Prebióticos e Probióticos Diferença e Alimentos

Prebióticos e probióticos diferença

Prebióticos e probióticos diferença, quais são os alimentos e para que serve cada um na sua dieta.

Você provavelmente já ouviu falar de prebióticos e probióticos, mas você sabe o que são?

A pesquisa nutricional identificou componentes funcionais específicos de alimentos que podem melhorar a saúde, e prebióticos e probióticos são duas dessas substâncias.

Embora estejam disponíveis como suplementos dietéticos, não é necessário usar pílulas especiais, poções, limpezas ou outras misturas para incorporar prebióticos e probióticos em sua dieta.

Estes “impulsionadores da nutrição” são ingredientes naturais na alimentação diária

Prebióticos e probióticos diferença

Aqui está um resumo do que precisa saber. Confira!

O que são prebióticos?

Os prebióticos são componentes alimentares naturais e não digeríveis que estão ligados à promoção do crescimento de bactérias benéficas em seu intestino.

Simplesmente dito, eles são “bons” promotores de bactérias. Isso mesmo, nem todas as bactérias são ruins!

Prebióticos podem melhorar a saúde gastrointestinal, bem como aumentar potencialmente a absorção de cálcio.

Prebióticos benefícios

Pesquisadores descobriram que os prebióticos são úteis para aumentar as bactérias benéficas no intestino que reduzem o risco de doenças e melhoram o bem-estar geral.

[Florowska 2016] As fibras pré-bióticas não são tão frágeis quanto as bactérias probióticas, porque não são afetadas pelo calor, pelo ácido estomacal ou pelo tempo. Nem o processo de fermentação difere dependendo do indivíduo.

A literatura científica indica que o aumento da ingestão de fibra prebiótica suporta imunidade, saúde digestiva, densidade óssea, regularidade, controle de peso e saúde do cérebro.

Prebióticos alimentos

Os prebióticos incluem frutooligossacarídeos, como inulina e galacto-oligossacarídeos.

Mas, em vez de focar nessas palavras longas, inclua mais fibras na sua dieta comendo mais frutas, verduras e grãos integrais, como banana, cebola, alho, alho-poró, aspargos, alcachofras e alimentos integrais.

Prebióticos estão presentes em alimentos ricos em fibras confira a tabela clicando no link.

Tabela de Fibras Solúveis e Insolúveis

O que são probióticos?

Os probióticos são as bactérias “boas” – ou culturas vivas – exatamente como as encontradas naturalmente em seu intestino.

Essas culturas ativas ajudam a alterar ou repovoar as bactérias intestinais para equilibrar a flora intestinal.

Este componente funcional pode aumentar a imunidade e a saúde geral, especialmente a saúde gastrointestinal.

Por exemplo, os probióticos têm sido utilizados para o tratamento dos sintomas da síndrome do intestino irritável.

Confira o link abaixo para saber tudo sobre intestino irritável

FODMAPs e Síndrome do Intestino Irritável

Probióticos benefícios

De acordo com uma estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, eles são benéficos para a nossa saúde de diversas maneiras, como no tratamento;

  • contra a diarréia infantil, colite ulcerosa, eczemas e para prevenir pouchite (inflamação no intestino) e diarréia infecciosa e outros..

Além disso, essas substâncias estão naturalmente presentes no nosso corpo, já que o sistema digestivo possui mais de 500 bactérias que auxiliam a manter o intestino saudável e ajudam no processo de digestão.

Elas ainda são conhecidas por contribuir com o sistema imunológico do nosso organismo.

Quem quer emagrecer também pode obter efeitos positivos a partir do consumo dos alimentos probióticos.

Isso foi comprovado por um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition (Jornal Europeu de Nutrição Médica, tradução livre) em 2011.

A pesquisa identificou que pessoas que beberam leite fermentado durante 12 semanas conseguiram obter uma redução na gordura abdominal e no peso.

Outro estudo, dessa vez publicado no Journal of Functional Foods (Jornal dos Alimentos Funcionais, tradução livre) no ano de 2012,

constatou que pessoas que consumiram iogurte, que é uma bebida probiótica, registraram perda de gordura no corpo, porém sem reflexos na diminuição do peso.

Confira no link abaixo

Fórmula de Probióticos para Emagrecer

Probióticos alimentos

Para obter mais probióticos, procure alimentos lácteos fermentados, incluindo iogurte, produtos de kefir e queijos envelhecidos, que contenham culturas vivas (por exemplo, bifidobactérias e lactobacilos).

Certifique-se de incluir muitos alimentos não lácteos que também tenham culturas benéficas, incluindo kimchi, chucrute, miso, tempeh e iogurtes não lácteos cultivados.

Conclusão:

É claramente vital nutrir uma mistura bacteriana saudável no cólon.

Podemos começar com uma base de alimentação saudável, concentrando-se em frutas e vegetais frescos e orgânicos, evitando alimentos processados ​​e alimentos e bebidas açucarados.

No entanto, às vezes é difícil com uma dieta moderna típica que inclui alimentos processados ​​e grandes quantidades de açúcar e ingredientes sintéticos para comer bastante alimentos fermentados e alimentos ricos em fibras.

Portanto, nesse caso adicionar suplementos pode ser uma adição saudável à sua dieta. [Verspreet 2016] [Kechagia 2013].

A incorporação de alimentos funcionais promotores da saúde, como alimentos contendo prebióticos e probióticos, na dieta ajuda a criar uma saúde mais saudável.

Para obter conselhos específicos sobre como obter prebióticos e probióticos para suas necessidades específicas de saúde especialmente;

  • se você tiver problemas gastrointestinais ou um sistema imunológico enfraquecido, entre em contato com um nutricionista ou seu médico nutrólogo.

Então, se tinha alguma duvida foi esclarecido? Espero que sim. Comente, Compartilhe e avalie!

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