Os Melhores alimentos para uma dieta Low carb

os melhores alimentos para uma dieta low carb

Hoje vamos te passar quais são os melhores alimentos para uma dieta low carb conforme pesquisas e estudos.

Pesquisas mostram que diminuir o consumo de carboidratos pode reduzir os níveis de fome (1) podendo levar à perda de peso “natural”, sem a obrigação de contagem de calorias (2).

Em 23 estudos revelaram que dietas de baixo teor de carboidratos em regra promovem mais perda de peso do que dietas de baixo teor de gordura. (3, 4).

Cortar carboidratos ainda pode ter numerosos benefícios para a saúde metabólica (5). Incluindo redução no nível de açúcar no sangue, triglicérides e pressão arterial, entre outros (6, 7, 8, 9, 10).

Então seguir uma alimentação low carb não é nada complicado. Apenas fazer sua dieta em torno de alimentos de verdade que são baixos em carboidratos, veja abaixo os melhores alimentos para uma dieta low carb.

Os melhores alimentos para uma dieta low carb

1. Ovos

O ovo é o segundo melhor alimento do mundo.

Eles são ricos com todos os tipos de nutrientes, incluindo essenciais nutrientes cerebrais e compostos que podem melhorar a saúde ocular entre outros (11, 12).

Carboidratos: quase zero.

Link útil:

Carnes

Todos os tipos de carne estão perto de zero carboidrato. Com exceção dos órgãos, como o fígado, que é cerca de 5% carboidratos (13).

2. Carne de vaca

É saciante e rica em nutrientes importantes como ferro e B12. Existem dezenas de diferentes tipos de carne bovina, de bife a carne moída.

Carboidratos: zero.

3. Cordeiro

A carne de cordeiro assim como a carne de vaca, contém inúmeros nutrientes benéficos, incluindo ferro e B12. O cordeiro é habitualmente alimentado com erva, e tende a ser rico em um ácido gordo benéfico chamado ácido linoleico conjugado (14).

Carboidratos: zero

4. Frango

É uma das carnes mais populares do mundo. E rica em muitos nutrientes é uma excelente fonte de proteína.

Carboidratos: zero.

5. Carne de porco, incluindo bacon

A carne de porco e bacon é um outro tipo delicioso, e um dos alimentos favoritos de muitas pessoas na low-carb.

Bacon é uma carne processada, no entanto, não é porque é permitido na dieta que deve comer quantidades enormes, limite uma quantidade diária com outros nutrientes, nada de comer só bacon sem outro acompanhamento.

Carboidratos: zero. Mas leia o rótulo e evite bacon que é curado com açúcar.

Outras carnes com baixo teor de carboidratos:

  • Vitela
  • Carne de veado
  • Peru

Peixe e frutos do mar

Estão na lista, os melhores alimentos para uma dieta low carb também Peixe e frutos do mar. Eles são ricos em B12, iodo e ácidos graxos omega-3, nutrientes importantes para suplementar nossa alimentação.

Como a carne, praticamente todos os peixes e frutos do mar contém nenhum carboidrato.

6. Salmão

O salmão é um tipo de peixe gordo, o que significa que contém quantias significativas de gorduras saudáveis para o coração, neste caso os ácidos graxos omega-3. Salmão também é rico em B12, iodo, e contém uma quantidade grande de vitamina D3.

Carboidratos: zero.

7. Truta

Assim como o salmão, a truta é um tipo de peixe gordo e muito rico em ácidos graxos omega-3 e outros nutrientes importantes.

Carboidratos: zero

8. Sardinha

Sardinhas são peixes oleosos que normalmente são comidos quase inteiros aproveitando tudo.

Sardinhas estão entre os alimentos mais nutritivos, contendo quase todos os nutrientes que o corpo humano necessita.

Carboidratos: zero.

9. Crustáceos

Também estão entre os melhores alimentos para uma dieta low carb, estão classificados como alimentos mais nutritivos do mundo, e contêm pequenas quantidades de carboidratos.

Carboidratos: 4-5 gramas de carboidratos a cada 100 gramas de marisco.

Outros peixes e frutos do mar low carb:

  • Bacalhau
  • Atum
  • Arenque
  • Camarão
  • Lagosta
  • Linguado

Legumes

A maior parte dos vegetais são baixos em carboidratos. Folhas verdes e vegetais crucíferos são individualmente baixos, a maioria dos carboidratos neles consiste de fibra.

Porém, legumes com amido, como batatas, são ricos em carboidratos.

10. Brócolis

Os brócolis é um vegetal crucífero delicioso que pode ser consumido cru ou cozido.

É rico em vitamina K vitamina C, e fibra, e contém compostos que ajudam a combater o câncer.

Carboidratos: 7 gramas a cada 100 gramas.

11. Tomates

Botanicamente o tomate é um fruto. Tomate tem muito menos açúcar do que as frutas, mas são geralmente consumidos como legumes.  São ricos em vitamina C e potássio.

Carboidratos: 4 gramas a cada 100 gramas

12. Cebolas

As cebolas são indispensáveis para dar sabor às receitas, e estão entre os melhores alimentos para uma dieta low carb. Elas são ricas em fibras, antioxidantes e vários compostos anti-inflamatórios.

Carboidratos: 9 gramas a cada 100 gramas.

