Musculação Feminina 10 Mitos e 12 Benefícios

musculação feminina

Apesar de falado constantemente sobre os benefícios da musculação feminina para o corpo, ainda têm muitas mulheres que evitam a prática em determinadas coisas as quais são apenas mitos, acredite, o que pode ser a oportunidade que falta para que tenha o corpo desejado.

São duvidas sobre como deve agir, o que consegue e o que não consegue, o que está certo ou errado, então veja abaixo os mitos em musculação feminina e haja com mais garra para prosseguir com seus treinos.

Depois que conhecer os Mitos, vamos fazer uso de 12  benefícios da musculação para manter nosso corpo em forma e com saúde:

Musculação Feminina 10 Mitos

Mito 1: Mulheres devem ingerir whey protein especial

Não existe isso, proteína é proteína para início de conversa e ponto. Porque teria uma alteração no processo de fabricação do whey protein ou inclusão de algum composto exclusivo para as mulheres? Qual seria o sentido disso? Um rótulo rosa escrito “light” apenas para atrair atenção das mulheres pagar mais caros nos produtos de musculação não faz o menor sentido.

A proteína consumida pelos homens é a mesma da ingerida pelas mulheres, não há restrição alguma de sexo. De modo que não existem hormônios específicos masculinos na composição das fórmulas de whey protein, consequentemente, a mulher não corre nenhum risco de ganhar uma semelhança masculinizada.

A proteína é pura e pode e deve ser consumida normalmente a única diferença é a quantidade e horário do consumo de acordo com os objetivos particulares isso vale tanto para o homem quanto para a mulher.

Existem 3 tipos do suplemento a disposição no mercado, conheça o diferencial de cada um deles no link abaixo para entender qual o mais adequado para seu objetivo:

Whey protein concentrado
Whey protein hidrolisado
Whey protein isolado

Link útil:

Mito 2: Mulheres não devem treinar como homens

E quem disse que só homens podem e devem executar treinos intensos? Ou você acha que todo homem é capaz de fazer o treino de pernas da Gracyanne Barbosa? Que já levantou 20 anilhas de 20kg cada, o equivalente a 400kg. Verdade que algumas mulheres não treinam com essa intensidade não porque não são capazes, cada pessoa tem objetivos diferentes e treino que não condiz com suas metas.

Qualquer que seja seu objetivo da musculação feminina, deve ser acompanhada pelo educador físico com seu programa de treinamento e seus objetivos.

Determine que tipo de atenção vai para o qual parte do seu corpo. Perder gordura, perder peso e ganhar massa magra, quanto de gordura pretendente perder, quanto de massa muscular pretende ganhar, após ganhar força e resistência qual será seu objetivo, metas importantes para serem estabelecidas para alcançar o sucesso do seu foco.

Resumindo: na musculação feminina você pode tudo só depende da sua resistência física, alimentação adequada atitude.

Mito 3: Mulheres não podem ou não devem tomar creatina

Se o objetivo for a hipertrofia, sim. A verdade, é que a creatina é uma parte importante relacionada à energia disponível no seu corpo. É a fonte elementar de energia em um curto prazo para treinos de alta intensidade.

O nosso corpo já produz creatina naturalmente tanto em homens quanto em mulheres, suplementar caso você está trabalhando a resistência com um treinamento bastante e intenso várias vezes por semana, você pode não ter creatina satisfatória para melhorar seu desempenho.

Pesquisas descobriram que a suplementação de creatina, mesmo em mulheres, pode auxiliar para construir e manter a massa muscular magra e aumentar a performance dos músculos.

O único efeito colateral é uma pequena alteração no ganho de peso, que acontece porque os músculos são capazes de reter mais água e, assim, são mais volumosos. Enfim, dependendo dos objetivos, a mulher pode sim usar creatina e obter os benefícios desse suplemento, porem o uso correto é importante veja como tomar, os efeitos, e precauções no link abaixo:

Link útil:

JPG Suplemento 728x90

Mito 4: Interromper a musculação você irá engordar

Não necessariamente pode ocorrer, depende da sua alimentação que você vai seguir ao interromper a musculação. Óbvio, que o ideal é manter o treinamento muscular em concordância com os exercícios aeróbicas, de maneira que a prática traz benefícios para estética, saúde e promove mais resistência física.

