Dieta Equilibrada para Emagrecer com Saúde

dieta equilibrada

Seguir uma dieta equilibrada para emagrecer com saúde é com certeza uma das melhores coisas que você pode fazer para entrar em forma do jeito certo.

Muitas pessoas estão aderindo aos remédios e outros produtos químicos para acelerar o processo de emagrecimento, e isso sempre vai trazer os desagradáveis efeitos colaterais.

Tem uma coisa melhor do que alcançar os seus resultados e objetivos de boa forma de um jeito saudável e seguro? Claro que não.

Seguir uma dieta equilibrada para emagrecer com saúde é sempre a melhor escolha.

Para melhorar ainda mais as suas escolhas e decisões na hora de fazer isso, separamos para você algumas dicas para uma dieta equilibrada.

E mais! Temos uma sugestão de cardápio para você incluir em sua nova rotina de vida, em busca de uma melhor qualidade de vida.

Aprenda como ter uma dieta equilibrada em 10 dicas:

Dica 1:

Consuma frutas, verduras e legumes.

Estes alimentos são ricos em fibras, vitaminas e minerais. (leia o artigo Benefícios Das fibras Para Saúde, Porque é Importante?)

Cada um desses nutrientes exerce um papel fundamental na sua alimentação.

As fibras, como você já teve a oportunidade de acompanhar em outros posts são essenciais para um bom funcionamento intestinal e para a prevenção de diversas doenças.

Entre estas doenças está a obesidade. As fibras ainda previnem o incômodo inchaço abdominal.

As vitaminas e minerais é que são responsáveis por manter o seu corpo em equilíbrio.

É a forma saudável de garantir um corpo bem nutrido e uma dieta equilibrada.

Uma boa nutrição é o primeiro passo para um corpo magro, porque estando bem nutrido você sentirá menos fome e consequentemente emagrecerá.

Além disso, as frutas, verduras e legumes carregam poderosos antioxidantes.

Links Úteis:

Os antioxidantes ajudam a deixar a sua pele sempre jovem e afastam o risco de diversas doenças.

Dica 2:

Dê preferência aos alimentos naturais!

Ter uma dieta equilibrada vai exigir um pouco de esforço da sua parte.

Você tem que querer mudar seus hábitos alimentares se não o processo de emagrecimento não acontece, ou quando acontece não dura.

Então comece fazendo algumas substituições.

Troque os alimentos refinados pelos integrais.

Com isso você aumenta a quantidade de fibras da sua alimentação e também reduz o valor calórico pela metade.

Inclua no seu cardápio:

  • Pães integrais;
  • Biscoitos integrais;
  • Arroz integral;
  • Aveia;
  • Linhaça;
  • Quinua entre outros.

Lembre-se! Ao aumentar a quantidade de fibras da dieta aumente também a quantidade de água.

Isso vai evitar que você sofra com constipação intestinal.

Dica 3:

Escolha as gorduras saudáveis.

As gorduras, assim como todos os outros nutrientes como os carboidratos e proteínas, têm a importância dentro de uma dieta equilibrada.

Elas dão energia, transportam vitaminas e fornecem muitos outros benefícios.

O segredo de uma alimentação equilibrada está em escolher as gorduras do bem.

São as insaturadas e polinsaturadas como o ômega-3.

Veja alguns de seus benefícios:

  • Tem ação anti-inflamatória;
  • Ajuda a combater a obesidade já que a gordura depositada no tecido adiposo é um processo inflamatório;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Controla as taxas do colesterol;
  • Diminui a pressão arterial.

Viu quantos benefícios o Ômega-3 pode te trazer?

Quer saber onde encontra-lo? Ele está presente em alimentos como:

  • Linhaça
  • Chia
  • Cápsulas de óleo de peixe.

Dica 4:

Reduza a quantidade de sal das preparações.

O sal é inimigo de quem quer ter uma dieta equilibrada para manter o peso estável.

Ele provoca retenção líquida aumentando o inchaço abdominal.

Além de contribuir para o aparecimento de doenças como a pressão alta.

Então para que correr o risco de passar por isso não é mesmo?

