O que é Biotina e para que serve? Benefícios da Biotina

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A biotina também conhecida como vitamina B7, vitamina B8, ou vitamina H, é uma das vitaminas que fazem parte do Complexo B. Ela é fundamental ao ser humano, trata se de um composto hidrossolúvel (absorvido pelo intestino e levado aos tecidos por meio da circulação), precisa de reposição diária, já que o nosso corpo não pode armazená-la, por isso faz com que o excesso seja expelido na urina, vamos conhecer todos os benefícios da biotina.

Veja o link abaixo para conhecer a importância e diferença das vitaminas.

O que é biotina e para que serve?

A biotina (1) trabalha no organismo como uma enzima, processando as gorduras, proteínas açúcares e carboidratos, gerando energia para o corpo e produzindo ácidos que nutre a pele, as unhas e os cabelos em bom estado. Ela também atua no sistema nervoso como calmante e ainda é benéfica para quem procura perder peso e quem busca ganhar massa muscular.

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Quais alimentos que contem biotina?

Existem inúmeros alimentos onde podemos encontrar essa vitamina, entre eles estão: leite e derivados (como, manteiga, queijo e iogurte), aves, peixes, carne de boi, gema de ovo, soja, nozes, aveia, gérmen de trigo, espinafre, arroz integral, couve-flor e frutas (principalmente laranja, melão, abacaxi, banana, morango, melancia e abacate).

Os que possuem grandes quantidades de biotina são: soja, gema de ovo, peixe e leite. Mesmo após o cozimento, a vitamina permanece sem alterações.

Abaixo vamos conferir todos os benefícios da biotina para a boa forma e saúde, e assim você vai entender como a vitamina é importante em nosso organismo.

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7  Benefícios da biotina

1. Melhor Metabolismo

Um dos mais consideráveis benefícios da biotina é o seu papel no metabolismo, realizado principalmente através da ativação de enzimas.

As enzimas são fundamentais para uma digestão eficiente, pois são elas que quebram os nutrientes em unidades menores que podem ser absorvidas pelo corpo. De forma que, a biotina cuida por uma digestão completa, com absorção mais rápida e mais segura dos nutrientes necessários.

2. Perda de Peso

Os benefícios da biotina para a perda de peso se dão principalmente através de suas funções no metabolismo evitando que o corpo apresente reações negativas que levam ao acúmulo de gordura a ao avanço exagerado do apetite.

Outro ponto enorme para o emagrecimento é o controle que a vitamina exerce sobre os níveis de açúcar no sangue. Níveis altos de açúcar beneficiam o acúmulo de gordura.

De forma que, os níveis controlados de açúcar permitem que o corpo trabalhe com níveis mais baixos de insulina, um hormônio que estimula o armazenamento de gordura.

3. Ganho de Massa Muscular

A biotina é de ampla importância para o ganho de massa muscular, especialmente em virtude de suas funções no reparo dos tecidos danificados.

A recuperação dos tecidos se adequa perfeitamente no treino de hipertrofia, cujo princípio é provocar menores danos nos músculos, que são em seguida reparados com ganhos de massa muscular.

Por meio do seu papel na digestão, garante que o corpo tenha a energia necessária para a síntese proteica, fator fundamental para o crescimento dos músculos.

4. Regulação dos Níveis de Açúcar

A biotina tem entre as suas funções a manutenção de níveis de açúcar regulares no sangue. Manutenção essa que evita momentos de excesso ou de escassez de açúcar, reduzindo a pressão sobre os níveis de insulina, prevenindo e reduzindo severidade da diabetes tipo 2.

5. Benefícios para a Pele e para o Cabelo

Biotina, é reconhecida em suas funções na manutenção da saúde da pele, do cabelo e das unhas. Os benefícios da biotina para esses tecidos se mostram através de uma queda de cabelo em menor quantidade, cabelos e unhas mais fortes, as quais passam a se quebrar menos evitando uma série de problemas estéticos.

6. Menos Colesterol e Triglicerídeos

Os benefícios da biotina para a saúde do sistema circulatório e do coração está em primeiro lugar. Bons níveis de biotina no corpo fornecem para uma redução dos níveis de colesterol, o que diminui consideravelmente o risco da hipertensão, e da arteriosclerose.

Tem o mesmo efeito redutor sobre os níveis de triglicerídeos, que são nocivos para o sistema circulatório e que podem até mesmo piorar o problema do colesterol, diminuindo os níveis de colesterol HDL (o colesterol “bom”).

7. Reparo dos Tecidos

Também possui funções importantes quando se refere ao crescimento e ao reparo de uma grande variedade de tecidos do corpo humano. De maneira que, o crescimento da medula óssea depende da biotina, assim como o reparo das células nervosas possivelmente danificadas.

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