Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis: Conheça a importância

Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis

As vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis são essenciais para o equilíbrio da sua alimentação e que não são produzidas pelo seu organismo.

Por isso hoje vamos mostrar a você a importância destes micronutrientes e as formas de melhor aproveita-las para ter uma vida mais saudável! Continue lendo para conferir todas as dicas.

Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis diferença:

O que difere as vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis é a forma com a qual são dissolvidas no organismo. As vitaminas hidrossolúveis são aquelas solúveis em água como:

As vitaminas hidrossolúveis são aquelas que são dissolvidas em água e prontamente absorvidas nos tecidos para uso imediato.

Porque eles não são armazenados no corpo, eles precisam ser reabastecidos regularmente em nossa dieta.

Qualquer excesso de vitaminas solúveis em água é rapidamente excretado na urina e raramente se acumula em níveis tóxicos.

Com isso dito, certos tipos de vitamina solúvel em água, como a vitamina C, podem causar diarréia se forem tomados em excesso.

Vitaminas hidrossolúveis

As vitaminas hidrossolúveis incluem o grupo do complexo B e a vitamina C, cada uma das quais oferece os seguintes benefícios para a saúde:

  • A vitamina B1 (tiamina) ajuda a liberar energia dos alimentos e é importante na manutenção da função do sistema nervoso.
  • A vitamina B2 (riboflavina) ajuda a promover uma boa visão e pele saudável e também é importante na conversão do aminoácido triptofano em niacina.
  • A vitamina B3 (niacina) auxilia na digestão, no metabolismo e na função enzimática normal, além de promover uma pele e nervos saudáveis.
  • A vitamina B6 (piridoxina) ajuda no metabolismo das proteínas e na produção de glóbulos vermelhos, insulina e hemoglobina.
  • O folato (ácido fólico) também ajuda no metabolismo de proteínas e na formação de eritrócitos e pode reduzir o risco de defeitos congênitos no tubo neural .
  • A vitamina B12 (cobalamina) ajuda na produção de glóbulos vermelhos normais, bem como na manutenção do sistema nervoso.
  • A biotina ajuda a liberar energia dos carboidratos e ajuda no metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos dos alimentos.
  • O ácido pantotênico ajuda no metabolismo e na formação de hormônios.
  • A vitamina C (ácido ascórbico) é central para a absorção de ferro e síntese de colágeno. Auxilia na cicatrização de feridas e na formação óssea, melhorando a função imunológica geral.

Vitaminas lipossolúveis

As vitaminas lipossolúveis são dissolvidas em gorduras.

Eles são absorvidos pelos glóbulos de gordura que viajam através do intestino delgado e são distribuídos pelo corpo na corrente sanguínea.

Ao contrário das vitaminas solúveis em água, as vitaminas lipossolúveis em excesso são armazenadas no fígado e em tecidos gordurosos (adiposos) para uso futuro.

Elas são encontradas mais abundantemente em alimentos ricos em gordura e são melhor absorvidas se ingeridas com gordura.

Como as vitaminas lipossolúveis não são prontamente excretadas, elas podem se acumular em níveis tóxicos se tomadas em excesso.

Quando uma dieta bem equilibrada não pode causar toxicidade, a sobredosagem com suplementos vitamínicos lipossolúveis pode.

Existem quatro tipos de vitamina solúvel em gordura, cada um dos quais oferece benefícios diferentes:

  • A vitamina A é essencial para a formação óssea, a formação dos dentes e a visão. Contribui para a função imunológica e celular enquanto mantém os intestinos funcionando adequadamente.
  • A vitamina D auxilia no desenvolvimento dos dentes e ossos, incentivando a absorção e metabolismo do fósforo e cálcio.
  • A vitamina E é um antioxidante que ajuda a combater infecções e mantém os glóbulos vermelhos saudáveis.
  • A vitamina K é central para a coagulação do sangue e também mantém os ossos saudáveis.

Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis e suas funções.

Cada vitamina exerce uma função específica no seu organismo. Vamos conhecer um pouco mais das funções de cada uma destas vitaminas:

1) Vitamina A (retinol):

Além de sua ação antioxidante esta vitamina tem a função de proteger os olhos, manter a saúde da pele, contribuir para a ação das enzimas no fígado o que facilita a digestão das gorduras e manter a saúde sexual já que atua na produção dos hormônios sexuais.

Ela pode ser facilmente encontrada em alimentos de origem animal ou na forma de betacaroteno o precursor da vitamina A nos alimentos de origem vegetal como as cenouras, acerola, vegetais verdes e amarelas.

2) Vitamina D (calciferol):

Facilita a absorção do cálcio e do fósforo, importantes minerais para fase de crescimento e para o fortalecimento dos ossos, dentes, músculos e nervos.  Agora atenção! Para exercer sua função a vitamina D precisa ser ativada através de a luz solar.

Esta vitamina está presente em alimentos como fígado, ovos e peixes de água salgada.

