CrossFit: Saiba Tudo Sobre

CrossFit

O método do CrossFit foi desenvolvido pelo americano Greg Glassman e a primeira academia que ofertou essa modalidade de atividade foi inaugurada por ele em 1995, nos Estados Unidos.

Após se tornar conhecido, esse método passou a ser utilizado para deixar policiais e militares norte-americanos em forma. No Brasil, essa modalidade chegou o início dessa década e já tem mais de 650 academias oficialmente registrada para oferecer o serviço.

O numero de pessoas obesas no Brasil continua em ritmo de crescimento: já são mais de 18% do total da população do país.

Outro índice que preocupa é a quantidade de pessoas que estão acima do peso: 52,5% dos brasileiros. Esse número elevado de pessoas acima do peso pode ser o resultado de inúmeros fatores, tais quais: má alimentação, ansiedade, sedentarismo etc.

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Com isso, o risco de doenças oriundas do acumulo de gordura corporal nunca esteve tão presente. Para virar esse jogo, além de começarmos a nos alimentar melhor, devemos iniciar a prática regular de atividade física.

Dentre as mais variadas opções de exercício, temos uma que chegou a pouco tempo no Brasil, mas que já virou uma febre: Isso porque é uma ótima alternativa de perder peso e melhorar a forma física ao mesmo tempo.

Continue lendo e saiba tudo sobre no final do artigo tem um vídeo para maiores esclarecimentos.

O que é CrossFit?

A melhor maneira de definir o CrossFit é dizer que é um programa de treinamento para aprimorar a força e o condicionamento físico do que praticam a modalidade.

O CrossFit busca desenvolver as capacidades físicas do corpo humano (força, flexibilidade, resistência cardiovascular, resistência muscular, precisão, agilidade, equilíbrio, coordenação, potência e velocidade) baseando-se em três tipos de atividades e movimentos: movimentos funcionais, variação constante e alta intensidade.

O CrossFit emagrece e auxilia na definição muscular, pois a execução dos exercícios trabalham funcionalidades de toda parte do corpo.

É uma atividade física que pode ser praticada por pessoas da mais variada faixa etária e com todo o tipo de condicionamento físico. Por esse motivo vem se destacando entre atletas e não atletas em todo o planeta.

• O treino

Em academias, as aulas de CrossFit duraram, em média, 60 minutos. Geralmente, os praticantes começam as atividades fazendo exercícios de aquecimento; logo após, realizam um trabalho técnico; e, por fim, vão para o WOD (workout of the Day – treino do dia, numa tradução livre).

Os WODs variam no decorrer dos treinos, mas costumam englobar os movimentos citados acima, num período que vai de 5 a 20 minutos.

• Os tipos de movimentos no CrossFit

– Movimentos funcionais: agachar, saltar, puxar, correr… os praticantes lançam mão de atividades que fazemos no dia a dia, para realizar o treino funcional.

A intenção desse treinamento é dar funcionalidade ao corpo: os exercícios são feitos de maneira coordenada e integrada, combinando diversas articulações num mesmo movimento.

Assim, os praticantes passam a executar os movimentos de maneira mais precisa e correta no seu cotidiano.

– Variação constante: as atividades são variadas em todos os treinos. O corpo humano é extremamente adaptável: quando temos uma rotina e uma repetição constante dos mesmos exercícios, ele começa a gastar menos energia na realização desses exercícios.

Desse modo, a variação constante procura tirar o corpo humano do conforto de repetir o mesmo tipo de exercícios, aprimorando o seu condicionamento físico de maneira mais global.

– Alta intensidade: a intensidade tem papel fundamental no CrossFit. Nesse tipo de atividade, o praticante é estimulado a realiza o maior número de repetição no menor tempo possível.

Quando realiza esse exercício, a intensidade da pratica é considerada alta. Os benefícios dessa prática são, além da melhoria no condicionamento físico, a estabilidade na pressão arterial e melhor controle sobre o corpo. É uma prática que utiliza uma elevada quantidade de energia e deve ser feita de maneira equilibrada.

 

 

• Cuidados

Como em toda atividade física, antes começar a praticar o CrossFit, é importante que você passe por uma avaliação médica.

Além disso, tenha em mente que você deve respeitar o seu corpo: por mais motivado que você se sinta ao ver os mais experientes realizando toda sorte de exercício com uma intensidade incrível, saiba que eles também começaram devagar.

Um outro ponto que é crucial para a prática saudável da atividade é procurar profissionais especializados na modalidade.

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