Ansiedade: Aprenda a reconhecer os sintomas e como tratar

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Em algum momento da vida todos experimentamos momentos de ansiedade em menor ou maior intensidade. Mais e quando este mal passa a atrapalhar a sua vida? O que fazer?

Estas e outras respostas você encontra aqui. Confira!

Ansiedade o que é?

Pode ser definida como um mal estar físico e psíquico onde você passa a se sentir aflito (a), agoniada (o).

Qual o limite entre ansiedade e o transtorno de ansiedade generalizada (TAG)?

Se sentir ansiosa (o) em momentos específicos como:

  • Com a proximidade do casamento;
  • Uma viagem que há tempos vem programando;
  • O nascimento de um filho;
  • Um novo emprego entre outras situações novas que fazem você sair da rotina é normal.

Agora quando as preocupações ultrapassam os limites fazendo com que você deixe de fazer algo por conta dos pensamentos ansiosos te causando sofrimento é sinal de que você pode estar sofrendo TAG.

Causas:

Aparentemente não existe uma causa específica para o desenvolvimento desta doença e sim alguns fatores que estão relacionados a ela como:

  • A produção insuficiente de alguns hormônios como a serotonina, dopamina e norepinefrina os hormônios do bem estar;
  • A genética, ou seja, a predisposição que o indivíduo tem de desenvolver o problema;
  • O estresse do dia-a-dia;
  • O aparecimento de doenças crônicas;
  • Dificuldades financeiras entre outros.

Os sintomas:

Os sintomas mais comuns são:

O tratamento:

O primeiro passo ao reconhecer os sintomas é buscar por auxílio médico com psicólogo e psiquiatra. O profissional irá avaliar a necessidade do uso de medicação e buscar alternativas que aliviem os sintomas a fim de devolver a sua qualidade de vida.

Além do tratamento médico existem estratégias que você pode fazer uso se sentir bem como:

  • A automassagem;
  • Meditação com atividades como a Yoga;
  • Trabalhar a respiração: Nada melhor do que respirar fundo e devagar em momentos de estresse para se sentir em total equilíbrio novamente;
  • Adequar a sua alimentação comendo alimentos variados, saudáveis em pequenas quantidades em horários regulares. Além de incluir em seu cardápio alimentos que promovam o relaxamento como alface, espinafre, frutas oleaginosas, frutas ricas em vitamina C, grão de bico, banana, abacate.
  • Fazer atividade física regularmente.

Links Úteis:

Como você pode ver existem muitas formas de você se sentir menos ansiosa (o) no seu dia-a-dia e voltar a aproveitar cada momento da sua vida.

Se ao ler este post você identificou que sofre com esta doença busque ajuda o quanto antes e encontre o equilíbrio do seu corpo e mente para ser feliz! Se gostou do que aprendeu registre o seu comentário e faça-nos saber o quanto estamos contribuindo para o seu bem-estar.

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Até o próximo post!

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