3) Vitamina E (tocoferol):

Assim como a vitamina A esta vitamina tem ação antioxidante combatendo a ação dos radicais livres. Isso faz com que sua pele fique macia e jovem e que você tenha muito mais disposição para as atividades diárias.

Além disso, a vitamina E auxilia na produção dos hormônios sexuais masculinos e no processo de maturação dos espermas, por isso é muito indicada por nutricionistas e/ou médicos para aumentar a disposição e fertilidade sexual.

Pode ser encontrada em alimentos como abacate, avelã, aveia, batata doce, brócolis, cereais integrais, óleo de milho, óleo de soja, noz e trigo.

4) Vitamina K:

É uma importante vitamina anticoagulante e, além disso, participa da formação dos ossos. Está presente principalmente nos vegetais como a couve, brócolis, salsa, couve de Bruxelas entre outros.

5) Vitamina C:

Esta vitamina tem poder antioxidante e também participa de várias funções do seu corpo como na formação de colágeno, na produção de hormônios e neurotransmissores e para o ganho de resistência imunológica o que te dá uma maior disposição para a atividade física.

É facilmente encontrada em alimentos como na acerola, laranja, limão, mamão, manga, melão, morango e em vegetais folhosos como espinafre, couve-flor, repolho e pimentão.

Dica: Como esta vitamina é facilmente oxidada você deve dar preferência por consumir os alimentos in natura e quando feito em sucos consumir logo após o preparo. Veja abaixo algumas dicas:

Esta dica vale também para outros tipos de vitaminas já que ocorre uma perda natural destes nutrientes no processo de industrialização e manuseio dos alimentos.

6) Vitaminas do complexo B:

Participam ativamente do funcionamento do seu metabolismo, do sistema nervoso e do sistema digestivo fazendo com que eles trabalhem em perfeita harmonia. Além de manter o tônus muscular e a saúde da sua pele.

Esta vitamina pode ser encontrada em alimentos como banana, óleo de oliva, levedo de cerveja, fígado, atum, cereais em grão, vegetais folhosos como espinafre, repolho, couve-flor e em outros alimentos de origem animal como carnes em geral, peixes, ovos e aves.

A vitamina B12 em especial só é encontrada em alimentos de origem animal como carnes, ovos e leite. Por isso em caso de adotar uma dieta vegetariana é importante buscar a suplementação adequada desta vitamina.

Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis o excesso:

Para ter uma alimentação saudável você precisa do equilíbrio nutricional e as vitaminas devem estar inclusas na busca por este equilíbrio.

O que significa que você não deve deixar de ter as vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis em sua alimentação como também não deve consumi-las em excesso.

Ao consumir as vitaminas hidrossolúveis em excesso por exemplo estas acabam sendo excretadas pelo seu organismo através da urina o que não traz nenhum benefício para a sua saúde.

Consumir as vitaminas lipossolúveis pode ser altamente tóxico para o seu organismo, já que estas ficam armazenadas principalmente no tecido adiposo e no seu fígado podendo gerar vários problemas de saúde como:

  • Distúrbios ósseos;
  • Sangramento em tecidos do corpo;
  • Distúrbios no metabolismo;
  • Pele seca;
  • Tontura;
  • Queda de cabelo entre outros. (Alimentos que Evitam Queda de Cabelo: 13 Super Dicas)

Por isso é muito importante não consumir as vitaminas de forma aleatória e sim através da prescrição médica mediante avaliação das suas necessidades individuais considerando:

  • Idade;
  • Peso;
  • Condições de saúde;
  • Nível de atividade física;
  • Condições fisiológicas como por exemplo durante a gestação onde é recomendada a suplementação de ácido fólico para garantir a boa formação do tubo neural do bebê.

Fica a dica: Consulte um nutricionista para adequação da sua alimentação

Tabela vitaminas hidrossolúveis:

Como nossa vida cotidiana é na maioria das vezes corrida, uma tabela com a descrição de cada vitamina e suas respectivas funções facilitaria muito não é mesmo? Esta é a nossa proposta, confira agora os dados da tabela

tabela Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis-min

Vitaminas hidrossolúveis no metabolismo:

As vitaminas hidrossolúveis funcionam basicamente como coenzimas, ou seja, facilitam as reações químicas que acontecem no seu organismo como é o caso das vitaminas do complexo B.

Você já tinha imaginado que as vitaminas teriam tantas funções importantes para o bom funcionamento do seu corpo? Pois então, elas realmente merecem uma atenção especial no seu dia a dia.

Mantenha bons hábitos alimentares, pratique atividade física regularmente e faça exames periódicos para manter uma boa qualidade de vida.

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2 comentários

  • responder
    Edna Bortoli
    at

    Quero agradecer sua dedicação dessas informações muito importante para nossa saúde e bem estar.
    Estarei sempre acompanhando suas dicas de saúde !
    Obrigada

     
    • responder
      Silvana Rocha
      at

      Olá Edna eu que agradeço seu elogio e sua visita, fico muito feliz em saber que gostou e vai nos acompanhar
      Bem Vinda! Tenha um Ótimo Fim de Semana!

       

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