Com uma boa alimentação balanceada e descanso, o músculo aumenta como resposta a um plano de treinamento de resistência por meio de um processo chamado de hipertrofia.

Mas quando para de executar a musculação feminina, acontece o inverso o que é chamado de atrofia, onde o músculo simplesmente torna-se menor.

As fibras musculares se convertem em células de gordura e facilmente encolhem. Ou seja voce não vai engordar se continuar com sua reeducação alimentar correta apenas porque ficou sem academia um tempo, mais vai perder massa muscular se seu treino é intenso e não voltar a rotina normal.

Mito 5: Treinar as pernas todos os dias é necessário para desenvolver músculos

musculação feminina

Na musculação quando se trata de construir músculos e curvas, a regra é única: treino intenso, fazer os exercícios completos em dias alternados, 3 vezes por semana, ou dividir o treino em 2 partes e faça todos os dias, alternando os treinos 1 e 2 para que seu músculo trabalhado se recupere por 24 horas.

Veja a tabela abaixo de como fazer todos os dias e dividir seu treino de forma correta para bons resultados na musculação feminina.

como dividir o treino feminino

Todo trabalho que você faz na academia é o estímulo para o crescimento muscular sem dúvida, então a reparação real e reconstrução ocorrem nos dias de descanso de cada grupo muscular e com base em uma alimentação adequada.

Se você eliminar o tempo de recuperação, irá interromper a capacidade do músculo desenvolver, ou seja, crescer.

É importante enfatizar que o exercício aeróbico que abrange a parte inferior do corpo pode ser feito com mais frequência, pois inclui as fibras musculares de contração lenta para atividades que podem ser mantidas por longos períodos de tempo.

A esteira até pode desempenhar um papel importante e ajudar a modelar o seu corpo, principalmente nas pernas, de forma que, pode ser feito com mais frequência, mas não todos os dias.

Mito 6: Muita proteína é ruim

A proteína é um dos maiores construtores do músculo. Quando a proteína é digerida, seu corpo separa-os em aminoácidos individuais, que são usados para todos os tipos de funções importantes, incluindo aumento e reparação muscular.

Quando a musculação feminina for intensa, certifique-se que tem quantidades necessárias de proteína. As pessoas em uma dieta de restrição calórica precisam ser cautelosas ao consumir proteínas em excesso, entretanto, se este não for seu caso, não se preocupe em ingerir mais do que precisaria.

Para certificar que você obtenha todos os aminoácidos essenciais, consuma uma grande diversidade de fontes de proteína, principalmente se você for vegetariana. Se você não conseguir ingerir proteínas suficiente pelo meio de alimentação, pense em inserir um suplemento à sua dieta.

Mito 7: A esteira é tudo que uma mulher precisa para começar o treino

Qual fazer primeiro? Esteira ou musculação? Quem treina já sabe a importância da musculação “anaeróbio” e da corrida “aeróbio”. A maior dúvida é qual dar início primeiro? Será que um interfere? Vamos descobrir, mais lembrando que a regra não é apenas para as mulheres é o maior mito na musculação feminina ou seja; a regra é para ambos sexos.

Foi comentando esteira, mas pode ser qualquer outro tipo de atividade aeróbia (como bicicleta, natação, aulas de ginástica etc…)

Os exercícios aeróbicos são excelentes para a saúde, principalmente do sistema cardiovascular. Além disso são muito procuradas para o emagrecimento. Da mesma maneira, a musculação vem sendo mostrada cada vez mais como uma das atividades físicas com maiores benefícios para a saúde, além de ser excelente para a perda de gordura.

Aeróbicos antes ou depois da musculação, vai depender do objetivo do praticante.

Se o objetivo for emagrecer, tanto faz fazer os aeróbios antes ou depois da musculação. O importante é o gasto calórico total com as duas atividades, a fim de se adquirir um balanço calórico negativo.

