Plano Alimentar Para Diabéticos Um Guia Completo

plano alimentar para diabéticos

Se você tem diabetes, você provavelmente sabe o quão importante a sua dieta pode ser quando se trata de controlar os sintomas, no entanto, um plano alimentar para diabéticos vai muito além de cortar carboidratos e reduzir o consumo de açúcar.

Na verdade, encher seu prato com os alimentos certos e mudar sua rotina diária também pode ter um enorme impacto no gerenciamento de seus níveis de açúcar no sangue.

Quer saber o que um diabético deve e não deve comer? Ou curioso o que uma dieta diabética realmente parece?

Continue lendo para tudo que você precisa saber sobre como começar um plano alimentar para diabéticos.

O artigo original foi publicado pelo Dr. Josh Axe 

O que é uma dieta diabética?

Quando você come carboidratos, seu corpo produz enzimas que os decompõem em moléculas de açúcar menores.

Esses açúcares são transportados por um hormônio chamado insulina para fora da corrente sanguínea e para as células, onde podem ser usados ​​como fonte de energia.

Diabetes é uma condição que prejudica a capacidade do organismo de processar adequadamente os nutrientes, resultando em níveis anormais de glicose – ou açúcar – no sangue.

Para as pessoas com diabetes, o processo de decompor os carboidratos e transportá-los para as células não funciona da maneira esperada, o que pode levar a picos e quedas nos níveis de açúcar no sangue.

Diabetes é frequentemente tratado com medicamentos que reduzem os níveis de açúcar no sangue e ajudam o corpo a usar insulina de forma mais eficaz.

No entanto, mudar o seu plano de refeições e seguir um plano alimentar para diabéticos básico também é absolutamente essencial para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

A melhor dieta para diabéticos deve incluir uma mistura de ingredientes ricos em nutrientes e com baixo teor de carboidratos, incluindo vegetais não ricos em amido, alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis ​​para o coração.

Outros alimentos ricos em fibras que contêm uma quantidade moderada de carboidratos, como grãos integrais, legumes, nozes e sementes também podem ser incluídos em quantidades limitadas como parte de um plano alimentar para diabéticos/ pré- diabética .

Seguir o plano alimentar não só ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, mas também pode melhorar a saúde geral e prevenir alguns dos efeitos colaterais associados ao diabetes.

Além disso, ele também pode proteger contra outras condições crônicas, aumentando a saúde do coração e mantendo sua cintura sob controle.

Plano alimentar para diabéticos

Seguir um plano de dieta para diabéticos para perder peso e gerenciar seus níveis de açúcar no sangue não precisa ser difícil.

De fato, incorporar alguns alimentos dietéticos em sua rotina enquanto corta lanches açucarados e refrigerantes pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Diabetes alimentos permitidos e evitados

Alimentos para comer

Uma das melhores maneiras de gerenciar eficazmente os níveis de açúcar no sangue é preencher sua dieta com alimentos integrais ricos em nutrientes.

Então, quais alimentos diabéticos podem comer livremente? Aqui estão algumas das principais opções na lista de alimentos para diabéticos:

  • Vegetais sem amido: verduras, brócolis, couve-flor, cenoura, tomate, pimentão, aipo, couve de Bruxelas, etc.
  • Carne: carne de vaca , cordeiro, cabra, porco, etc.
  • Aves de capoeira: frango caipira, peru, pato, etc.
  • Frutos do mar: salmão, sardinha, cavala, atum, anchovas, etc.
  • Ovos
  • Gorduras saudáveis: óleo de coco, abacate, azeite de oliva, óleo MCT , manteiga alimentada com capim
  • Bebidas: água, café e chá sem açúcar

Há também vários alimentos que você pode desfrutar com moderação, desde que eles se encaixem no seu lote diário de carboidratos.

Aqui estão alguns exemplos de alimentos para consumir em quantidades limitadas:

  • Nozes: amêndoas, pistaches, nozes, macadâmia, etc.
  • Sementes: sementes de chia, sementes de linho, sementes de cânhamo, etc.
  • Frutos: maçãs, bagas, laranjas, bananas, pêras, etc.
  • Laticínios: iogurte sem açúcar, queijo feta, queijo cottage , leite de cabra, etc.

Alimentos para evitar

Tão importante quanto carregar seu prato com alimentos integrais saudáveis ​​é limitar os alimentos que podem aumentar seus níveis de açúcar no sangue.

Aqui estão alguns alimentos na lista de alimentos diabéticos e pré-diabéticos que você deve evitar:

  • Grãos: pão, massa, cereais, etc.
  • Legumes: lentilhas, feijões e ervilhas
  • Legumes ricos em amido : batata, inhame(moderar), milho, abóbora , batata doce (moderar), etc.
  • Snack foods: assados, doces, biscoitos, bolachas, doces, tudo com farinhas refinada (farinha branca, trigo)
  • Bebidas açucaradas: refrigerante, suco, bebidas esportivas, bebidas energéticas, chá adoçado, etc.

Dicas de Plano de Refeição Diabética

1. Planeje suas refeições

Em um plano de refeições para diabéticos, planejar seu cardápio semanal é essencial para equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Incluindo uma boa mistura de gorduras saudáveis, proteínas e fibras em suas refeições pode retardar a absorção de açúcar na corrente sanguínea para promover o controle glicêmico.

Existem vários métodos diferentes para elaborar o seu plano alimentar diabético.

Muitas pessoas optam pela contagem de carboidratos, o que envolve medir a quantidade de carboidratos que você consome em cada refeição.

