Benefícios do Iodo para saúde

Benefícios do iodo para saúde

Confira os principais benefícios do iodo e motivos para você inserir os alimentos ricos em iodo, na sua alimentação de verdade.

A tireoide é uma das principais glândulas do corpo responsável pelo equilíbrio de hormônios; e a interrupção da tireoide causada parcialmente por uma dieta baixa em alimentos ricos em iodo, pode criar reações tão negativas quanto a fadiga, ganho ou perda de peso, desequilíbrios hormonais, mudanças de humor e muito mais.

Benefícios do iodo para saúde

1. Apoia a saúde da tireoide

Um dos principais benefícios do iodo a tireoide precisa ter acesso à níveis equilibrados de iodo no organismo, para produzir hormônios-chave, incluindo a tiroxina.

Os hormônios tireoidianos regulam muitas reações bioquímicas importantes todos os dias – alguns dos mais significativos incluem a síntese de aminoácidos de proteínas, atividade enzimática digestiva e desenvolvimento adequado do sistema esquelético e do sistema nervoso central.

A função tireoidiana saudável e normal, é regulada principalmente por hormônios estimulantes da tireoide (TSH), também conhecidos como tirotropina.

Este hormônio é secretado pela glândula pituitária, e trabalha para controlar a produção e secreção de hormônio da tireoide em todo o corpo – é o que permite que nossos corpos nos protejam do hipotireoidismo e do hipertireoidismo (produção excessiva ou muito pequena de hormônios tireoidianos).

A secreção de TSH aumenta a absorção de iodo na tireoide e estimula a síntese e liberação de hormônios T3 e T4, portanto, na ausência de iodo, os níveis de TSH permanecem perigosamente elevados. (1)

Quando os distúrbios da tireoide ocorrem, os sintomas podem variar de um metabolismo lento, complicações cardíacas, mudanças no apetite e temperatura corporal, alterações na sede e transpiração, flutuações de peso e mudanças de humor.

2. Ajuda a prevenir câncer

Benefícios do iodo nessa função é melhorar a imunidade e ajudar a induzir apoptose – a autodestruição de células cancerosas perigosas.

Enquanto o iodo pode ajudar a destruir células cancerosas em mutação, não destrói células saudáveis ​​no processo. Por exemplo, a evidência mostra a capacidade das algas ricas em iodo para inibir o desenvolvimento do tumor mamário.

Isso é suportado pela taxa relativamente baixa de câncer de mama em partes do mundo, como o Japão, onde as mulheres consomem uma dieta rica em algas ricas em iodo. (3)

3. Crescimento saudável

Pesquisas mostram que uma deficiência de iodo durante a gravidez, e a infância podem perturbar o crescimento saudável e o desenvolvimento do cérebro.

Os bebês com deficiência desse nutriente são mais suscetíveis à mortalidade e a um maior risco de problemas neurodegenerativos, como uma forma de deficiência mental conhecida como cretinismo, baixa taxa de crescimento, problemas de função motora e dificuldades de aprendizagem. (2).

Embora os médicos geralmente testam as mulheres durante a gravidez por deficiência de iodo, é difícil obter uma leitura precisa dos níveis de iodo.

Assim, muitos especialistas em saúde agora incentivam as mulheres a aumentar a ingestão de alimentos ricos em iodo, considerando as deficiências comuns.

4. Função Cerebral Saudável

Benefícios do iodo para essa função é que desempenha um papel importante no desenvolvimento saudável do cérebro, e nas habilidades cognitivas contínuas, pelo que a deficiência de iodo é considerada uma das causas evitáveis ​​mais comuns de transtornos mentais no mundo. (4)

5. Preserva a saúde da pele

Um sinal comum de deficiência de iodo é a pele seca, áspera e irritada que se torna escamosa e inflamada. O iodo também ajuda a regular a transpiração, para que as pessoas possam experimentar mudanças em quanto suor se seus níveis de iodo se tornam desequilibrados.

6. Ajuda a controlar a transpiração e a temperatura corporal

Um dos benefícios do iodo que é a transpiração é um importante método de desintoxicação que o corpo usa para descartar toxinas e até excesso de calorias.

A deficiência de iodo pode perturbar a maneira natural de liberar resíduos do corpo através dos nossos poros e controlar a temperatura corporal.

Semelhante à capacidade de produzir suor suficiente, a falta de iodo também pode causar boca seca devido a uma produção anormalmente baixa de saliva. Isso torna difícil desfrutar de comer e pode prejudicar a digestão até certo ponto.

Após conferir a importância e benefícios do iodo, insira mais alimentos ricos em iodo na sua alimentação de verdade, especialmente o tipo que naturalmente contém esse mineral.

Fonte e texto: https://drjulianopimentel.com.br/alimentacao/iodo-importancia-para-saude/

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