Qual a Diferença da Vitamina D2 e D3 Confira!

Qual a Diferença da Vitamina D2 e D3

Entenda qual a diferença da vitamina D2 e D3, a vitamina D é mais do que apenas uma vitamina. É uma família de nutrientes que compartilha semelhanças na estrutura química.

Na sua dieta, os membros mais comumente encontrados são vitamina D2 e ​​D3. Embora ambos os tipos ajudem a atender seus requisitos de vitamina D, elas diferem de algumas maneiras importantes.

A pesquisa até aponta que a vitamina D2 é menos eficaz do que a vitamina D3 na elevação dos níveis sanguíneos de vitamina D.

Este artigo resume as principais diferenças entre vitamina D2 e ​​D3.

O que é vitamina D?

A vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura que promove a absorção de cálcio, regula o crescimento ósseo e desempenha um papel na função imune.

Sua pele produz vitamina D quando exposta à luz solar. No entanto, se você passar a maior parte do tempo dentro de casa ou viver com uma alta latitude, você precisará obter essa vitamina da sua dieta.

No entanto, pode ser difícil obter quantidades adequadas desta vitamina da sua dieta sozinha, pois ricas fontes naturais são raras. Por estas razões, é comum que as pessoas não consigam o suficiente.

Para evitar sintomas de deficiência , certifique-se de comer alimentos ricos em vitamina D com regularidade, tomar luz solar ou tomar suplementos.

Uma vez que a vitamina D é solúvel em gordura, é melhor escolher suplementos à base de óleo ou levá-los com alimentos que contenham alguma gordura ( 1 ).

A vitamina vem em duas formas principais:

  • Vitamina D2 (ergocalciferol)
  • Vitamina D3 (colecalciferol)

Qual a diferença da vitamina D2 e D3

A vitamina D3 vem de animais, vitamina D2 de plantas

As duas formas de vitamina D diferem dependendo de suas fontes de alimento.

A vitamina D3 só é encontrada em alimentos de origem animal, enquanto a D2 vem principalmente de fontes de plantas e alimentos fortificados.

Fontes de vitamina D3

  • Óleo e óleo de peixe oleoso
  • Fígado
  • Gema de ovo
  • manteiga
  • Suplementos dietéticos

Fontes de vitamina D2

  • Cogumelos (cultivados em luz UV)
  • Alimentos fortificados
  • Suplementos dietéticos

Uma vez que a vitamina D2 é mais barato de produzir, é a forma mais comum em alimentos fortificados.

Resumindo: Qual a diferença da vitamina D2 e D3? vitamina D3 é encontrada apenas em animais, enquanto a vitamina D2 provém de alimentos de origem vegetal.

A vitamina D3 é formada em sua pele

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Sua pele produz vitamina D3 quando exposta à luz solar.

Especificamente, a radiação ultravioleta B (UVB) da luz solar desencadeia a formação de vitamina D3 a partir do composto 7-desidro colesterol na pele ( 2 ).

Um processo semelhante ocorre em plantas e cogumelos, onde a luz UVB leva à formação de vitamina D2 a partir de ergosterol, um composto encontrado em óleos vegetais ( 3 ).

Se você passar regularmente o tempo ao ar livre, ligeiramente revestido e sem protetor solar, você pode estar recebendo toda a vitamina D que você precisa.

Ao contrário da vitamina D na dieta, você não pode sobre dosar a vitamina D3 produzida em sua pele. Se o seu corpo já tiver o suficiente, sua pele simplesmente produz menos.

A vitamina D3 é mais eficaz para melhorar o status de vitamina D

Como viu qual a diferença da vitamina D2 e D3 não são iguais quando se trata de aumentar o seu estado de vitamina D.

Ambos são efetivamente absorvidos na corrente sanguínea. No entanto, o fígado metaboliza-os de forma diferente.

O fígado metaboliza a vitamina D2 em 25-hidroxivitamina D2 e ​​vitamina D3 em 25-hidroxivitamina D3. Estes dois compostos são coletivamente conhecidos como calcifediol.

O calcifediol é a principal forma circulante da vitamina D, e seus níveis sanguíneos refletem as reservas do seu corpo desse nutriente.

Por esse motivo, seu médico pode estimar seu estado de vitamina D medindo seus níveis de calcifediol ( 6 ).

No entanto, a vitamina D2 parece produzir menos calcifediol do que uma quantidade igual de vitamina D3.

A maioria dos estudos mostra que a vitamina D3 é mais eficaz do que a vitamina D2 na elevação dos níveis sanguíneos de calcifediol ( 7 , 8 ).

Por exemplo, um estudo em 32 mulheres mais velhas descobriu que uma única dose de vitamina D3 era quase duas vezes mais efetiva que a vitamina D2 na elevação dos níveis de calcifediol ( 9 ).

Se você está tomando suplementos de vitamina D, considere escolher vitamina D3.

Como melhorar o seu estado de vitamina D

Felizmente, há muitas maneiras de melhorar o seu estado de vitamina D.

Abaixo estão algumas idéias:

  • Faça uso de suplementos de óleo de peixe, como óleo de fígado de bacalhau
  • Coma peixe gordo duas vezes por semana ( 12 ) salmão, atum, sardinha, fígado de galinha, e bovino.
  •  Cogumelos
  • Coma alguns ovos e manteiga ( 13 )
  • Passe, diariamente, pelo menos meia hora no sol, se possível

Se você tomar suplementos de vitamina D, certifique-se de não exceder o nível de ingestão superior seguro, que é de 4.000 UI (100 microgramas) por dia para adultos ( 14 ).

De acordo com o US Institute of Medicine, a média recomendada é 400-800 UI (10-20 microgramas), mas as doses suplementares comuns variam de 1.000 a 2.000 UI (25-50 microgramas) por dia.

Então agora que foi esclarecido qual a diferença da vitamina D2 e D3 a ideia é fazer o uso uma independente da outra para funções benéficas para saúde.

Fontes do artigo estão em números e links.

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