Embora as quantidades de carboidratos possam variar de acordo com as suas necessidades nutricionais e os medicamentos que você está tomando, a maioria recomenda que você atinja cerca de 15 a 30 gramas de carboidratos em cada lanche e 45 a 60 gramas de carboidratos por refeição.

O método de placa é outra estratégia simples para planejar seu menu de dieta para diabéticos.

Com este método, metade do seu prato deve ser composto de vegetais sem amido, como folhas verdes, brócolis , couve-flor e cenoura.

A metade restante deve ser composta de partes iguais de alimentos proteicos e grãos integrais.

2. Coma mais fibra

A fibra é um componente chave de plano alimentar para diabéticos. Este nutriente chave move-se através do corpo não digerido e retarda a absorção de açúcar para ajudar a regular os níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue.

Espremer algumas porções de fibra em cada refeição é uma maneira fácil e eficaz de manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

Tente encher pelo menos metade do seu prato com vegetais ricos em fibras e sempre optar por grãos integrais em vez de grãos refinados, sempre que possível.

Nozes, sementes e legumes também são ricos em fibras e podem ser desfrutados com moderação como parte de um café da manhã, almoço ou jantar bem equilibrado.

Confira lista completa no link abaixo

Tabela de Fibras Solúveis e Insolúveis

3. Escolha fontes de proteína de alta qualidade

Selecionar fontes saudáveis ​​de proteína é crucial quando se trata de administrar os níveis de açúcar no sangue.

A proteína desempenha um papel central no crescimento e desenvolvimento, bem como na função imunológica, na reparação dos tecidos e na construção muscular.

Alimentos ricos em proteínas de alta qualidade, como carne alimentada com capim, aves criadas ao ar livre e frutos do mar capturados na natureza, são livres de carboidratos, o que significa que não aumentam os níveis de açúcar no sangue no corpo.

Além disso, a proteína modifica os níveis de hormônios específicos no organismo que controlam a fome, o que significa que pode ajudar a mantê-lo satisfeito por mais tempo entre as refeições.

Confira 10 opções ótimas no link abaixo

10 Saladas Que Substituem Uma Refeição

4. Incorporar gorduras saudáveis ​​em sua dieta

Embora a gordura tenha sido difamada como um nutriente insalubre e que obstrui as artérias, na verdade é uma parte importante de uma dieta diabética saudável para o coração.

Incluindo uma dose de gorduras saudáveis, como o óleo de coco , abacate e azeite de oliva em suas refeições pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, atrasando o esvaziamento do estômago.

Estudos mostram que a troca de gorduras trans e gorduras saturadas por gorduras insaturadas pode melhorar a sensibilidade à insulina, permitindo que seu corpo use este importante hormônio de forma mais eficiente para transportar o açúcar da corrente sanguínea para as células.

5. Atividade física

Além de modificar o que você coloca no seu prato como parte de uma dieta para diabéticos, você também pode querer começar a mudar sua rotina diária.

Ajustar a atividade física regular ao seu dia pode ser muito benéfico para a manutenção de níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue.

O exercício aeróbico e o treinamento de resistência, em particular, mostraram melhorar a capacidade do corpo de usar insulina para apoiar o controle do açúcar no sangue.

Atividades como caminhar, andar de bicicleta, nadar e levantar pesos podem ser ótimas adições a um plano de dieta para diabéticos.

6. Considere a suplementação

Vários suplementos foram mostrados para ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, especialmente quando combinados com uma dieta nutritiva e estilo de vida saudável.

Por exemplo, os probióticos mostraram melhorar o metabolismo da glicose e reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum.

A suplementação de magnésio também pode melhorar a sensibilidade à insulina, especialmente naqueles com baixos níveis de magnésio no sangue.

De acordo com uma revisão publicada no Endotext, ocromo, a canela, o cardo de leite, o feno-grego e o melão amargo são outros suplementos que também podem ter propriedades que diminuem o nível de açúcar no sangue.

Conclusão:

  • Um plano alimentar para diabéticos deve incluir uma abundância de alimentos integrais ricos em nutrientes, incluindo vegetais não-amiláceos, proteína de alta qualidade e gorduras saudáveis ​​para o coração.
  • Existem vários métodos para manter o consumo de carboidratos sob controle, incluindo o método da placa e a contagem de carboidratos.
  • Além de incluir muita fibra, gorduras saudáveis e alimentos protéicos em sua dieta, você também deve ter bastante atividade física. Certos suplementos também podem ajudar a suportar níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue.
  • A lista de alimentos dietéticos para diabéticos inclui ingredientes como vegetais e gorduras saudáveis, além de muita carne, aves e frutos do mar.
  • Há toneladas de receitas diabéticas on-line que incluem uma mistura desses ingredientes, o que torna mais fácil do que nunca seguir uma dieta saudável e equilibrada para diabéticos.

Precauções

Se você tem diabetes, é importante trabalhar de perto com seu médico e nutricionista para encontrar a melhor dieta para diabéticos.

Você também deve consultá-los antes de fazer qualquer alteração em sua dieta atual. Em alguns casos, seu médico pode recomendar a modificação da dosagem de seus medicamentos para considerar essas modificações.

Além disso, certifique-se de discutir com seu médico antes de iniciar a suplementação, especialmente se estiver tomando medicamentos para diabetes.

Certos suplementos podem interferir com esses medicamentos e podem fazer com que os níveis de açúcar no sangue diminuam demais.

Sempre comece com uma dose baixa e aumente o seu caminho para avaliar sua tolerância e reduzir o risco de efeitos colaterais negativos.

Confira receitas de pães, bolos, tortas, sobremesas – low carb no link abaixo

Receitas Low Carb

O artigo original foi publicado pelo Dr. Josh Axe 

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