Prefira os temperos naturais. Faça uso das especiarias, do alho, cebola, ervas aromáticas, gengibre.

  • Gengibre: 7 Dicas Para Usar Na Sua Dieta

Cada um destes ingredientes vai ter uma ação benéfica para a sua saúde.

Dica 5:

Coma para emagrecer!

É isto mesmo! Você só conseguirá perder peso a partir do momento que comer de forma regrada.

Nada de exageros, coma em pouca quantidade de 5 a 6 refeições ao dia.

Este é um dos segredos para uma alimentação equilibrada.

Dica 6:

Busque o contato com o alimento!

A melhor forma de adquirir novos hábitos alimentares é tendo um contato direto com o alimento.

A rotina diária é corrida, mas dê um jeitinho e arrume um tempo para cozinhar suas próprias refeições.

Você economiza e ainda ganha qualidade e segurança alimentar.

Dica 7:

Faça lanches saudáveis entre as refeições.

Coma sempre entre as refeições é importante para prevenir a compulsão alimentar.

Também evita aquele desejo repentino por doces.

Tenha sempre à mão: Frutas, iogurtes, biscoitos integrais e frutas oleaginosas.

Dica 8:

Hidrata-se!

Quer ter uma dieta equilibrada?

Então substitua os refrigerantes e sucos industrializados pela água. (leia o artigo Beber água emagrece e Turbina a sua Saúde)

Ela não tem calorias e ainda ajuda a equilibrar o seu corpo.

O ideal é beber 2 litros de água por dia.

Leve sempre uma garrafinha de água com você em qualquer lugar que vá.

Dica 9:

Consuma proteínas.

As proteínas são nutrientes essenciais para a formação de novos tecidos e para o ganho de massa muscular. (15 Alimentos Essenciais Para Quem Quer Ganhar Massa Magra)

Para um corpo magro e com músculos firmes e definidos, consuma de 2 a 3 porções diárias de proteínas.

Estão presentes:

Dica 10:

Não consuma alimentos industrializados.

Eles estão por toda parte, sempre muito acessíveis aos nossos olhos não é mesmo?  Mas na verdade nem tudo que é acessível, faz bem para a nossa saúde.

Além de calóricos estes alimentos são ricos em sódio, corantes, conservantes e aromatizantes.

Tudo isso faz mal a sua saúde! Evite também os embutidos e os alimentos ricos em gorduras trans.

São eles:

  •  Salsicha;
  •  Presunto;
  •  Linguiça;
  •  Alimentos congelados;
  •  Pipoca de micro-ondas.

As 10 melhores dicas para uma dieta equilibrada você já tem, que tal uma sugestão de cardápio para começar a mudar já a sua alimentação?

Vamos lá, anote:

Sugestão de cardápio:

Café da manhã:

  • Café com leite desnatado (200 ml) sem açúcar você pode usar de 3 a 4 gotas de adoçante.
  • 2 fatias de pão integral com 1 fatia de queijo magro e 1 fatia de peito de peru
  • ½ mamão papaia com uma colher (sopa) de aveia.

Lanche da manhã:

  • 1 fruta de sua preferência

Almoço:

  • Salada com grãos e folhas variadas
  • 2 colheres (sopa) de arroz integral
  • 1 filé de peixe ao forno acompanhado com brócolis
  • Sobremesa: Gelatina de frutas ou 1 fruta

Jantar:

Sopa de legumes (de sua preferência) ou um lanche natural feito em casa.

Dica: Evite beber líquidos durante as refeições. O ideal é tomar 30 minutos antes ou depois das refeições.

Assim você não fica inchada (o) e garante uma melhor absorção de nutrientes nas suas refeições.

Gostou das dicas? Então compartilhe!

E nada de deixar de lado o que aprendeu aqui, comece a incluí-las na sua rotina.

Envolva toda a sua família neste processo e juntos alcancem mais saúde e satisfação de estarem fazendo as escolhas certas para uma dieta equilibrada.

Não se esqueça de deixar seu comentário aqui! Sua participação é essencial para um trabalho cada vez melhor. Compartilhe e avalie!!

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