêm água veja porque é importante

Como já sabemos é necessário ingerir água regularmente para que o nosso organismo funcione de maneira apropriada, Graças ao consumo de água nosso corpo consegue atingir diversas atividades metabólicas, conter-se a temperatura conduzir substâncias importantes para a célula.

Além de gerar a excreção de substâncias tóxicas, e consumir mais alimentos que contêm água? Pois é, podemos acrescentar mais água em nosso dia a dia ou em nossa dieta.

Perante tantas funções e da perda comum de água, especialmente pela urina, suor e fezes, é recomendado uma ingestão de pelo menos 2,5 litros de água diariamente.

Mas você sabia que a maioria dos nutricionistas e médicos garantem que cerca de 10% desse valor total de água podemos adquirir pela alimentação?

Veja a lista dos alimentos que contêm água que podem ser incluídos na sua dieta alimentar e te manter bastante hidratado!

15 Alimentos Que Contêm Água

Porcentagem de Água nas Frutas e Legumes

1- Iogurte:

alimentos que contêm água

Teor de água: 85%. Não só o iogurte é um dos principais alimentos que contêm água, além disso promove o crescimento de bactérias benéficas no estômago. Bactérias que são responsáveis pela diminuição do excesso de gás que se adiciona no organismo ao longo do tempo.

Portanto, o iogurte ajuda a manter a saúde da flora intestinal, gerando mais bem estar, opte pelos os naturais e desnatados para menos calorias.

2- Melão:

melão

Teor de água: 90,2%. Tem um valor nutricional enorme em comparação às poucas calorias. Uma porção de 170 gramas de melão inclui apenas 50 calorias, mas proporciona um total de 100% de sua ingestão diária indicada de vitaminas A e C.

É uma excelente opção de sobremesa e pode ser misturado com iogurte natural, ou preparado com suco de laranja entre diversas opções de preparo.

3- Morangos:

morangos

Teor de água: 91,0%. Todos as frutas são alimentos que contêm em água, para a hidratação do corpo, porém os morangos suculentos predominam quando comparados às outras frutas.

Para uma comparação, framboesas e mirtilos tem em torno de 85% de água, enquanto amoras possuem 88,2% de água. Entretanto, o morango ganha disparado, possuindo 91% de água em sua composição.

Podemos consumir puro, em shakes, sucos, com iogurtes desnatados, nas saladas de frutas, etc. Ainda é rico em carboidratos, proteínas, fibras sendo uma ótima opção pós-treino.

4- Melancia:

melancia

Teor de água: 91,5%. É muito óbvio que a melancia é um dos maiores alimentos que contêm água, e também está entre as mais ricas fontes de licopeno, um antioxidante que resiste o câncer e é achado frequentemente nas frutas e vegetais de cor vermelha. Conforme estudos, a melancia tem mais licopeno que o tomate.

Um ótimo hidratante por conta própria, um suco refrescante e gelado é uma bela forma de adicionar mais água à sua dieta de forma saborosa. Aproveite para ver receitas da casca e seus benefícios depois de ler o artigo abaixo nunca mais será lixo a casca da sua fruta, veja no link abaixo;

  • Casca de Melancia: Receitas Propriedades e Benefícios

5- Carambola:

carambola

Teor de água: 91,4%. Uma fruta tropical tem uma textura suculenta parecido ao abacaxi. Uma excelente opção para servir em saladas de frutas, enfeite comestível na borda de um coquetel.

Para dar um contraste agridoce pode ser picada em saladas verdes. Também é rica em antioxidantes, principalmente epicatequina, um composto saudável para o coração encontrado no vinho tinto, chocolate amargo e chá verde.

Por tanto quem tem problemas renais devem evitar a fruta por causa de seus altos níveis de ácido oxálico.

6- Pepino: 

pepinos

Teor de água: 96,7%. O pepino tem o máximo teor de água do que qualquer alimento sólido. É completo para saladas, fatiado em lanches ou adicionado a várias receitas.

Para acrescentar mais água à sua dieta, misturar os pepinos, hortelã, limão e cubos de gelo para hidratar e também desintoxicar o organismo é uma bela dica. Veja nos links abaixo mais propriedades do pepino e receitas de água detox.

