7 Razões para seguir a dieta low carb restrita em carboidratos

dieta low carb restrita em carboidratos

Veja as razões para seguir a dieta low carb restrita em carboidratos, vários estudos e pesquisas comprovam sem sombra de dúvida que dietas restritas a carboidratos produz melhores resultados do que dietas com com baixo teor de gordura. Leia e veja também nas fontes.

7 Razões para seguir a dieta low carb restrita em carboidratos

1- Low Carb leva a restrição de calorias sem esforço

Em estudos em que as dietas com baixo teor de gordura e baixo teor de carboidratos são comparadas, as dietas restritas de carboidratos são muitas vezes permitidas para comer até a plenitude, enquanto os grupos restritos de gordura precisam contar calorias e porções de controle.

Apesar disso, as pessoas com baixo teor de carboidratos tendem a comer a mesma quantidade ou mesmo menos calorias do que os grupos com baixo teor de gordura devido aos efeitos de redução do apetite da dieta (1).

Portanto, dietas com baixo teor de carboidratos levam a perda de peso automática. Não há necessidade de controlar porções enquanto os carboidratos forem mantidos baixos (2).

2- Dieta low carb restrita em carboidratos leva a uma maior perda de peso

A restrição de Carb quase invariavelmente leva a uma maior perda de peso do que as dietas que são reduzidas em gordura. Às vezes, a diferença é pequena, enquanto outras vezes 2-3 vezes mais gordura é perdida (3).

Quando foi testado, observa-se que uma maior proporção da gordura perdida veio da área abdominal em pessoas com baixo teor em carboidratos.

Isso significa que a gordura visceral profunda, altamente associada com diabetes, doenças cardíacas e uma aparência pouco atraente, é especialmente vulnerável aos efeitos de queima de gordura de dietas com baixo carb (4).

3- Dieta low carb restrita em carboidratos reduz os triglicerídeos

Os níveis sanguíneos de triglicerídeos são um importante fator de risco para doença cardíaca e estão diretamente correlacionados com a quantidade de carboidratos refinados na dieta (5)

Por essa razão, parece intuitivo que as dietas com baixo teor de carboidratos levariam a uma redução nos triglicerídeos, enquanto as dietas com baixo teor de gordura deveriam aumentá-las.

Este é realmente o caso. As dietas baixas em carboidratos reduzem drasticamente os triglicerídeos, enquanto as dietas com baixo teor de gordura não as melhoram ou literalmente as pioram (6, 7).

4- Dietas com baixo teor de carboidratos aumentam o colesterol HDL

Os níveis de colesterol HDL (o “bom” colesterol) são um fator preventivo importante para a doença cardíaca. Simplificando, HDL transporta o colesterol para longe dos periféricos do corpo e para o fígado para reutilização ou excreção. Outro efeito importante das dietas com baixo teor de carboidratos é que eles aumentam os níveis de HDL, enquanto as dietas com baixo teor de gordura tendem a aumentar ou diminuí-las.

O índice de triglicerídeos: HDL é um marcador muito confiável para resistência à insulina, síndrome metabólica e risco de doença cardíaca (8, 9).

Portanto, se alguma coisa, as dietas com baixo teor de carboidratos devem ser muito melhores para seu coração e sua saúde geral do que a dieta com baixo teor de gordura que ainda rege as recomendações convencionais.

5- Padrão de colesterol LDL melhora

A concentração de LDL, o colesterol “ruim”, é o único fator de risco que não parece melhorar muito em dietas com baixo teor de carboidratos. Há muita variação individual aqui e, em alguns casos, o colesterol LDL aumenta mesmo em uma dieta baixa em carboidratos.

No entanto, a imagem é um pouco mais complicada do que algumas pessoas podem pensar. Há mais de uma forma de LDL. Principalmente, temos as moléculas pequenas e densas de LDL que são como pequenas balas de armas BB. Eles se oxidam facilmente e penetram nas paredes das artérias.

Na dieta low carb restrita em carboidratos esses padrões se afastam do padrão B (B = Mau) para Padrão A (A = Impressionante).

Assim, na realidade, mesmo que as dietas com baixo teor de carboidratos não conduzam a uma redução real no LDL total, elas parecem transformar as moléculas de LDL em formas benignas (10).

6- Dieta low carb restrita em carboidratos melhora o controle glicêmico.

O grupo que mais se beneficia com dietas com baixo teor de carboidratos são os diabéticos. Os diabéticos têm incapacidade de transferir glicose para células. Os carboidratos = glicose e o excesso de glicose na corrente sanguínea são tóxicos.

Menos carboidratos = menos glicose para os diabéticos. Isso leva a níveis mais baixos de açúcar no sangue e menos necessidade de insulina e medicação para baixar a glicose.

Em muitos casos, dietas com baixo teor de carboidratos parecem curar a doença grave conhecida como diabetes tipo II.

Alguns médicos que rotineiramente prescrevem essas dietas na prática geralmente podem diminuir a insulina em 50% no primeiro dia da dieta, então muitos pacientes podem reduzir ou mesmo parar de tomar medicamentos (efetivamente curados) em questão de semanas ou meses (11, 12, 13).

Dito isto, se você é diabético, você sempre deve consultar um profissional médico antes de fazer qualquer alteração na dieta.

7- As dietas de baixo carboidratos são mais fáceis de aderir

A dieta low carb restrita em carboidratos, restringem todos os grupos de alimentos, o que algumas pessoas pensam que é impossível. No entanto, são mais fáceis de manter do que dietas com baixo teor de gordura.

Isso significa que, fora das pessoas que são atribuídas à dieta restrita ao carboidrato, mais pessoas realmente tendem a chegar ao final do estudo (14).

Veja também:

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