Pirâmide alimentar: mais saúde para você!

pirâmide alimentar1 - Pirâmide alimentar: mais saúde para você!

Um plano de alimentação saudável pode ser ilustrado de muitas maneiras. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, utiliza um prato chamado de “MyPlate” para incentivar as pessoas a fazerem escolhas alimentares saudáveis. Muitas outras dietas saudáveis são representadas por uma pirâmide alimentar. Podemos encontra-las na Ásia, América Latina e no Mediterrâneo.

 

Princípios básicos de uma dieta saudável

Símbolos da pirâmide ilustram como as peças de uma dieta saudável se encaixam. A base da pirâmide é tipicamente composta de alimentos que devem ser consumidos com mais frequência.

Em contraste, são mostrados nas seções abaixo da pirâmide, outros que devem ser ingeridos em quantidades menores ou com menos frequência.

O mesmo princípio se aplica ao prato, metade dele consiste no que você deve aderir em sua dieta. Claro que nenhum alimento fornece todos os nutrientes que seu corpo precisa, então a ideia é comer uma variedade de cada grupo para obter todos os nutrientes necessários, além de outras substâncias que promovam a boa saúde.

 

Planos alimentares mais saudáveis, como o da pirâmide alimentar, enfatizam o seguinte:

  • Comer mais alimentos de origem vegetal, incluindo frutas e grãos integrais
  • Escolher proteína magra, a partir de uma variedade de fontes
  • Limitar a ingestão de sal
  • Controlar o tamanho das porções
  • Ser fisicamente ativo

 

Variações entre os planos alimentares saudáveis

Embora a maioria das dietas saudáveis sejam construídas sobre os mesmos princípios, existem diferenças importantes que refletem nas preferências alimentares, na disponibilidade de alimentos e padrões culturais alimentares.

Por exemplo, a dieta da pirâmide latino-americana poderia mencionar tortilhas e farinha de milho, enquanto que a dieta da pirâmide asiática pode incluir macarrão e arroz.

 

Outras diferenças da pirâmide alimentar incluem:

  • Grupos de alimentos: Os grupos de alimentos entre os planos de alimentação saudável variam um pouco. Por exemplo, algumas versões têm proteínas de origem vegetal – soja, feijões e nozes. Em outro grupo separado há proteínas de origem animal, como carne, aves, ovos e produtos lácteos. Isso ocorre porque algumas dietas limitam ou excluem proteínas animais inteiramente.Pirâmide alimentar

Use a pirâmide alimentar a seu favor

Para ver como seus hábitos alimentares igualam-se a esses planos alimentares saudáveis, mantenha um diário alimentar durante vários dias. Em seguida, compare o quanto de sua dieta vem dos vários grupos de alimentos. Você pode se surpreender com os resultados.

Para uma alimentação mais saudável, comece com mudanças graduais, como comer mais vegetais, frutas e grãos integrais, e limitar gorduras e doces.

 

Aqui estão mais algumas dicas para ajudar você a adotar hábitos alimentares mais saudáveis:

 

  • Escolha uma variedade de alimentos: Além de escolher os alimentos de cada grupo alimentar, também escolha uma variedade de alimentos de dentro de cada grupo. Isso garante que você obtenha todas as calorias, proteínas, vitaminas, minerais e fibras que você precisa. Escolher uma grande variedade de alimentos também ajuda a tornar suas refeições e lanches mais interessantes.
  • Adaptar o plano às suas preferências: Por exemplo, uma porção de grãos não significa apenas uma fatia de pão. Pode ser arroz, massas de trigo integral, grãos, bolo de farinha de milho ou até mesmo pipoca. Se você precisa evitar o leite por causa da intolerância à lactose, tente iogurte ou leite de soja fortificado.
  • Combinar os alimentos da maneira que desejar: Por exemplo, você pode fazer uma refeição de arroz integral, filé de frango grelhado e vegetais. Ou você poderia comer peixe temperado com limão e frutas, ou servir legumes no vapor sobre o macarrão. As possibilidades são praticamente infinitas.

 

Lembre-se de ser criativo e ter bom gosto. Uma variedade de planos alimentares saudáveis estão disponíveis, então por que não experimentar um pouco de cada? Você pode explorar a culinária de várias regiões do mundo e melhorar a sua dieta ao mesmo tempo.

 

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