Dieta cetogênica como funciona e sugestão de cardápio

Dieta Cetogênica

Você sabia que a Dieta Cetogênica é usada desde a década de 20 não só como uma opção de emagrecimento, mas também para o tratamento de crianças e adolescentes com epilepsia (1) e no tratamento contra o câncer (2) E hoje ela é considerada uma das preferidas por quem busca emagrecimento rápido e corpo definido.

Preparada (o) para conhecer os prós e os contras da Dieta Cetogênica? Quais serão os objetivos desta dieta? Aqui você vai encontrar as respostas.

O que é a dieta cetogênica?

Como o próprio nome sugere a dieta tem como objetivo principal fazer o seu corpo entrar em Cetose para queimar gorduras. Isso acontece pela falta de carboidratos na dieta, obrigando o seu organismo a buscar as gorduras como fonte de energia.

Esta derivação da dieta tradicional surgiu para atender a uma necessidade do organismo mediante ao processo de Cetose. Achou difícil? Nós explicamos!

Quando você entra em Cetose e queima gorduras para obtenção de energia, nem sempre o que você está queimando é gordura. Sempre há uma perda de massa magra. O resultado é corpo magro mas muitas vezes flácido. E isto com certeza é de longe o que você procura não é mesmo?

É aí que entra a dieta cetogênica cíclica. Você mantém o corpo em Cetose durante toda da semana, consumindo basicamente alimentos ricos em gordura e proteína, sem nenhum tipo de carboidrato. Já no final de semana você está liberada (o) para consumir carboidratos de baixo índice glicêmico.

Dieta cetogênica alimentos permitidos

Dieta cetogênica alimentos permitidos

Dieta cetogênica como funciona

A dieta cetogênica consiste em uma redução drástica de carboidratos na alimentação, que participarão apenas de 10 a 15% das calorias diárias. Para compensar essa redução, deve-se ter um grande aumento no consumo de gorduras, representada por alimentos como abacate, coco, sementes, creme de leite, azeite, amendoim, castanhas, nozes e amêndoas.

Tipos das dietas

Dieta Cetogênica Padrão (SKD)

Esta é uma dieta muito baixa em carboidratos, moderada em proteínas e rica em gorduras. As refeições ficariam montadas mais ou menos assim: 75% de gordura, 20% de proteína e apenas 5% de carboidratos (1).

Dieta Cetogênica Cíclica (CKD)

Esta dieta envolve períodos de carboidratos e de restrição de carboidratos, tais como 5 dias cetogênicos, seguidos de 2 dias de alta ingestão de carboidrato.

Dieta cetogênica de alta proteína

Esta é semelhante a uma dieta cetogênica padrão, mas inclui mais proteína. A proporção é muitas vezes 60% de gordura, 35% de proteína e 5% de carboidratos.

No entanto, apenas as dietas cetogênicas padrão e de alta proteína foram estudadas extensivamente. A dieta  cíclica ou é um método mais avançados, usada principalmente por atletas.

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E quando falamos em carboidratos estamos querendo nos referir aos alimentos fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico. Esta recomendação é para evitar os picos de glicemia que levam ao acúmulo de gorduras no tecido adiposo e consequentemente ao ganho de peso.

E quanto ao cardápio como deve ser?

O cardápio deve ser elaborado de forma personalizada, de acordo com as necessidades e objetivos individuais de cada indivíduo. O melhor a fazer é passar por uma avaliação médica e procurar um auxílio profissional de um nutricionista antes de optarem fazer a dieta.

Todo mundo pode fazer a dieta?

A resposta é não! O uso da dieta tem suas restrições, algumas pessoas não podem segui-la como:

  • Pessoas maiores de 65 anos
  • Pessoas com doenças cardiovasculares
  • Pessoas que sofrem de problemas renais
  • Pessoas que estejam fazendo tratamento à base de cortisona.

alimentos permitidos na dieta cetogenica

 

Como dissemos anteriormente não existe um cardápio definido para a dieta mais existem alguns alimentos básicos para o seu cardápio como:

Dieta Cetogênica Cardápio

Para o café da manhã:

  • Ovos mexidos
  • Ovos com bacon ou cozidos
  • Chá gelado
  • Café
  • Chá mate
  • Suco ou chá light
  • Pão diet
  • Margarina
  • Presunto
  • Queijo

Para o almoço:

  • Saladas em geral
  • Carnes em geral
  • Peixes
  • Linguiça
  • Ovos mexidos ou cozidos
  • Omelete simples
  • Omelete com frios
  • Refrigerante diet ou suco light

Para sobremesa:

Para o jantar:

Alimentos leves como sopas ou chás. Gostou das dicas? Que bom, então arregace as mangas literalmente e declare guerra contra os quilinhos a mais. Todos os seus esforços serão recompensados, com um corpo magro e saudável! Até a próxima novidade.

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