Psyllium Benefícios Para a Saúde

psyllium benefícios para a saúde

Alguns dos benefícios mais importantes para a saúde do psyllium incluem a sua capacidade de reduzir o colesterol , eliminar problemas digestivos, reduzir a inflamação, reduzir a pressão arterial , ajudar nos esforços de perda de peso e prevenir a diabetes, vamos ao texto – psyllium benefícios para a saúde.

O que é o Psyllium?

Psyllium pode ser o nome que as pessoas reconhecem em termos de suplementos de ervas e realçadores de dieta, mas o que é realmente um nome genérico para as plantas do gênero Plantago[1]

As sementes dessas plantas, que são tipicamente pequenas plantas herbáceas , são altamente valiosas porque podem ser transformadas em mucilagem, a forma mais comum de psílio que é consumida.

É uma fibra dietética natural , e enquanto muitas pessoas pensam nela como um laxante puro, ela tem uma série de outros efeitos no corpo que a tornam tão valiosa.

As plantas de Psyllium crescem principalmente na Ásia, e a Índia é o maior produtor e exportador mundial de casca de psyllium.  [2]

Este suplemento herbal específico tornou-se bastante popular nos Estados Unidos, que é o principal importador das sementes.

A mucilagem valiosa vem do revestimento da semente e cerca de 25% do revestimento da semente é usado para criar essa mucilagem gelatinosa.

O restante da semente também é usado, mas normalmente apenas para ração animal. A única coisa sobre psyllium é que ele se liga com a água, inchaço para dez vezes o seu volume quando entra em contato, daí o seu impacto sobre o corpo.

Embora este produto vegetal tenha sido usado por centenas de anos, a pesquisa ainda está em andamento em termos de outros efeitos que ele pode ter no corpo.

A mucilagem é vendida em grandes quantidades para empresas farmacêuticas, como o Metamucil. Como é, os efeitos comprovados do psyllium são significativos o suficiente.

Agora, vamos dar uma olhada nos muitos benefícios para a saúde do psyllium.

Psyllium benefícios para a saúde

1- Redução do Colesterol

Como é o caso de outros tipos de fibra dietética, o psyllium pode afetar significativamente a saúde do coração, diminuindo o colesterol. [3]

O excesso de fibra alimentar contribui para diminuir a quantidade de colesterol absorvida dos alimentos , evitando que ela cole nas artérias e vasos sanguíneos.

Isso ajuda a reduzir as chances de aterosclerose e os consequentes problemas cardíacos que podem surgir.

Não reduz, no entanto, as quantidades de colesterol bom (HDL), que mantém os níveis de colesterol equilibrados e saudáveis.

Além disso, estimula a produção de bílis, que utiliza ainda mais o colesterol. 

2- Problemas digestivos

A principal função do psyllium é melhorar a funcionalidade e eficiência do sistema digestivo, nomeadamente ligando-se à água no intestino. [4]

Se você está sofrendo de diarréia , o psyllium pode ajudar a aumentar as fezes e normalizar os movimentos intestinais.

Assim como se você se deparar com problemas de constipação, também pode ajudar a reduzir esse desconforto, pois pode estimular o movimento peristáltico e manter as entranhas movendo-se suavemente.

Também pode ajudar a reduzir a tensão e a inflamação, o que pode ajudar a eliminar as hemorróidas e as úlceras gástricas.

3- Prevenção de Diabetes

O psyllium também tem um efeito comprovado nos níveis de açúcar no sangue , o que é importante para todos, independentemente de você sofrer ou não  de diabetes. [5]

Ao regular a liberação de insulina na corrente sanguínea e manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, ela pode ajudar a prevenir o aparecimento do diabetes, pois reduz as chances de grandes picos e mergulhos.

Para as pessoas que vivem com diabetes, adicioná-lo à sua dieta pode ajudar a mantê-lo saudável. 

4- Problemas de perda de peso

Uma das melhores coisas sobre a fibra dietética é que ela cria a sensação de plenitude, e essa sensação de saciedade é muito importante para as pessoas que querem reduzir seu peso. [6]

Ao evitar lanches entre as refeições, os suplementos de psyllium podem manter seus níveis de energia altos sem aumentar os quilos.

Farelo de aveia muitas vezes contém psyllium e é uma escolha popular para um lanche saudável. 

5- Pressão sanguínea

Em vários estudos de fibras alimentares, foram sugeridas associações entre a pressão arterial e a fibra, mas o psílio é um dos poucos compostos que consistentemente demonstram reduzir a pressão sanguínea naqueles que o consomem regularmente. [7]

Embora você não possa chamar isso de vasodilatador necessariamente, o psyllium pode aliviar a tensão nos vasos sanguíneos e nas artérias do coração.

6- Propriedades anti-inflamatórias

Existem vários estudos que mostraram a mucilagem do psyllium para reduzir a inflamação no intestino e cólon. [8]

Isso se deve à atividade fibrosa encontrada nessa mucilagem única, pois pode aliviar o estresse e a tensão no cólon. 

7- Desintoxicar o corpo

Embora a mucilagem de psyllium seja freqüentemente chamada de laxante, é apenas um tipo altamente eficiente de fibra dietética.

No entanto, efetivamente desintoxica o corpo, pois a limpeza do sistema gastrointestinal também pode ser muito purificadora e benéfica para a saúde geral do intestino. [9]

Confira o vídeo a forma correta de usar.

Fontes do artigo estão (números ) no texto 

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