Frutas Oleaginosas Benefícios para Saúde

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As frutas oleaginosas benefícios que em particular oferecem proteínas vegetais, fibras, minerais, magnésio, potássio, ferro, cálcio, zinco, cobre, selênio e vitaminas B e E, ômega 3, ômega 9.

Quais são as frutas oleaginosas?

Em primeiro lugar, um pequeno fato etimológico: a oleaginosa vem da palavra latina Oleum , que significa “óleo”. De fato, os frutos oleaginosos são alimentos vegetais que extraem o óleo.

Portanto, embora vegetais como a soja e o milho sejam fontes de gordura, nós vamos falar aqui das sementes com alto teor de lipídios consumidas in natura, como as nozes, castanhas, pistache, castanha-do-Pará, avelã, castanha de caju e amêndoa e sementes, como abóbora, linho, gergelim, girassol, etc.

Frutas oleaginosas benefícios

As mais consumidas no Brasil:

Nozes –

É fonte de ácidos graxos insaturados do tipo ômega 3, e um poderoso antioxidante, a vitamina E previne inflamações e protege a saúde dos vasos sanguíneos.

Assim, reduz a formação de possíveis coágulos, melhora o fluxo de sangue para os músculos e demais órgãos e tecidos do corpo e ainda de quebra baixa a pressão arterial.

Castanha do pará –

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Graças ao alto teor de antioxidantes (sendo um deles a glutationa peroxidase, uma enzima que necessita de selênio para ser sintetizada), também atua na prevenção do câncer, Alzheimer, diabetes, obesidade e hipertensão. Segundo especialistas 1 por dia beneficia a saúde do coração.

Macadâmia – 

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Entre as frutas oleaginosas benefícios principais estão os nutrientes: ácidos graxos monoinsaturados, cobre, fósforo, cálcio, magnésio, manganês e vitamina B1.

Em conjunto, esses minerais e vitaminas colaboram para a redução no risco de doenças como a síndrome metabólica, hipertensão e diabetes.

A macadâmia também contém flavonoides, compostos químicos que previnem o estresse oxidativo e reduzem as inflamações.

Amêndoas –

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Fonte de gorduras monoinsaturadas, das vitaminas B1 e E, e dos minerais magnésio, cobre, cálcio e zinco, a amêndoa é um excelente alimento cardioprotetor.

De acordo com uma pesquisa publicada no periódico científico Circulation, pessoas com nível elevado de colesterol no sangue apresentaram uma redução significativa em seus fatores de risco para doença cardíaca após consumirem amêndoas.

Avelã –

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A fruta fornece o dobro das gorduras monoinsaturadas das castanhas de caju, e seus ácidos graxos do tipo ômega 9 contribuem para uma redução do colesterol LDL ao mesmo tempo em que elevam os valores de HDL, entre as frutas oleaginosas benefícios da avelã está na proteção do coração: a noz contém vitaminas do complexo B e magnésio, nutrientes que reduzem as inflamações e também diminuem a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (colesterol LDL).

Amendoim –

A leguminosa é altamente nutritiva, contendo todas as vitaminas do complexo B, vitamina E, magnésio, fósforo, cálcio e manganês.

Sendo portanto ricos em ácidos graxos ômega 6 e naturalmente pobres em carboidratos, os amendoins são alimentos bons para ganhar massa muscular e reduzir as taxas de gordura corporal.

Castanha de caju –

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As gorduras poli-insaturadas da castanha de caju também servem para reduzir os níveis de LDL (colesterol que tende a se depositar no interior dos vasos) e elevar as taxas de HDL, o colesterol com função cardioprotetora.

Assim como as nozes, a castanha de caju contém zinco, um mineral que exerce uma série de funções importantes no organismo e é fundamental para prevenir casos de anemia.

Conclusão:

Existem muitas frutas oleaginosas benefícios para a saúde, especialmente no que se refere ao controle de peso, se você não exceder uma dose diária de 25-30g.

Isso representa cerca de 150 a 200kCal e é uma contribuição ideal para o que você precisa, porque as frutas oleaginosas são ricas em fibras.

As fibras realmente fazem você se sentir cheio e diminui o número de calorias consumidas na próxima refeição. É referido como um redutor de calorias.

Os alimentos com baixo índice glicêmico, portanto, promovem isso, o que é o caso de frutos oleaginosos. As fibras têm a capacidade de adiar a passagem de glicose no sangue durante a digestão. A dose diária ainda é, neste caso, entre 20 e 30 gramas.

Muitos estudos mostraram que o consumo diário de frutas oleaginosos leva a um aumento dos lipídios sanguíneos, reduzindo os níveis de colesterol ruim e aumentando o nível de colesterol bom, o que de fato é muito bom para sua saúde cardiovascular!

Hoje, os profissionais da dieta recomendam uma ingestão diária de 25 gramas. Pode enriquecer seu cardápio saudável fazendo suas receitas com as farinhas, doces e salgados em geral.

A boa novidade é que além de consumir de varias maneiras, voce pode fazer todas sua receitas com as farinhas oleaginosas. Faça voce mesmo (a) todas passo a passo – ⇒ Quais são as farinhas low carb e como fazer

Fonte: https://ihealthlabs.eu/en/blog/oleaginous-fruits-and-their-health-benefits-n14

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2 comentários

  • responder
    Solange Carmem
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    Tenho muitas dificuldades para emagrecer, espero que agora que encontrei seu site consiga colocar essas dicas em prática e alcançar o meu peso ideal. Obrigada por comparilhar seu conhecimento.

     
    • responder
      Silvana Rocha
      at

      Oi querida bem vinda, siga as dicas as receitas pois são todas hiper saudáveis, qualquer duvida pode deixar aqui ok? bj

       

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