11 Benefícios de caminhar 30 minutos por dia

Hoje você vai conhecer os 11 benefícios de caminhar 30 minutos por dia, muitas pessoas não conhecem o poder que a caminhada tem pois é um dos melhores exercícios que podemos praticar diariamente, uma prática que se incluirmos na nossa rotina pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Um estudo recente mostrou que 40% dos adultos não caminham quase nada, e essa estatística cresce a cada dia, já que o desenvolvimento da tecnologia se tornou o efeitos negativos por meios eletrônicos em crianças, adultos e adolescentes mais fácil e menos saudável (1).

Caminhar é uma das melhores maneiras de iniciar uma rotina de exercícios, ajuda a exercitar os músculos e queimar calorias. Mas os benefícios de caminhar 30 minutos por dia está muito além disso. Leia!

E no final do texto terá um treino completo para fazer em casa sem desculpas ok?

11 Benefícios de caminhar 30 minutos por dia

1. Protege contra derrames e infartos

Caminhar pelo menos trinta minutos por dia reduz em até 27% o risco de sofrer de doenças cardíacas e acidentes cerebrovasculares.

Essa é uma atividade excelente para ter controle a pressão alta, beneficia o sistema circulatório, diminuir o colesterol ruim (do tipo LDL) e auxiliar a aumentar o colesterol bom (do tipo HDL).

Por aumentar o ritmo cardíaco, a atividade favorece a saúde cardíaca de forma notável.

2. Previne contra a diabetes

A diabetes é um problema que cresce e surge por causa do excesso de glicose no sangue.

30 minutos de caminhada por dia pode ajudar a prevenir porque incentiva a maior produção de insulina no corpo, hormônio que é precisamente responsável pela absorção da glicose pelas células.

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3. Emagrece, tonifica pernas, glúteos e abdômen

Um dos benefícios de caminhar 30 minutos por dia, além da saúde ganhamos a parte estética sem gastar nada, quando realizada diariamente ajuda a emagrecer, a fortalecer as pernas, além de tonificá-las, ao mesmo tempo.

Ainda ajuda a tonificar os glúteos, levantando-os naturalmente, sem contar o exercício ainda ajuda a queimar a gordura abdominal favorecendo a tonificação do corpo em geral.

4. Contribui com a saúde do cérebro

Os benefícios da caminhada em relação ao antienvelhecimento também se estendem para o cérebro, como mostrou um estudo realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa, está nos benefícios de caminhar 30 minutos por dia a ajuda a aumentar os circuitos cerebrais e diminui os riscos de problemas de memória e atenção.

Outro estudo americano, dessa vez produzido pela Universidade de Pittsburgh, determinou que pessoas que caminham 10 km por semana, em média, têm 50% menos chances de terem seu volume cerebral reduzido, o que é formidável para prevenir problemas de demência como a Doença de Alzheimer.

5. Afasta a depressão

Quando caminhamos o nosso organismo permite uma taxa maior de endorfina, o hormônio que apresenta a sensação de alegria e relaxamento assim afastando a depressão.

A caminhada diária quando se torna a atividade um hábito, motivará mais endorfina fazendo a pessoa mais animada para realizar o exercício e experimentar outros tipos de treinos físicos.

6. Reduz o estresse

Como mencionado acima, caminhar aumenta os níveis de endorfina no cérebro e nos dá a capacidade de respirar melhor, também nos ajudam a livrar o corpo e a mente do estresse.

Tanto a caminhada como qualquer tipo de exercícios físicos faz com que caia o nosso nível de cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse.

7. Combate a osteoporose

Durante a caminhada o impulso dos pés com o chão, a compressão dos ossos da perna e o movimento do esqueleto fazem com que os ossos atendam mais estímulos elétricos que promovem a absorção de cálcio, deixando-o mais resistentes.

Até quando a pessoa já foi diagnosticada com osteoporose, caminhar pode auxiliar a conter o avanço da doença.

8. Melhoria da circulação

Um dos benefícios de caminhar 30 minutos por dia é reduzir a pressão arterial por um dia depois de finalizar o exercício, de acordo com um estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.

O resultado ocorre porque durante a caminhada, há o aumento do fluxo de sangue, o que expande os vasos sanguíneos e reduz a pressão.

Assim como contribui para que as artérias, veias e vasos capilares se dilatem e deixem o transporte de oxigênio pelo organismo mais eficiente.

9. Melhora o funcionamento do pulmão

É conveniente para o funcionamento do pulmão pois quando praticamos  com regularidade, as trocas gasosas ocorridas no órgão tornam-se mais enérgicas, fazendo com que mais impurezas sejam excluídas, deixando a região com menores quantias de catarro e poeira.

10. Proporciona autoestima e bem-estar

Uma pesquisa feita pela Universidade de Essex, no Reino Unido, conferiu dados de 1,2 mil pessoas de faixa etária, estado de saúde mental e de gênero diversos identificou que quem praticavam atividades ao ar livre. Como:

  • caminhada, ciclismo, canoagem, pesca, equitação e agricultura por pelo menos 30 minutos por dia tinham registrado resultados positivos no que se refere ao seu humor e autoestima.

11. Melhora a qualidade do sono

Mais um dos benefícios de caminhar 30 minutos produz ao organismo um crescimento na produção de substâncias estimulantes como a adrenalina deixando as pessoas mais disposta durante o dia e a noite.

O corpo procura o descanso e adormece com maior facilidade, melhorando a qualidade do sono principalmente para quem tem problema de insônia.

Veja o primeiro link – É um treino completo para fazer em casa, passo a passo com imagens ilustrativa para você se animar mais ainda. Confira!

Treino Para Definição Muscular Feminino Completo

Viu quantos benefícios de caminhar 30 minutos por dia? Para a sua saúde e boa forma? Tem o hábito de praticá-la frequentemente? Comente abaixo!  Compartilhe e Avalie!

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