Carne de Porco faz Bem ou Mal a Saúde? Confira!

Carne de Porco faz Bem ou Mal a Saúde

A carne de porco possui um alto teor proteico e rica em muitas vitaminas e minerais,  além disso, é rica em gorduras boas (insaturadas), que fazem bem ao coração, e contém menos colesterol que a carne de vaca, sendo uma boa opção numa dieta equilibrada.

Chegou até para conhecer o que realmente é verdadeiro no consumo desse tipo de carne? Está no artigo certo terá todas as informações com fontes científicas.

Proteína de porco

Como toda a carne, a carne de porco é composta principalmente de proteína .

O teor de proteína da carne de porco magra e cozida é de cerca de 26% em peso fresco.

Por peso seco, o teor de proteína pode ser tão alto quanto 89%, tornando-se uma das fontes dietéticas mais ricas de proteína ( 1 ).

Ela contém todos os aminoácidos essenciais necessários para o crescimento e manutenção de nossos corpos. Na verdade, a carne é uma das fontes dietéticas mais completas de proteína.

Por esta razão, comer carne de porco ou outras carnes pode ser particularmente benéfico para os fisiculturistas, a recuperação de atletas, pacientes pós-cirúrgicos ou outras pessoas que precisam construir ou reparar seus músculos.

Gordura de porco

O porco contém quantidades variáveis ​​de gordura.

A proporção de gordura na carne de porco geralmente varia de 10-16% ( 2 ), mas pode ser muito maior, dependendo do nível de aparar e vários outros fatores.

Gordura de porco clarificada, chamada banha de porco que é saudável. Veja a receita no link ( Como fazer Banha de Porco Saudável)

É baixo em ácido linoleico conjugado (CLA) e é ligeiramente mais rico em gorduras insaturadas.

Vitaminas e minerais

A carne de porco é uma fonte rica de muitas vitaminas e minerais diferentes.

Estas são as principais vitaminas e minerais encontrados:

Tiamina: Ao contrário de outros tipos de carne vermelha, como Carne e carne de porco, a carne de porco é particularmente rica em tiamina. A tiamina é uma das vitaminas B e desempenha um papel essencial nas várias funções corporais ( 4 ).

Selênio: Porco geralmente é uma fonte rica de selênio. As melhores fontes deste mineral essencial são alimentos derivados de animais, como carne, frutos do mar, ovos e produtos lácteos ( 5 ). Veja 20 alimentos ricos em Selenio

Zinco: um mineral importante, abundante em porco. É essencial para um cérebro e sistema imunológico saudáveis. Mais informações. Alimentos Rico em Zinco Porque é Necessário?

Vitamina B12: Apenas encontrada em alimentos de origem animal, a vitamina B12 é importante para a formação de sangue e função cerebral. A deficiência de vitamina B12 pode causar anemia e danos aos neurônios. Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis: Conheça a importância

Vitamina B6: um grupo de várias vitaminas relacionadas, importantes para a formação de glóbulos vermelhos.

Niacina: uma das vitaminas B, também chamada de vitamina B3. Ele serve uma variedade de funções no corpo e é importante para o crescimento e metabolismo.

Fósforo: Abundante e comum na maioria dos alimentos, o fósforo geralmente é um grande componente das dietas das pessoas. É essencial para o crescimento e manutenção do corpo.

Ferro: A carne de porco contém menos ferro do que carneiro ou carne de bovino. No entanto, a absorção de ferro de carne (heme-iron) do trato digestivo é muito eficiente e pode ser considerada uma excelente fonte de ferro.

A carne de porco pode conter quantidades úteis de muitas outras vitaminas e minerais.

Os produtos de carne de porco processados, como presunto e bacon, podem conter quantidades muito elevadas de sal (sódio).

Outros compostos de carne

Do mesmo modo que as plantas, os alimentos para animais contêm uma série de substâncias bioativas, além de vitaminas e minerais, que podem afetar a saúde.

Creatina: Abundante em carne, A creatina funciona como uma fonte de energia para os músculos. É um suplemento popular entre culturistas e pesquisa indica que pode melhorar o crescimento muscular e a manutenção ( 6 , 7 ).

Taurina: encontrada em peixe e carne, A taurina é um aminoácido antioxidante formado por nossos próprios corpos. A ingestão dietética de taurina pode ser importante para a função cardíaca e muscular ( 8 , 9 , 10 ).

Glutationa: uma antioxidante , presente em quantidades elevadas em carne, mas também produzido no corpo humano. Embora seja um antioxidante essencial no corpo, o papel da glutationa como zoonutriente não é claro ( 11 , 12 ).

