20 Alimentos que Melhoram o Humor e a Disposição

alimentos que melhoram o humor e a disposição

Veja os alimentos que melhoram o humor e a disposição, se está sempre com mau humor mas você não sabe porque, você pode estar com falta de antioxidantes que estimulam a sua serotonina!

Simplesmente coma esses alimentos regularmente e veja como o mau humor desaparece e sua disposição aumenta!

20 Alimentos que melhoram o humor e a disposição

1- Amêndoas

Amêndoas são conhecidas por conter serotoninas, Vitamina E, vitamina B2 também conhecida como Riboflavina e antioxidantes que melhoram o sistema imunológico.

Eles também reduzem os efeitos nocivos do estresse. Na próxima vez que você se sentir abaixado, ajude-se a algumas nozes crocantes.

2- Espinafre

Um dos alimentos que melhoram o humor e a disposição sem duvidas o espinafre é abastecido com ácido fólico, uma vitamina B que foi encontrada para aumentar seu humor.

É também um antioxidante que trabalha para proteger suas células cerebrais de radicais livres, o que pode levar a baixas energias e mudanças de humor.

3- Abacate

São ricos em gordura e potássio monoinsaturados, que ajudam a diminuir a pressão arterial e ajudam a manter os receptores no cérebro sensíveis à serotonina que aumenta o humor. Meia abacate por dia já é suficiente!

4- Abacaxi

Possui triptofano, o que funciona de forma ótima contra a depressão. Uma vez que nosso corpo não produz triptofano por conta própria, deve obtê-lo de fontes alimentares.

5- Laranja

Contêm inositol, que regula a serotonina e a insulina no organismo para obter menos desequilíbrios de açúcar no sangue e menos mudanças de humor.

6- Mirtilos

Mirtilos, morangos e framboesas contêm a antocianina antioxidante, que ajuda a reduzir o estresse e a depressão e combate o estresse oxidativo.

7- Chá verde

O chá verde está cheio de teamina, um antioxidante que atua como um agente calmante. Então, tome uma xícara ou duas sempre que você se sentir para baixo!

8- Coco e água

Contém triglicerídeos de cadeia média, que são gorduras especiais que promovem melhores estados de vida e saúde mental geral. Para obter apenas os benefícios para a saúde e não as partes ruins do coco.

9- Ovos

A gema é rica em colina, principal responsável pela formação e manutenção da memória. Melhora a cognição, a coordenação motora e a sensação de bem-estar.

10- Peixes e frutos do mar

São excelente alimentos que melhoram o humor e a disposição, possuem grandes fontes de minerais importantes para a atividade cerebral, como o selênio.

Também ajudam a combater o cansaço e a ansiedade. Os frutos do mar são ricos em zinco, mineral essencial para o bom humor.

11- Aveia

O cereal é rico em triptofano e aminoácido, estimulam a produção da serotonina.

12- Óleo de linhaça

Além de serem ótimas para emagrecer, as sementes de linhaça são também excelentes alimentos para aumentar a serotonina.

Contêm triptofano e altos níveis de ácidos graxos. Sabe-se que 60% do cérebro é feito de gorduras estruturais e os ácidos graxos formam uma grande parcela de células nervosas do cérebro.

13- Cacau/ Chocolate amargo

O cacau em pó e o chocolate amargo são dois alimentos que melhoram o humor e a disposição é bem conhecido por aumentar os níveis de serotonina no cérebro.

Porém os chocolates com no mínimo 70% de teor de cacau, que são considerados meio amargo e não tem açúcar em sua composição.

14- Banana

Além de ajudar no treino e ser rica em potássio, a fruta é fonte de carboidrato, que serve de base para a formação da serotonina.

15- Pimenta

Rica em capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina, substância associada ao prazer e bem-estar. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores.

16- Brócolis

É rico em ácido fólico, que é importante para a liberação da serotonina. Além de garantir o bom humor, ele renova as células e previne defeitos no sistema nervoso dos fetos, sendo portanto essencial para as gestantes.

17- Queijo

Fonte de cálcio, o alimento que garante diversas combinações também estimula a produção de serotonina, que promove sensação de bem-estar natural.

18- Sementes de abóbora e girassol

São ricas em triptofano, além de auxiliarem na manutenção do bom humor, também ajudam a melhorar a qualidade do sono. Podem ser consumidas entre as refeições, como lanche.

19- Mel

O alimento é um carboidrato fonte de triptofano, com ação calmante que induz a uma sensação de bem estar melhorando a função da serotonina no cérebro.

O mel tem uma função importante como regenerador da microflora intestinal, quando combinado aos lactobacilos presentes no intestino.

20- Canela

Rica em polifenóis e antioxidantes, esta especiaria melhora a atividade da insulina, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduz a compulsão por carboidratos e doces.

Assim, colabora para evitar o sobrepeso e o acúmulo de gorduras na região abdominal e mantém a produção de serotonina em equilíbrio.

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Os alimentos exercem influência na nossa saúde corporal e mental. Gostou das dicas?

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