Dieta cetogênica como funciona e sugestão de cardápio

Dieta Cetogênica

Você sabia que a Dieta Cetogênica é usada desde a década de 20 não só como uma opção de emagrecimento, mas também para o tratamento de crianças e adolescentes com epilepsia (1) e no tratamento contra o câncer (2) E hoje ela é considerada uma das preferidas por quem busca emagrecimento rápido e corpo definido.

Quais serão os objetivos desta dieta? Aqui você vai encontrar as respostas.

O que é a dieta cetogênica?

Como o próprio nome sugere a dieta tem como objetivo principal fazer o seu corpo entrar em Cetose para queimar gorduras.

Isso acontece pela falta de carboidratos na dieta, obrigando o seu organismo a buscar as gorduras como fonte de energia.

Esta derivação da dieta tradicional surgiu para atender a uma necessidade do organismo mediante ao processo de Cetose. Achou difícil? Nós explicamos!

Quando você entra em Cetose e queima gorduras para obtenção de energia, nem sempre o que você está queimando é gordura. Sempre há uma perda de massa magra.

O resultado é corpo magro mas muitas vezes flácido. E isto com certeza é de longe o que você procura não é mesmo?

É aí que entra a dieta cetogênica cíclica. Você mantém o corpo em Cetose durante toda da semana, consumindo basicamente alimentos ricos em gordura e proteína, sem nenhum tipo de carboidrato.

Já no final de semana você está liberada (o) para consumir carboidratos de baixo índice glicêmico.

Dieta cetogênica alimentos permitidos

Você deve basear a maioria de suas refeições em torno destes alimentos:

  • Carne: Carne vermelha, bife, presunto, bacon, frango e peru.
  • Peixe gordo: Como salmão, truta, atum e cavala.
  • Ovos: Prefira os orgânicos.
  • Manteiga.
  • Queijo de Kefir: Queijo não processado (cheddar, cabra ou mussarela).
  • Nozes e sementes: Amêndoas, nozes, sementes de abóbora, sementes de chia, etc.
  • Óleos saudáveis: Principalmente azeite virgem extra, óleo de coco e óleo de abacate.
  • Abacate.
  • Vegetais Low-Carb: A maioria dos vegetais verdes, tomates, cebolas, pimentas, etc
  • Condimentos: Você pode usar sal, pimenta e várias ervas e especiarias saudáveis.

O que evitar

Em resumo, você deve evitar qualquer alimento que seja rico em carboidratos.

  • Alimentos açucarados: Refrigerantes, suco de fruta, bolo, sorvete, doces, etc.
  • Grãos ou amidos: Produtos à base de trigo, arroz, massas, cereais, etc.
  • Fruta: Todas as frutas, exceto pequenas porções de bagas como morangos.
  • Leguminosas: ervilhas, feijões, lentilhas, grão-de-bico, etc.
  • Tubérculos: batata, batata doce, cenoura, etc.
  • Alimentos com baixo teor de gordura: Estes são altamente processados, e muitas vezes contém muito carboidratos.
  • Alguns condimentos ou molhos: Estes, muitas vezes, contêm açúcar e gordura insalubre.
  • Gorduras insalubres: Limite a ingestão de óleos vegetais processados, maionese, etc.
  • Álcool: Devido ao seu teor de carboidratos, muitas bebidas alcoólicas podem tirá-lo da cetose.

Dieta cetogênica como funciona

A dieta cetogênica consiste em uma redução drástica de carboidratos na alimentação, que participarão apenas de 10 a 15% das calorias diárias.

Para compensar essa redução, deve-se ter um grande aumento no consumo de gorduras, representada por alimentos como abacate, coco, sementes, creme de leite, azeite, amendoim, castanhas, nozes e amêndoas.

Tipos das dietas

Dieta Cetogênica Padrão (SKD)

Esta é uma dieta muito baixa em carboidratos, moderada em proteínas e rica em gorduras. As refeições ficariam montadas mais ou menos assim: 75% de gordura, 20% de proteína e apenas 5% de carboidratos (1).

Dieta Cetogênica Cíclica (CKD)

Esta dieta envolve períodos de carboidratos e de restrição de carboidratos, tais como 5 dias cetogênicos, seguidos de 2 dias de alta ingestão de carboidrato.

Dieta cetogênica de alta proteína

Esta é semelhante a uma dieta cetogênica padrão, mas inclui mais proteína. A proporção é muitas vezes 60% de gordura, 35% de proteína e 5% de carboidratos.

No entanto, apenas as dietas cetogênicas padrão e de alta proteína foram estudadas extensivamente. A dieta  cíclica ou é um método mais avançados, usada principalmente por atletas.

Veja o plano completo Aqui

Conheça também:

E quando falamos em carboidratos estamos querendo nos referir aos alimentos fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico.

Esta recomendação é para evitar os picos de glicemia que levam ao acúmulo de gorduras no tecido adiposo e consequentemente ao ganho de peso.

E quanto ao cardápio como deve ser?

O cardápio deve ser elaborado de forma personalizada, de acordo com as necessidades e objetivos individuais de cada indivíduo.

O melhor a fazer é passar por uma avaliação médica e procurar um auxílio profissional de um nutricionista antes de optarem fazer a dieta.

 

Como dissemos anteriormente não existe um cardápio definido para a dieta mais existem alguns alimentos básicos para o seu cardápio como:

Dieta Cetogênica Cardápio

Para o café da manhã:

  • Ovos mexidos
  • Ovos com bacon ou cozidos
  • Chá gelado
  • Café
  • Chá mate
  • Suco ou chá light
  • Pão low carb – veja receitas Aqui
  • Manteiga
  • Presunto
  • Queijo

Para o almoço:

  • Saladas em geral
  • Carnes em geral
  • Peixes
  • Linguiça
  • Ovos mexidos ou cozidos
  • Omelete simples
  • Omelete com frios

Para sobremesa:

Para o jantar:

Alimentos leves como sopas ou chás. Gostou das dicas? Que bom, então arregace as mangas literalmente e declare guerra contra os quilinhos a mais.

Todos os seus esforços serão recompensados, com um corpo magro e saudável! Até a próxima novidade.

veja também:

Compartilhe e Avalie!

Quantas estrelas merece esse artigo? Avalie! 😉

Salvar

Salvar

 

Tenho Certeza Que Você Vai Gostar Também

Sem comentários

Deixe uma resposta