Mas se seu objetivo é ganhar massa muscular, é melhor que você comece com a musculação. De modo que evita que os exercícios aeróbicos consumam o glicogênio muscular que é necessário para a execução do treino de musculação na intensidade necessária para a hipertrofia.

E combinar os benefícios das duas atividades não seria melhor? Claro, é simples procure o educador físico estabeleça seu objetivo para que o profissional monte seu treino associando de acordo a sua necessidade.

Mito 8: Levantar peso torna as mulheres masculinas

Primeiramente, levantar peso contribui para a construção de músculos e perda de gordura, não significa que a mulher ganhe um volume masculino apenas por realizar a musculação feminina. Vários estudos indicam que as mulheres que fazem o treinamento de resistência são mais fortes, mais esbeltas e saudáveis do que as mulheres que não o fazem.

Na musculação feminina têm mulheres com corpos musculosos e bombadas e outras com um porte mais delicado, ou seja, no treino de musculação é possível esculpir o corpo desejado conforme seu objetivo, cada uma com sua performance, com sua resistência física, assim, existem diferenças de resultados em cada pessoa, com base na predisposição genética e metas.

Mito 9: Todas as mulheres recorrem academia para perder peso

As mulheres estão em busca constante para melhorar aparência. Seja perder gordura e ganhar massa magra, melhorar a capacidade atlética e resistência e algumas querem melhorar a saúde.

Do mesmo modo como os homens, algumas mulheres estão na academia para ficar mais fortes, algumas querem perder peso, os objetivos na academia são totalmente pessoais, por isso que, os programas desenvolvidos por profissionais de Educação Física para a musculação feminina modificam de acordo com cada pessoa.

Copiar o treino de uma amiga não irá trazer resultados satisfatórios, pois a meta dela pode não ser o mesmo que o seu e o biótipo. Um programa de treinamento deve ser completamente específico e pessoal.

Mito 10: Muitas repetições para emagrecer e poucas para ganhar músculos

Um treino de hipertrofia ainda é uma forte aliado no método de emagrecimento. Nele iremos acrescer o consumo de oxigênio excessivo após o exercício e também aumentar o metabolismo basal do indivíduo, ajudando na perda de peso.

Vamos fazer uso te todos os benefícios da musculação para manter nosso corpo em forma e com saúde:

12 Benefícios da musculação feminina

1. Desenvolva mais músculos e previna a perda muscular

A idade chega para todos, enquanto envelhecemos, nós começamos a perder músculos. Apesar de pouco visível em adultos mais jovens, este processo tem início entre os 30 aos 40 anos de idade.

Essa perda muscular é conhecida como Sarcopenia. Algumas estratégias usadas para diminuir o efeito do envelhecimento da massa muscular como a prática de exercícios contra resistência (a musculação), uma alimentação saudável.

Vamos treinar pegar pesado sim. Músculos não é ser masculinizadas, a musculação feminina (as mulheres) não tem os hormônios para ganhar esse tipo de massa muscular. Ou seja, deixe de lado o medo e pegue pesos na academia ou invista em um par de alteres.

2. Queime mais gordura

Os Treinamentos de Força vão queimar gordura mais rápido do que qualquer exercício cardiorrespiratório. Quer saber como?  Quando levantamos pesos, nossos tecidos musculares se rompem. Após o exercício, é a oportunidade de reconstruir essas fibras musculares.

A construção de músculos “reparo celular” queima uma quantidade enorme de calorias, o que auxilia a queimar a gordura corporal e constitui um dos maiores benefícios da musculação para a boa forma.

3. Determine um efeito de queima posterior

O termo para o efeito de queima posterior é EPOC (Consumo de Oxigênio em Excesso Após o Exercício). Após a realização de uma sessão de exercícios, aeróbio ou contra resistência, a taxa metabólica continua elevada em relação aos valores de repouso, para que o organismo retorne ao seu estado de equilíbrio.

Estudos demonstram que treino de força queima mais calorias após o exercício do que os exercícios cardiorrespiratórios lentos.

4. Aumente sua Força

Com um treino intenso, você notará evolução nos seus levantamentos. E não necessita ser um gênio para notar que o treino de força a deixará mais forte.

