Dormir bem porque é importante na nossa saúde? Dicas Valiosas

dormir bem

Como está a qualidade do seu sono? Saiba que dormir bem favorece uma maior qualidade de vida, se você tem sofrido de insônia, preste muita atenção nas dicas especiais que trouxemos hoje.
Tudo o que você aprender aqui fará uma grande diferença no seu cotidiano.

Porque dormir bem é importante?

Considerar o sono como uma atividade é difícil.
Supõe-se que o sono é uma fase de inatividade ou repouso.

Mas o fato é que o sono é uma fase ativa em toda nossa rotina diária.
É durante o sono que muitas funções corporais são aceleradas.

Cada vez mais tem aumentado as vendas de pílulas para dormir e tranquilizantes.
Isso é prova da má qualidade do sono que a vida moderna provoca.

É comum quando se trata de benefícios para o corpo focar somente nos exercícios físicos.
Muitas vezes a importância de descansar e dormir bem é ignorada.

Mas saiba que boas horas de sono são muito importantes para a sua saúde e bem estar.
Enquanto você dorme seu corpo descansa e a sua mente se mantém em atividade para se restaurar.
Alguns sinais corporais são enviados para vários órgãos para se preparar para as próximas horas em que você tiver em atividade.

Conheça algumas consequências de dormir mal:

• Pessoas que se privam do sono acabam tendo uma deficiência no seu nível de atividade física e mental.
Isso acontece porque ao dormir mal você não permitiu que seu corpo se preparasse para as atividades do dia, não houve a renovação das suas energias.

• Ter uma noite mal dormida interfere diretamente no seu poder de concentração, comunicação, criatividade, equilíbrio emocional e na sua produtividade.

• O sono induz a liberação de alguns hormônios que afetam o seu sistema nervoso central.
Estes hormônios interferem no seu humor e na sua estabilidade emocional.
O que significa que não ter um sono de qualidade te deixará estressada (o) e mal humorado.

• Dormir mal aumenta o cortisol, um hormônio catabólico.
Este hormônio diminui os níveis de testosterona prejudicando o ganho de massa muscular magra.
Através da atividade física você dá ao seu corpo o “estímulo” necessário para a construção dos músculos.

Uma boa qualidade do sono ajuda na recuperação muscular após a atividade.
Para que a construção muscular realmente aconteça é necessário que seu corpo descanse.

• Quando você dorme pouco uma maior quantidade de insulina fica circulando no seu sangue.
A insulina em excesso favorece o acúmulo de gordura no sangue e fatalmente acaba engordando.
Além disso, quando o seu organismo sempre produz insulina em excesso acaba sobrecarregando o pâncreas levando ao diabetes.

• Quem dorme mal ainda tem maiores chances de acumular mais gorduras principalmente na região abdominal devido aos altos níveis de cortisona no sangue.

Ter poucas horas de sono, portanto, desequilibra o seu metabolismo favorecendo a obesidade.
Isso porque a insônia diminui os níveis de leptina, o hormônio responsável pela saciedade.

Ela ainda aumenta os níveis de grelina o hormônio que faz você sentir fome.
Qual o resultado? Você simplesmente vira um compulsivo alimentar e engorda.
E os malefícios de poucas horas de sono não param por aí.

Você ainda fica muito mais propenso a ter:

• AVC
• Doenças cardíacas
• Diabetes entre outras doenças.

O que você pode fazer para dormir bem?
Algumas atitudes no dia favorecem uma noite maravilhosa de sono.

Anote essas dicas:

1) Se desligue da Tv e do computador.

Para uma boa noite de sono você precisa criar seu próprio ritual.
Desligar a Tv e o computador deve fazer parte deste ritual.
Assim seu cérebro conseguirá diminuir o ritmo. Existem formas de você desacelerar entre elas estão:
• Ler um livro
• Desenhar
• Ouvir uma música calma ou simplesmente deitar e esperar o sono chegar.

2) Faça uma refeição leve antes de dormir.

Uma boa opção para as suas refeições da noite são os carboidratos complexos.
Eles são ricos em serotonina o hormônio do bem estar.
Coma muitas verduras elas são ricas em magnésio um mineral que auxilia no relaxamento.

3) Deixe o seu quarto o mais confortável possível.

Para dormir bem ajude o seu cérebro a relaxar deixando o seu ambiente de dormir confortável.
Escolha uma roupa de cama bonita, um pijama agradável e se preciso for coloque uma luz diferente.
Tudo isso irá ajudar você a relaxar.

4) Diminua o ritmo.

Se desligar de todo que aconteceu durante o dia realmente não é uma tarefa fácil.
Mas para dormir bem isso é essencial.
Organize seu tempo para que tenha as horas necessárias para se recompor.

5) Faça atividade física.

Colocar o seu corpo para se movimentar te leva a ter um sono de qualidade e mais profundo.
Quanto mais você cansar os seus músculos mais irá dormir bem.

Gostou das dicas? Então é hora de parar e pensar o que parece ser mais compensador para você.
Ficar em plena atividade mesmo quando deveria estar dormindo ou dormir bem e ter um sono reparador?

Se você escolheu a segunda opção já deu um grande passo rumo a uma maior qualidade de vida.
Não deixe quem você gosta de fora dessa, compartilhe nossas dicas com eles! e Avalie!!

Quer saber mais? vejas o que os especialistas dizem

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