13. Couve de Bruxelas

A couve-de-bruxelas é um vegetal altamente nutritivos, relacionados aos brócolis e à couve. São muito ricos em vitamina C e vitamina K, e contêm inúmeros compostos benéficas a saúde

Carboidratos: 7 gramas a cada 100 gramas.

14. Couve-flor

A couve-flor é um vegetal muito versátil é muito aceito entre os melhores alimentos para uma dieta low carb que pode ser usado para fazer pratos deliciosos um belo substituto para a batata cheia de carboidratos. É rico em vitamina C, vitamina K e folato.

Carboidratos: 5 gramas a cada 100 gramas.

Inclua no seu cardápio as receitas abaixo:

15. Couve

A couve é um vegetal muito popular. É rica em fibra, vitamina C, vitamina K e antioxidantes, possui inúmeros benefícios para a saúde.

Carboidratos: 10 gramas a cada 100 gramas.

16. Berinjela

Não é só o tomate que é fruto a berinjela entre outras também mas consumida como um vegetal. Ela possui usos interessantes na alimentação pratos diversos e é rica em fibras.

Carboidratos: 6 gramas a cada 100 gramas

17. Pepino

Pepino é um vegetal popular com um sabor suave e muito rica em água, com uma pequena quantidade de vitamina K.

Carboidratos: 4 gramas a cada 100 gramas.

Links úteis:

18. Pimentões

Os pimentões são ricos em fibra, vitamina C e antioxidantes.

Carboidratos: 6 gramas a cada 100 gramas.

19. Aspargo

Aspargo é um vegetal rico em vitamina C, folato, vitamina K e antioxidantes e fibras. Também é muito rico em proteínas em comparando com a maioria dos vegetais.

Carboidratos: 2 gramas a cada 100 gramas.

Outros legumes de baixo teor de carboidratos

  • Repolho
  • Espinafre
  • Aipo
  • Abobrinha
  • Acelga

Com a exceção de vegetais de raiz amiláceos, praticamente todos os vegetais são baixos em carb

Frutas Low Carb lista

20. Frutas

Na lista, os melhores alimentos para uma dieta low carb não poderia ficar de fora as frutas porem, a quantidade também requer moderação para quem está iniciando e quer perder peso, exceto para quem quer só manter o peso.

Se precisa emagrecer as mais indicadas são:
Abacate, coco, limão, kiwi, maracujá, morango, framboesa, pitanga, amora, acerola.

Com moderação: mamão, pera, tangerina/laranja, pêssego, melão, ameixa.
Evite: melancia, banana, figo, uva, manga, abacaxi.

Quando atingir seu peso ideal está liberado todas as frutas.

Nozes e sementes

Nozes e sementes são muito conhecidos em dietas de baixo teor de carboidratos. Eles são ricos em gordura, fibras, proteínas e vários micronutrientes.

21. Amêndoas

Amêndoas são deliciosas e saborosas, ricas em fibra, e vitaminas, estão entre as melhores fontes do mundo de magnésio. Além do mais, as amêndoas podem ajudar promover a perda de peso (15, 16).

Carboidratos: 22 gramas a cada 100 gramas.

22. Nozes

As nozes são riquíssimas em ácido graxo omega-3.

Carboidratos: 14 gramas a cada 100 gramas.

Gorduras e óleos

Entre os melhores alimentos para uma dieta low carb estão a escolha de gorduras e óleos saudáveis baseada em alimentos de verdade, óleos vegetais refinados como óleo de soja, óleo de milho e outros jamais.

23. Manteiga

Carboidratos: zero.

24. Azeite Extra Virgem

Carboidratos: zero.  (Azeite de Oliva: Muito Importante na Nossa Dieta)

25. Óleo de coco

Óleo de coco é carregado com ácidos graxos de cadeia média que têm poderosos efeitos benéficos sobre o metabolismo. O consumo de óleo de coco pode reduzir o apetite e aumentar a queima de gordura (17, 18, 19, 20).

Carboidratos: zero.

Bebidas low carb

Bebidas sem adição de açúcar aceitáveis na alimentação low carb.

26. Água

A água, óbvio, é a melhor opção de bebida

Carboidratos: zero.

27. Café

O café é uma das melhores fontes de antioxidantes na dieta, beber café diminui o risco de várias doenças graves, incluindo diabetes tipo 2, doença de Parkinson e Alzheimer (21, 22, 23, 24, 25, 26).

Carboidratos: zero.

28. Chá

Chá, especialmente chá verde, possui vários tipos de benefícios de saúde impressionantes. Também auxilia na  queima de gordura  (27, 28).

Carboidratos: zero.

29. Outros

Ervas, especiarias e condimentos

Há uma infinita variedade de  ervas, especiarias e condimentos que você pode comer como, pimenta, alho, gengibre, canela, mostarda e orégano e etc..

Como você a alimentação low carb se baseia em alimentos de verdade e saudáveis.

Veja também:

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2 comentários

  • responder
    Isabel Cristina da Silva
    at

    Olá bom dia…..estou adorando a matéria muito Boa….me ajudou muito …

     
    • responder
      Silvana Rocha
      at

      Olá boa noite Querida! Feliz em ter sido útil e ajudado, qualquer duvida em outros temas estou a disposição ok? bjo

       

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