5. Estabeleça uma meta nas áreas especificas e consiga melhor seu objetivo

Apesar de não existir recursos mágicos para a redução de gorduras localizadas por isso devemos e precisamos exercitar todos os nossos grupos musculares, mais um dos benefícios da musculação feminina é poder eliminar aquelas áreas problemáticas como, gordura nas costas, braços flácidos, gordura no peito, “pneuzinhos”, etc.

6. Melhore seu humor e combata a depressão

A musculação oferece sensação de bem-estar em um nível químico e hormonal, aumenta os níveis de endorfina no seu cérebro, e endorfinas têm uma estrutura molecular similar à da morfina, conhecido como o composto químico “feliz”, porque ele aumenta sua sensação de bem estar. Endorfinas são bloqueadores naturais de dor e estresse.

7. Aumente sua confiança e sua autoestima

Um treino adequado de força, junto a uma dieta balanceada proporcionará a perda de gorduras que você sempre sonhou. De modo que, automaticamente, vai aumentar sua confiança e autoestima. Você vai ter aquela opinião de “Sim. Eu posso”.

8. Reduza seu risco de diabetes

Treinos de força acrescentam seu tecido muscular. Os músculos vão usar o açúcar do sangue como combustível e criar reservas de açúcar em forma de glicogênio. Por tanto quanto mais músculos você tiver, menores os níveis de açúcar no sangue, reduzindo o risco de contrair diabetes do tipo 2.

9. Diminua suas chances de lesões, dor nas costas e artrite

Ossos mais fortes com mais músculos e você reduz seu risco de lesões. Além disso os treinos de resistência também podem auxiliar a reduzir dor nas costas e a suavizar o desconforto da artrite e da fibromialgia.

10. Saúde ao Coração. Sim!!

Sabemos que o coração é um músculo, e um dos princípios da musculação é fortalecer os músculos, de maneira que estaremos praticando uma boa saúde para o coração, consequentemente equilibrando a frequência cardíaca evitando a hipertensão.

11. Menstruou? Está irritada? Quaisquer que sejam os sintomas da TPM não abandone a academia por isso

Um dos principais fatores inclusos à TPM (Tensão Pré-menstrual) é a depressão e mau humor, e a musculação feminina faz muito bem traz o equilíbrio na produção dos hormônios femininos, do estrógeno e progesterona, os quais sofrem alterações durante a TPM.

Portanto com a prática de atividades físicas, vai fazer com que sejam produzidos outros hormônios que amenizam todos os sintomas da Tensão Pré-menstrual, especialmente o mau humor, estes são a beta endorfina e os hormônios anabólicos.

12. Adeus celulite

Primeiro: A alimentação é o fundamental apoio que precisa para se livrar rapidamente da celulite. Porém, é muito importante saber como se alimentar (alimentos permitidos e não permitidos nem vou relacionar porquê acredito que nós mulheres estamos cansadas de saber quais).

Segundo: Os exercícios aeróbicos e musculação, que são importantíssimos para queimar gordura ou seja, treinos de força acrescentarão a massa muscular, a qual consome mais energia quando está maior. Porque a camada de gordura é retirada, é possível ver os músculos. Portanto, associar musculação e exercícios aeróbicos ajudam na tonificação do corpo.

Ao mesmo tempo, quando se trabalha músculos em certos pontos, além de melhorar a circulação, irriga-se os músculos com energia, a qual pode ser removida da capa de gordura próxima.

Na academia alguns aparelhos que melhor contribuem  para a tonificação muscular e diminuição da celulite, são: Mesa flexora, Cadeira extensora, Cadeira Adutora, Cadeira Abdutora, Gráviton.

Links úteis:

Gostou do artigo? Te ajudou em alguma das informações? O que achou dos benefícios da musculação para a saúde e boa forma? Com qual você mais se empolgou? Comente abaixo! Compartilhe! e Avalie!

Quantas estrelas merece esse artigo? Avalie! Sua opinião é muito importante para nós! 😉

 

Share Button
 

Tenho Certeza Que Você Vai Gostar Também

Sem comentários

Deixe uma resposta