Dieta Low Carb: Perca peso sem perder a saúde

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Quem está acima do peso sabe que qualquer excesso pode piorar a situação. Por isso, comece uma dieta agora para entrar em 2017 mais leve, nossa sugestão é a dieta low carb.

Muitas pessoas não acreditam que uma dieta desse tipo possa dar uma vantagem na perda de peso. Mas, saiba que já foi comprovado que esse regime pode ajudar você a atingir o peso ideal, além de proporcionar melhor qualidade de vida.

Existe uma grande quantidade de evidências científicas de que a dieta low carb é uma das melhores opções para as pessoas que querem perder peso e reduzir o risco de doenças.

Mas, você sabe do que estamos falando? O termo “low carb” na tradução para o português significa: “dieta do carboidrato”. É um regime muito eficiente que pode garantir a eliminação de grandes quantidades de gordura. O melhor de tudo é que você não precisa fazer muitos sacrifícios para isso.

Veja agora o que você deve saber sobre a dieta low carb.

Definição da dieta low carb

Existem muitos tipos de dietas de baixo carboidrato. Cada uma tem restrições sobre os tipos e quantidades de hidratos de carbono que você pode comer.

Como os encontrados em grãos, vegetais e frutas ricas em amido, enfatizando alimentos ricos em proteína e gordura.

Propósito da dieta low carb

Uma dieta baixa em carboidratos é geralmente usada para perda de peso. Além desse problema, essa dieta pode prevenir o desenvolvimento de doenças de alto risco associados ao diabetes e as síndromes metabólicas. 

Os índices de colesterol também podem ser controlados com a adesão a essa dieta.

dieta low carb1Detalhes da dieta low carb

Essa dieta restringe o tipo e a quantidade de carboidratos que você pode comer.

 Os hidratos de carbono são um tipo de macronutriente que fornece moléculas de calorias, que compõe diversos alimentos e bebidas.

  • Muitos hidratos de carbono estão naturalmente em alimentos de origem vegetal, como os grãos. Na forma natural, os hidratos de carbono podem ser pensados, com complexos fibrosos, tais como os carboidratos encontrados em grãos integrais e legumes.
  • Eles também podem ser menos complexos, tais como aqueles encontrados no leite e frutas. As fontes comuns de ocorrência natural de carboidratos incluem: grãos, nozes, sementes, leite, frutas, feijões, lentilhas, ervilhas e legumes.

O que pode comer: carne, peixe, ovos, legumes, frutas, nozes, sementes, laticínios ricos em gordura, gorduras, óleos saudáveis e talvez até mesmo alguns tubérculos e grãos não-glúten.

O que não comer: açúcar, trigo, óleos de sementes, gorduras trans, produtos de baixo teor de gordura e alimentos altamente processados.

Também evite alimentos que contêm carboidratos simples, como pães brancos, massas, biscoitos, bolo, doces, refrigerantes e demais bebidas açucaradas.

O Carboidrato e o seu corpo

Seu corpo utiliza carboidratos como sua principal fonte de combustível. Açúcares e amidos são divididos em açúcares simples durante a digestão. 

Eles são então absorvidos pela corrente sanguínea, sendo conhecidos como açúcar no sangue (glicose)

Hidratos de carbono possuem fibras que resistem a digestão e apesar de ter menos efeito sobre o açúcar no sangue, hidratos de carbono complexos proporcionam volume e servem para o corpo, dentre outras funções, como uma forma de combustível.

O aumento dos níveis de açúcar no sangue aciona o metabolismo para liberar insulina. Essa substância ajuda a glicose a entrar nas células do seu corpo. 

A glicose é usada pelo organismo para proporcionar energia, alimentando todas as suas atividades, como respirar, fazer exercícios físicos ou caminhar.

A glicose extra é normalmente armazenada em seu fígado, músculos e outras células para uso posterior ou é convertida em gordura.

A ideia por trás da dieta low carb é que diminuindo os níveis de insulina e baixos carboidratos, faz com que o corpo queime gordura armazenada para a energia e finalmente leve à perda de peso.

Dieta low carb: considerações finais

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre a dieta low carb. Saiba que é importante procurar consultar com um nutricionista para que esse profissional especializado possa acompanhar e indicar as melhor opções de alimentos para você realizar uma boa dieta sem comprometer sua saúde física e mental. Boa sorte!! Compartilhe e Avalie!!

Aprenda a preparar um prato com baixo teor de carboidrato.

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