Colesterol Mitos e Verdades Tire suas Dúvidas

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Ter uma dieta equilibrada é uma das chaves para manter os níveis de colesterol na extremidade inferior. É um fato que muito tempo já se provou que os hábitos alimentares de uma pessoa é uma base profunda para manter a saúde do corpo.

Outro fato muito tempo provado é que os níveis altos, é que causa o risco de desenvolvimento de coronária doenças é diretamente proporcional ao outro. Uma pessoa é mais propensa a sofrer de coração doença em qualquer fase da sua vida, se seus níveis de colesterol no sangue estão no lado superior da ameaça. Isso é potencialmente muito perigoso.

Tomar medicamentos podem reduzir o nível, mas a opção mais saudável seria definitivamente optar por uma dieta mais  livre. O consumo de produtos como Soja e derivados ricos em vitamina E, Peixes ricos em ômega 3 (salmão, atum, bacalhau, etc)  vegetais de folhas verdes e outros produtos especiais de baixa calorias pode provar ser uma opção eficaz.

Leia o artigo e se informe dos mitos e verdades:

1- Uma alimentação rica em fibras auxilia no controle do colesterol?

Verdade: As fibras se une e impede sua absorção, dessa forma ajuda no controle das taxas. “Até certo ponto os níveis podem ser administrados com o consumo de fibras, a recomendação para consumo é de 400 g de fibra por dia.”

As fibras são encontras nas frutas, cereais e vegetais. A aveia se destaca entre os alimentos fontes de fibras, pois apresenta um tipo de fibra solúvel nomeada betaglucana, que ajuda na redução beneficiando a saúde cardiovascular.

2- É geralmente as pessoas idosas que têm níveis elevados de colesterol?

Este é definitivamente um mito! Porque se pode estar em sua juventude e ainda ter níveis elevados isto é altamente recomendável que se tenha o seu índice regularmente.

Se doenças cardíacas executados em sua história familiar ou ter uma dieta pouco saudável ou viver uma vida muito lento é melhor você estar alerta. Os níveis  devem ser testados em intervalos regulares para se manter fora de complicações.

3- A ingestão de anti-oxidantes como a vitamina C e vitamina E garante que alguém não tem quaisquer problemas de colesterol?

Mito: A ingestão de anti-oxidantes pode ser ajudar a reduzir o risco, mas não asseguram prevenção como tal. Uma integração de fatores afeta o nível de colesterol. Uma saudável e equilibrada dieta com uma meta de exercício regular ajuda a reduzi-lo.

4- Nunca se deve tentar diminuir o seu nível de colesterol?

Fato: Naturalmente, o fígado humano produz a quantidade de nível necessário para executar a necessária funções. Um estilo de vida não-sedentário, com dieta saudável vai certamente permitir que se reduza os níveis.

5- As pessoas com excesso de peso são mais propensas a níveis elevados de colesterol?

Fato: Este pode ser um fator contributivo, mas não necessariamente uma definitiva. Como mencionado anteriormente, se um tem níveis elevados, os sintomas podem não ser evidentes. A fórmula para um florescimento longa vida com boa saúde é dieta saudável e exercício físico regular.

6- Ter o colesterol bom (HDL) em excesso causa diferença no organismo?

Mito:  A partir do mínimo recomendado, em 40 mg/DL (miligramas por decilitro), o HDL será bom para a pessoa níveis acima de 100 mg/DL.  Já o “ruim” (LDL), quanto mais baixo seu índice, melhor.

Se trata de substância produzida pelo corpo, não é possível reduzi-lo até zero  recomenda-se um valor abaixo dos 100 mg/DL. Valores acima, especialmente, dos 160 mg/DL.

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7- Os fitoesteróis na redução do colesterol

Verdade: Os fitoesteróis têm substâncias antioxidantes, e estudos têm mostrado a importância desse nutriente para quem quer controlar as taxas no organismo.

“O colesterol e os fitoesteróis são semelhantes sua estrutura química”, afirmado por nutricionistas . No intestino ambos competem em uma absorção e, por consequência, menos será absorvido.

8- O colesterol alto aumenta o risco de infarte?

Verdade: O colesterol alto acelera a deposição de gordura na parede das artérias tanto do coração como de outros órgãos rins, cérebro, e pernas, contribuindo para o infarto e o surgimento de outras doenças cardiovasculares,  porem, não é o único vilão: a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o estresse também aumentam o risco de doenças cardíacas.

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9- O ovo é o grande vilão do colesterol alto?

Mito: De acordo com os nutrólogos, estudos apontam que o ovo, apesar de tempo acusado de ser o grande vilão, pode sim ser consumido moderadamente. Ele é rico em ácido láurico, formidável para a memória e o bom funcionamento dos músculos.

A Recomendação é que ele não seja frito em óleo quente. Quem não apresenta níveis altos de mau colesterol (LDL) no sangue podem consumir até dois ovos inteiros por dia. Já as pessoas com taxas alteradas precisa seguir a recomendação médica para melhor manter equilibradas.

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10- Existem sintomas que são percebidos quando o nível de colesterol ruim aumenta no organismo?

Mito: É uma doença silenciosa, não demonstra qualquer sintoma. A única maneira saber e de medir o nível é realizando uma dosagem no sangue, que pode ser feita em muitas clínicas, farmácias ou hospitais.

Fonte Dr. Lair Ribeiro

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