Gordura Saturada Faz Mal à Saúde? Mito

gordura saturada faz mal à saúde

A gordura saturada faz mal à saúde? 5 Estudos sobre gordura saturada – hora de se aposentar o mito!

Desde a década de 1950, as pessoas acreditam que a gordura saturada faz mal à saúde humana.

Isso foi originalmente baseado em estudos observacionais que mostram que os países que consumiram muita gordura saturada apresentaram taxas mais altas de mortes por doenças cardíacas.

A hipótese da dieta cardíaca afirma que a gordura saturada aumenta o colesterol LDL no sangue, que supostamente se aloja nas artérias e causa doenças cardíacas.

Embora essa hipótese nunca tenha sido comprovada, a maioria das diretrizes alimentares oficiais se baseia nela (Fonte Confiável)

Curiosamente, vários estudos recentes não encontraram nenhuma ligação entre o consumo de gordura saturada e doenças cardíacas.

A gordura saturada faz mal à saúde?

Este artigo analisa cinco dos maiores, mais abrangentes e mais recentes estudos sobre esse assunto.

1. Hooper L. et al. Redução na ingestão de gordura saturada para doenças cardiovasculares . Revisão sistemática do banco de dados Cochrane, 2015.

Detalhes: Esta é uma revisão sistemática e uma meta-análise de ensaios clínicos randomizados, realizados pela colaboração Cochrane – uma organização independente de cientistas.

É provavelmente a melhor revisão que você pode encontrar sobre isso no momento e inclui 15 ensaios clínicos randomizados com mais de 59.000 participantes.

Cada um desses estudos teve um grupo controle, reduziu a gordura saturada ou substituiu-a por outros tipos de gordura, durou pelo menos 24 meses e analisou endpoints rígidos, como ataques cardíacos ou morte.

Resultados: A gordura saturada faz mal à saúde? O estudo não encontrou efeitos estatisticamente significativos da redução de gordura saturada, em relação a ataques cardíacos, derrames ou mortes por todas as causas.

Embora a redução da gordura saturada não tenha efeitos, a substituição de uma parte por gordura poli-insaturada levou a um risco 27% menor de eventos cardiovasculares (mas não a morte, ataques cardíacos ou derrames).

Conclusão: As pessoas que reduziram a ingestão de gordura saturada tiveram a mesma probabilidade de morrer ou sofrer ataques cardíacos ou derrames, em comparação com aquelas que ingeriram mais gordura saturada.

No entanto, a substituição parcial de gordura saturada por gordura poli-insaturada pode reduzir o risco de eventos cardiovasculares (mas não a morte, ataques cardíacos ou derrames).

Esses resultados são semelhantes a uma revisão anterior da Cochrane, realizada em 2011 (Fonte Confiável)

2. De Souza RJ, et al. Ingestão de ácidos graxos saturados e trans insaturados e risco de todas as causas de mortalidade, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2: revisão sistemática e metanálise de estudos observacionais. BMJ, 2015.

Detalhes: Esta revisão sistemática e metanálise revisaram estudos observacionais sobre a associação de gordura saturada e doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2 e morte por doença cardiovascular.

Os dados incluíram 73 estudos, com 90.500-339.000 participantes para cada endpoint.

Resultados: A ingestão de gordura saturada não estava relacionada a doenças cardíacas, derrame, diabetes tipo 2 ou morte por qualquer causa.

Conclusão: A gordura saturada faz mal à saúde? As pessoas que consumiram mais gordura saturada não apresentaram maior probabilidade de sofrer doenças cardíacas, derrame, diabetes tipo 2 ou morte por qualquer causa, em comparação com aquelas que ingeriram menos gordura saturada.

No entanto, os resultados dos estudos individuais foram muito diversos, por isso é difícil tirar uma conclusão exata deles.

Os pesquisadores classificaram a certeza da associação como “baixa”, enfatizando a necessidade de mais estudos de alta qualidade sobre o assunto.

3. Siri-Tarino PW, et al. Meta-análise de estudos de coorte prospectivos avaliando a associação de gordura saturada com doença cardiovascular. American Journal of Clinical Nutrition, 2010.

Detalhes: Esta meta-análise revisou evidências de estudos observacionais sobre a ligação entre a gordura saturada da dieta e o risco de doenças cardíacas e derrames.

Os estudos incluíram um total de 347.747 participantes, que foram acompanhados por 5 a 23 anos.

Resultados: Durante o acompanhamento, cerca de 3% dos participantes (11.006 pessoas) desenvolveram doença cardíaca ou derrame.

A ingestão de gordura saturada não estava associada a um risco aumentado de doença cardiovascular, ataques cardíacos ou derrames, mesmo entre aqueles com maior ingestão.

Conclusão: A gordura saturada faz mal à saúde? Este estudo não encontrou associação entre ingestão de gordura saturada e doença cardiovascular.

4. Chowdhury R, ​​et al . Associação de ácidos graxos alimentares, circulantes e suplementares com risco coronariano: revisão sistemática e metanálise.  Annals of Internal Medicine Journal, 2014.

Detalhes: Este estudo revisou estudos de coorte e ensaios clínicos randomizados sobre a ligação entre ácidos graxos e o risco de doença cardíaca ou morte cardíaca súbita.

O estudo incluiu 49 estudos observacionais com mais de 550.000 participantes, bem como 27 ensaios clínicos randomizados com mais de 100.000 participantes.

Resultados: O estudo não encontrou nenhuma ligação entre o consumo de gordura saturada e o risco de doença cardíaca ou morte.

Conclusão: Pessoas com maior ingestão de gordura saturada não apresentavam risco aumentado de doença cardíaca ou morte súbita.

Além disso, os pesquisadores não encontraram nenhum benefício em consumir gorduras poli-insaturadas em vez de gorduras saturadas.

Os ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa foram uma exceção, pois tinham efeitos protetores .

5. Schwab U, et al – gordura saturada faz mal à saúde. Efeito da quantidade e tipo de gordura na dieta nos fatores de risco para doenças cardiovasculares e risco de desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer: uma revisão sistemática. Pesquisa em Alimentos e Nutrição, 2014.

Detalhes: Esta revisão sistemática avaliou os efeitos da quantidade e tipo de gordura na dieta sobre o peso corporal e o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer.

Os participantes incluíram pessoas saudáveis ​​e pessoas com fatores de risco. Esta revisão incluiu 607 estudos; ensaios clínicos randomizados, estudos de coorte prospectivos e estudos de caso-controle aninhados.

Resultados: A gordura saturada faz mal à saúde? O consumo de gordura saturada não estava associado a um aumento do risco de doença cardíaca ou ao aumento do risco de diabetes tipo 2.

Os pesquisadores descobriram que a substituição parcial de gordura saturada por gordura poli-insaturada ou monoinsaturada pode diminuir as concentrações de colesterol LDL e diminuir o risco de doenças cardiovasculares, especialmente em homens.

No entanto, substituir carboidratos refinados por gordura saturada pode aumentar o risco de doença cardiovascular.

Conclusão: Gordura saturada faz mal à saúde? Comer gordura saturada não aumenta o risco de doença cardíaca ou diabetes tipo 2.

O artigo foi publicado originalmente no https://www.healthline.com/nutrition/5-studies-on-saturated-fat

Com todos os links evidentes sobre se a gordura saturada faz mal à saúde, cabe você também achar que está na hora de se aposentar o mito!

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