Colesterol: um esterol encontrado em carne e outros alimentos derivados de animais, como produtos lácteos e ovos. O colesterol na dieta não afeta os níveis de colesterol no corpo, pelo menos não na maioria das pessoas ( 13 ).

Bottom Line: Porco contém uma série de compostos de carne bioativos, como a creatina, taurina e glutationa.

Benefícios para a saúde da carne de porco

A carne de porco é carregada com várias vitaminas e minerais saudáveis, bem como proteínas de alta qualidade. Porco adequadamente cozido pode fazer uma parte excelente de uma dieta saudável.

Manutenção da massa muscular

Junto com muitos outros alimentos à base de animais, a carne de porco é uma das melhores fontes dietéticas de proteínas de alta qualidade.

Com a idade, manter a massa muscular é uma importante consideração de saúde. Sem exercícios e dieta adequada, a massa muscular naturalmente degenera com a idade, uma mudança adversa associada a muitos problemas de saúde relacionados à idade.

Nos casos mais graves, o desperdício muscular pode levar a uma condição chamada sarcopenia, caracterizada por níveis muito baixos de massa muscular e diminuição da qualidade de vida. A sarcopenia é mais comum entre idosos.

A proteína de alta qualidade, que contém todos os aminoácidos essenciais, é muito importante para a manutenção da massa muscular, especialmente quando associada ao treinamento de força.

A ingestão inadequada de proteínas de alta qualidade pode acelerar a degeneração muscular relacionada à idade, aumentando o risco de sarcopenia ( 14 ).

Comer carne de porco, ou outros alimentos ricos em proteínas, é uma excelente maneira de garantir uma ingestão dietética suficiente de proteínas de alta qualidade que podem ajudar a preservar a massa muscular.

Bottom Line: O porco é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, por isso deve ser eficaz para o crescimento e manutenção da massa muscular.

Melhor desempenho do exercício

O consumo de carne não só é benéfico para a manutenção da massa muscular, mas também melhora a função muscular e o desempenho físico.

Além de ser rico em proteína de alta qualidade, os músculos dos animais (carne) contêm uma variedade de nutrientes saudáveis ​​que são benéficos para os nossos próprios músculos. Estes incluem taurina, creatina e beta-alanina.

Beta-alanina é um aminoácido, que é usado para produzir carnosina no organismo. A carnosina é uma substância que é importante para a função muscular ( 15 , 16 ).

Níveis elevados de carnosina nos músculos humanos foram, de fato, associados à redução da fadiga e ao melhor desempenho físico ( 17 , 18 , 19 , 20 ).

Seguir as dietas vegetarianas ou veganas, que são baixas em beta-alanina, podem reduzir a quantidade de carnosina nos músculos ao longo do tempo ( 21 ).

Em contraste, a alta ingestão dietética de beta-alanina (a partir de suplementos) pode resultar em aumentos significativos nos níveis de carnosina dos músculos ( 17 , 22 , 23 ).

Como resultado, comer carne de porco, ou outras fontes ricas de beta-alanina, podem ser benéficas para aqueles que desejam maximizar seu desempenho físico.

Carne de porco e doença cardíaca

A doença cardíaca, também chamada de doença cardiovascular, é a principal causa da morte prematura em todo o mundo.

Inclui condições adversas, como ataques cardíacos, derrames e pressão alta.

Existem resultados inconsistentes de estudos observacionais sobre carnes vermelhas e doenças cardíacas.

Alguns estudos mostraram um risco aumentado para a carne vermelha processada e não processada ( 24 ), enquanto outros apresentaram um risco aumentado apenas para carne processada ( 25 , 26 ).

No entanto, não há evidências claras de que a carne, em si, realmente cause doenças cardíacas. Estudos observacionais só podem revelar possíveis associações, mas não podem fornecer evidências de uma relação direta de causa e efeito.

É claro que a alta ingestão de carne está ligada a fatores de estilo de vida não saudáveis, como baixo consumo de frutas e vegetais, menor atividade física, tabagismo e excesso de comida ( 28 , 29 , 30 ), e a maioria dos estudos de observação tenta corrigir esses fatores.

Outra explicação popular envolve o teor de colesterol e gorduras saturadas da carne.

No entanto, o colesterol na dieta tem pouco ou nenhum efeito nos níveis de colesterol no sangue e não é considerado um problema de saúde ( 13 ).