Links Úteis:

7- Tomates:

tomate

Teor de água: 94,5%. Os tomates são um dos alimentos mais versáteis que têm na nossa culinária. Eles podem ser adicionados a saladas, molhos, carnes, sanduíches e em outros diversos pratos. Por tanto é rico em água, é um alimento super hidratante.

A cereja e a uva também são alimentos que contêm água e podem ser ótimas opções para os lanches saudáveis.

Para acrescentar a quantidade de água no prato, uma salada com tomates picados, uvas folhas de alface, além do sabor único ainda promove mais água no organismo.

8- Alface:

alface

Teor de água: 95,6%. Mais um dos maiores alimentos que contêm água é a alface. É tão versátil que as opções de inclusão vou deixar por sua conta.

A Alface também é uma excelente fonte de vitaminas e Minerais, como Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C  e Vitamina K. e os minerais como o Cálcio, Magnésio, Ferro, Potássio e Fósforo.

9- Couve-flor:

couve-flor

Teor de água: 92,1%. A couve-flor, além de rica em água, é rica também em vitaminas e fitonutrientes que auxiliam na diminuição do colesterol e no combate ao câncer, inserindo câncer de mama.

Pesquisas e estudos realizados em pacientes com câncer de mama revelou que comer vegetais crucíferos como couve-flor foi associado a um menor risco de morrer da doença ou ao menos diminuir os sintomas.

Faça uso da couve-flor em uma salada com azeite e limão.

10- Espinafre:

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Teor de água: 91,4%. As folhas de espinafre hidratam e também fornecem fibras à sua alimentação, aumentando sua saciedade.

O espinafre é rico em potássio, luteína, fibras, folato, que auxilia na melhora a saúde do cérebro.

Em apenas uma xícara de folhas há 15% de sua ingestão diária de antioxidantes formidáveis para combater as moléculas nocivas que conhecemos como radicais livres e tem boas quantidades de vitamina E.

11- Brócolis:

brócolis

Teor de água: 90,7%.  Os brócolis são ricos em fibras, potássio, vitamina A e vitamina C. Além do mais, o brócolis é o único vegetal crucífero (quando comparado ao repolho e couve, além da couve-flor) com uma quantidade expressiva de sulforafano, um forte composto que estimula enzimas protetoras do corpo e elimina células químicas cancerígenas.

12- Mini Cenouras:

mini cenouras

Teor de água: 90,4%. A cenoura contém água e fibras, mas a mini cenoura produzidas e comercializadas em supermercados é classificada com alimentos que contêm água maior do que a cenoura de tamanho normal.

As cenouras de tamanho grande contêm apenas 88,3% de água, enquanto que as pequenas têm 90,4%. De preferência as versões orgânicas e consuma sempre frescas, podem ser adicionadas a saladas e molhos ou servido em tiras com limão e gelo como aperitivos saudáveis.

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13- Aipo:

aipo

Teor de água: 95,4%. O aipo tem baixas calorias, apenas 6 calorias por unidade. Sem contar sua grande quantidade de fibras está entre os alimentos que contêm água ajuda a nos manter satisfeito e reduzir o apetite.

O aipo também tem  folato e vitaminas A, C, E e K. Graças ao seu alto teor de água, o aipo neutraliza o ácido do estômago e é frequentemente recomendado como um remédio natural para azia e refluxo.

14- Rabanetes:

rabanete

Teor de água: 95,3%. São refrescantes vegetais de raiz uma ótima opção na preparação das suas saladas agora então no verão é tudo de bom. Eles contribuem para uma explosão de sabor picante e levemente adocicada,

São ricos em antioxidantes como catequina (também encontrados no chá verde) por esse motivo que ajudam a combater os radicais livres e prevenir doenças.

Sua textura crocante também torna o rabanete um complemento muito atraente.

15- Toranja: 

toranja

Teor de água: 90,5%. Uma suculenta fruta cítrica que ajuda a diminuir o colesterol e reduzir também a gordura corporal. Em um estudo, pessoas que consumiram uma por dia reduziram o mau colesterol (LDL) em até 15,5% e os triglicérides em 27%.

Outras pesquisas mostraram que, comer metade de uma toranja com aproximadamente 40 calorias, antes de cada refeição, ajudou as pessoas a emagrecerem.

Os pesquisadores especializados dizem que os compostos da fruta auxiliam queimar e estabilizar o açúcar no sangue, e assim a reduzir os desejos por comida.

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