Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis: Conheça a importância

Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis

As vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis são essenciais para o equilíbrio da sua alimentação e que não são produzidas pelo seu organismo. Por isso hoje vamos mostrar a você a importância destes micronutrientes e as formas de melhor aproveita-las para ter uma vida mais saudável! Continue lendo para conferir todas as dicas.

Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis diferença:

O que difere as vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis é a forma com a qual são dissolvidas no organismo. As vitaminas hidrossolúveis são aquelas solúveis em água como:

  • A vitamina C;
  • Vitaminas do complexo B com exceção da vitamina B12 que fica armazenada no fígado para ser aproveitada pelo organismo.

Estas vitaminas são excretadas através da urina e por este motivo precisam ser repostas através da adequação da alimentação e da suplementação quando necessário.

Já as vitaminas lipossolúveis são aquelas que precisam das gorduras para serem dissolvidas e aproveitadas pelo organismo como:

  • Vitamina A;
  • Vitamina D;
  • Vitamina E;
  • Vitamina K.

Estas são absorvidas no intestino pela ação da bile produzida pelo fígado e transportadas pela circulação sanguínea para todas as partes do corpo.

Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis e suas funções.

Cada vitamina exerce uma função específica no seu organismo. Vamos conhecer um pouco mais das funções de cada uma destas vitaminas:

1) Vitamina A (retinol):

Além de sua ação antioxidante esta vitamina tem a função de proteger os olhos, manter a saúde da pele, contribuir para a ação das enzimas no fígado o que facilita a digestão das gorduras e manter a saúde sexual já que atua na produção dos hormônios sexuais.

Ela pode ser facilmente encontrada em alimentos de origem animal ou na forma de betacaroteno o precursor da vitamina A nos alimentos de origem vegetal como as cenouras, acerola, vegetais verdes e amarelas.

2) Vitamina D (calciferol):

Facilita a absorção do cálcio e do fósforo, importantes minerais para fase de crescimento e para o fortalecimento dos ossos, dentes, músculos e nervos.  Agora atenção! Para exercer sua função a vitamina D precisa ser ativada através de a luz solar.

Esta vitamina está presente em alimentos como fígado, ovos e peixes de água salgada.

3) Vitamina E (tocoferol):

Assim como a vitamina A esta vitamina tem ação antioxidante combatendo a ação dos radicais livres. Isso faz com que sua pele fique macia e jovem e que você tenha muito mais disposição para as atividades diárias.

Além disso, a vitamina E auxilia na produção dos hormônios sexuais masculinos e no processo de maturação dos espermas, por isso é muito indicada por nutricionistas e/ou médicos para aumentar a disposição e fertilidade sexual.

Pode ser encontrada em alimentos como abacate, avelã, aveia, batata doce, brócolis, cereais integrais, óleo de milho, óleo de soja, noz e trigo.

4) Vitamina K:

É uma importante vitamina anticoagulante e, além disso, participa da formação dos ossos. Está presente principalmente nos vegetais como a couve, brócolis, salsa, couve de Bruxelas entre outros.

5) Vitamina C:

Esta vitamina tem poder antioxidante e também participa de várias funções do seu corpo como na formação de colágeno, na produção de hormônios e neurotransmissores e para o ganho de resistência imunológica o que te dá uma maior disposição para a atividade física.

É facilmente encontrada em alimentos como na acerola, laranja, limão, mamão, manga, melão, morango e em vegetais folhosos como espinafre, couve-flor, repolho e pimentão.

Dica: Como esta vitamina é facilmente oxidada você deve dar preferência por consumir os alimentos in natura e quando feito em sucos consumir logo após o preparo. Veja abaixo algumas dicas:

Esta dica vale também para outros tipos de vitaminas já que ocorre uma perda natural destes nutrientes no processo de industrialização e manuseio dos alimentos.

6) Vitaminas do complexo B:

Participam ativamente do funcionamento do seu metabolismo, do sistema nervoso e do sistema digestivo fazendo com que eles trabalhem em perfeita harmonia. Além de manter o tônus muscular e a saúde da sua pele.

Esta vitamina pode ser encontrada em alimentos como banana, óleo de oliva, levedo de cerveja, fígado, atum, cereais em grão, vegetais folhosos como espinafre, repolho, couve-flor e em outros alimentos de origem animal como carnes em geral, peixes, ovos e aves.

A vitamina B12 em especial só é encontrada em alimentos de origem animal como carnes, ovos e leite. Por isso em caso de adotar uma dieta vegetariana é importante buscar a suplementação adequada desta vitamina.

Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis o excesso:

Para ter uma alimentação saudável você precisa do equilíbrio nutricional e as vitaminas devem estar inclusas na busca por este equilíbrio.

O que significa que você não deve deixar de ter as vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis em sua alimentação como também não deve consumi-las em excesso.

Ao consumir as vitaminas hidrossolúveis em excesso por exemplo estas acabam sendo excretadas pelo seu organismo através da urina o que não traz nenhum benefício para a sua saúde.

Consumir as vitaminas lipossolúveis pode ser altamente tóxico para o seu organismo, já que estas ficam armazenadas principalmente no tecido adiposo e no seu fígado podendo gerar vários problemas de saúde como:

  • Distúrbios ósseos;
  • Sangramento em tecidos do corpo;
  • Distúrbios no metabolismo;
  • Pele seca;
  • Tontura;
  • Queda de cabelo entre outros. (Alimentos que Evitam Queda de Cabelo: 13 Super Dicas)

Por isso é muito importante não consumir as vitaminas de forma aleatória e sim através da prescrição médica mediante avaliação das suas necessidades individuais considerando:

  • Idade;
  • Peso;
  • Condições de saúde;
  • Nível de atividade física;
  • Condições fisiológicas como por exemplo durante a gestação onde é recomendada a suplementação de ácido fólico para garantir a boa formação do tubo neural do bebê.

Fica a dica: Consulte um nutricionista para adequação da sua alimentação

Tabela vitaminas hidrossolúveis:

Como nossa vida cotidiana é na maioria das vezes corrida, uma tabela com a descrição de cada vitamina e suas respectivas funções facilitaria muito não é mesmo? Esta é a nossa proposta, confira agora os dados da tabela

tabela Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis-min

Vitaminas hidrossolúveis no metabolismo:

As vitaminas hidrossolúveis funcionam basicamente como coenzimas, ou seja, facilitam as reações químicas que acontecem no seu organismo como é o caso das vitaminas do complexo B.

Você já tinha imaginado que as vitaminas teriam tantas funções importantes para o bom funcionamento do seu corpo? Pois então, elas realmente merecem uma atenção especial no seu dia a dia.

Mantenha bons hábitos alimentares, pratique atividade física regularmente e faça exames periódicos para manter uma boa qualidade de vida.

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2 comentários

  • responder
    Edna Bortoli
    at

    Quero agradecer sua dedicação dessas informações muito importante para nossa saúde e bem estar.
    Estarei sempre acompanhando suas dicas de saúde !
    Obrigada

     
    • responder
      Silvana Rocha
      at

      Olá Edna eu que agradeço seu elogio e sua visita, fico muito feliz em saber que gostou e vai nos acompanhar
      Bem Vinda! Tenha um Ótimo Fim de Semana!

       

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