A ligação entre gorduras saturadas e doença cardíaca também não está clara e muitos estudos de alta qualidade não encontraram associação significativa ( 31 , 32 , 33 ).

Carne de porco e câncer

O câncer é uma doença grave, caracterizada pelo crescimento descontrolado de células no corpo. Muitos estudos observacionais encontraram uma ligação entre o consumo de carne vermelha e o risco de câncer de cólon ( 34 , 35 , 36 ).

Outros estudos não encontraram efeitos significativos ( 37 , 38 ).

É difícil provar que a carne de porco realmente causa câncer em seres humanos.

Isso ocorre porque os estudos observacionais só podem detectar associações, mas não podem fornecer evidências de uma relação direta de causa e efeito.

No entanto, a carne cozida pode conter uma série de substâncias cancerígenas, mais notavelmente as aminas heterocíclicas ( 39 ).

Eles são formados quando a proteína animal, como a carne de porco, é exposta a temperaturas muito elevadas durante grelhar, assar, assar ou fritar ( 40 , 41 ).

Estudos demonstraram que alimentos ricos em aminas heterocíclicas podem aumentar o risco de vários tipos de câncer, como câncer de cólon, mama e próstata ( 42 , 43 , 44 , 45 , 46 ).

O papel do consumo de carne no desenvolvimento do câncer não está claro. Embora não haja evidências sólidas para a carcinogenicidade da carne, há muitas dicas.

No contexto de uma dieta saudável, a ingestão moderada de carne suína ligeiramente cozida provavelmente não aumenta o risco de câncer, mas para uma saúde ótima, parece sensato limitar o consumo de porco cozido demais.

Efeitos adversos e preocupações individuais

Comer carne de porco crua ou pouco cozida deve ser evitada, especialmente nos países em desenvolvimento.

Isso ocorre porque a carne de porco crua pode conter vários tipos de parasitas que podem infectar humanos ( 47 ).

Tapeworm de carne de porco

A ténia do porco ( Taenia solium ) é um parasita intestinal. Às vezes, atinge um comprimento de 2-3 metros (6.5-10 pés).

A infecção é muito rara em países desenvolvidos. É uma preocupação maior em África, Ásia e América Central e do Sul ( 47 , 48 , 49 ).

As pessoas ficam infectadas comendo porco cru ou pouco cozido.

Na maioria das vezes, é completamente inofensivo e não causa nenhum sintoma.

No entanto, pode ocasionar ocasionalmente uma doença conhecida como cisticercose, estimada em aproximadamente 50 milhões de pessoas por ano ( 47 ).

Um dos sintomas mais graves da cisticercose é a epilepsia. Na verdade, a cisticercose é considerada uma das principais causas de epilepsia adquirida ( 50 ).

Redworms Parasitic

Trichinella é uma família de lombriz parasita que causa uma doença conhecida como triquinose ou tricinelose.

Embora a tricinelose seja incomum nos países desenvolvidos, comer carne crua ou pouco cozida (rara) pode aumentar o risco, especialmente quando a carne é de porcos livres, selvagens ou traseiros ( 47 ).

Na maioria das vezes, a tricinelose possui sintomas muito leves, como diarreia, dor estomacal, náuseas e azia, ou nenhum dos sintomas.

No entanto, a tricinelose pode se tornar uma condição grave, especialmente em idosos.

Em alguns casos, pode levar à fraqueza, dor muscular, febre e inchaço ao redor dos olhos. No pior dos casos, pode ser fatal ( 51 ).

Toxoplasmose

Toxoplasma gondii é o nome científico de um protozoário parasita, um “animal” de uma única célula, que só é visível no microscópio.

Encontra-se em todo o mundo, estimado estar presente em aproximadamente um terço de todos os seres humanos ( 47 ).

Nos países desenvolvidos, como os Estados Unidos, a causa mais comum de infecção é o consumo de carne de porco crua ou pouco cozida ( 52 , 53 , 54 ).

Geralmente, a infecção com Toxoplasma gondii não causa nenhum sintoma, mas em pessoas com sistemas imunológicos fracos pode levar a uma condição conhecida como toxoplasmose.

Os sintomas da toxoplasmose são geralmente leves. No entanto, pode ser prejudicial para crianças não nascidas e com risco de vida em pacientes com sistemas imunológicos fracos ( 47 , 55 ).

Mesmo que os parasitas de porco são incomuns em países desenvolvidos, a carne de porco sempre deve ser consumida quando bem cozida até o final.

Todas as fontes estão numeradas em cada tópico do artigo conforme pesquisa.

https://www.healthline.com/nutrition/foods/pork

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