Alimentos Rico em Zinco Porque é Necessário?

alimentos rico em zinco

Os Alimentos rico em zinco tem uma grande importância na nossa saúde, é necessário para fortalecer o sistema imunológico, fortalece o organismo combatendo diversas doenças causadas por fungos, bactérias e vírus.

Deficiência de zinco é uma deficiência nutricional comum porem perigosa, e também pouco diagnosticada. 2g de zinco já são suficientes para um adulto de 60kg. É recomendada uma dieta com 12mg para grávidas e lactantes e com 10mg diários para adultos,  Abaixo está relacionados alimentos ricos em zinco.

Alimentos rico em zinco

  • Gema de ovo;
  • Centeio e aveia integrais;
  • Castanha do pará;
  • Gengibre;
  • Noz-pecã;
  • Ervilhas;
  • Frutos do mar;
  • Abóbora e suas sementes;
  • Amendoim e amêndoas;
  • Nabo.

Alimentos que prejudicam sua absorção devem ser Evitados:

  •  Alimentos ricos em cálcio ou em cobre;
  •  Fitatos (trigo);
  •  Álcool;
  • Estresse excessivo;
  • Oxalatos (ruibarbo e espinafre);
  • Alta ingestão de açúcar e;
  • Baixa ingestão de proteína.

Uma dieta pobre em zinco, existem diversas causas envolvendo má absorção ou excreção excessiva, doenças que podem ser evitadas com o consumo de alimentos rico em zinco ou até mesmo um suplemento a base de zinco, as doenças as quais raramente são diagnosticadas está associado a:

  • Doença renal crônica;
  • Doença hepática crônica
  • Dermatite;
  • Gengivite;
  • Doenças coronárias;
  • Diabetes;
  • Psoríase;
  • Diarreia;
  • Acrodermatite enterepática;

Benefícios do Zinco

O zinco é um elemento essencial para o corpo na saúde: auxilia no sistema imunológico, no metabolismo, estimula a atividade de mais de 300 enzimas, é necessário para cicatrizar ferimentos, melhora a depressão, tem muita importância os alimentos rico em zinco também durante a gestação.

A deficiência de alimentos ricos e zinco no organismo causa perda de cabelo, impotência sexual, cansaço, amnésia entre varias doenças acima relacionadas.

É importante consumir alimentos rico em zinco, mas se isso não for possível, podemos fazer uso de medicamentos que contém zinco  consulte seu medico para saber a necessidade.

O zinco é um componente da insulina, trabalha como regulador da atividade da mesma estimulando a insulina a se ligar em receptores das membranas celulares, promovendo a entrada da glicose na célula.

Alimentos rico em zinco apresenta  importante ação no processo digestório, auxiliando na produção de ácido clorídrico, formando várias enzimas  na digestão.

Alimentos Fonte de Zinco

Grão-de-bico porção ½ xícara 0,5 mg a 1,3 mg da substância
Amendoim 1,06 mg de zinco a cada porção de 100 g
Contra Filé Grelhado 1 bife 100g =  4,8 mg
Leite Integral um copo, 200 ml = 0,8 mg
Lentilha Cozida 4 colheres de sopa, 100g = 1,1 mg
Sementes de abóbora uma porção de 100 g contém = 7,81 mg.
Gema de Ovo  porção de 100 g de gema de ovo = 5 mg de zinco
Amêndoas  porção de 100 g = 1,06 mg
Ostra  3 ostras, 100g = 4,38 mg
Aveia Em Flocos  2  1/2 colheres de sopa, 100g = 1,04 mg
Sementes Linhaça  porção de 100 g. = 5 mg

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