Índice Glicêmico: Como Funciona essa Dieta

Você já ouviu falar numa dieta baseada no índice glicêmico? O índice glicêmico é a velocidade em que o carboidrato é conduzido e se transforma em açúcar no sangue.

Quando um indivíduo ingerir alimentos de alto índice glicêmico a quantidade de açúcar no organismo fica alterada. Então, o corpo precisa liberar mais insulina para conseguir uma normalização da glicemia do sangue.

Esse fato acaba sobrecarregando o pâncreas, causando no organismo uma resistência a diabetes e a insulina.

O termo “dieta do índice glicêmico” geralmente se refere a um plano de dieta específica que usa o índice como o guia principal ou apenas para o planejamento da refeição.

Ao contrário de alguns outros planos, essa dieta não é para necessariamente especificar o tamanho das porções ou o número ideal de calorias, carboidratos ou gorduras para perda de peso ou a manutenção do peso.

Finalidade

O propósito da dieta é incentivar a alimentação com produtos ricos em carboidratos, que são menos propensos a causar grandes aumentos nos níveis de açúcar no sangue.

A dieta é um meio para perder peso e prevenir doenças crônicas relacionadas à obesidade como o diabetes e doenças cardiovasculares.

Por que você pode seguir a dieta

Ela é uma dieta sem muitas restrições de grupos alimentares. Na ingestão de alimentos com baixo índice glicêmico há um controle dos níveis de açúcar no sangue.

Essa dieta é ideal para quem tem diabetes, mas com acompanhamento médico.

Por isso, procure consultar com um nutricionista antes de iniciar esse regime. Geralmente o médico solicita exames para verificar a saúde da pessoa antes de indicar uma dieta específica.

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Desvantagens da dieta do índice glicêmico

Há controvérsias sobre a eficácia deste método. Alguns alimentos mesmo apresentando um baixo índice glicêmico possuem alto teor de gordura deixando o corpo com excesso de calorias.

Esse fator pode ser um problema para quem precisa perder uma grande quantidade de peso.

Veja se você tem alguns destes motivos para escolher realizar esta dieta:

  • Quer perder peso ou manter um peso saudável?
  • Precisa de um planejamento para comer refeições saudáveis?
  • Necessita de ajuda para manter os níveis de açúcar no sangue como parte de um plano de tratamento do diabetes?

Você pode ser capaz de atingir os mesmos benefícios alcançados pela dieta do índice glicêmico se manter um regime saudável, um peso ideal e fazer exercício físicos regularmente.

Andar de bicicleta, esteira ou correr são atividades que podem ajudar na queima de caloria.

Os hidratos de carbono

O hidrato de carbono é um tipo de nutriente contido nos alimentos. As três formas básicas são açúcares, amidos e fibras.

Quando você comer ou beber algo com carboidratos, seu corpo decompõe os açúcares e amidos em um tipo de açúcar chamado glicose, a principal fonte de energia para as células do seu corpo.

As fibras passam a ser digeridas através do seu organismo.

Dois hormônios principais ajudam o pâncreas a regular a glicose em sua corrente sanguínea: o hormônio insulina, que move a glicose do sangue para as células;

o hormônio glucagon ajuda a liberar a glicose armazenada no fígado quando o açúcar no sangue (glicemia) estiver com o nível baixo. Este processo ajuda a manter seu corpo abastecido e garante um equilíbrio natural da glicose no sangue.

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Alimentos para serem consumidos na dieta do índice glicêmico:

Frutas: tangerina, pêra, laranja, figo, cereja, ameixa, abacate, pêssego, maçã, goiaba, damasco e carambola.

Hortaliças: vagem, tomate, salsa, repolho, quiabo, pepino, nabo, jiló, couve-flor, coentro, cenoura, cebola, broto de alfafa, alho, aspargo, acelga, alface, agrião, aspargo, almeirão, berinjela, brócolis, taioba, rúcula, rabanete, pimentão, mostarda, maxixe, espinafre, couve, cogumelo, chicória, cebolinha e broto de bambu;

Feijões: ervilha, soja, grão de bico e feijão;

Carnes: magras, sem gordura, peixes e frango;

Leite desnatado;

Oleaginosas: nozes, castanhas e amendoim;

Adoçantes naturais como stévia e frutos.

Alimentos que não podem ser consumidos na Dieta índice glicêmico:

Macarrão, pão Frances, bolos e biscoitos;

Açúcar refinado, melado, refrigerantes e mel;

Arroz branco, milho e batata;

Frutas: kiwi, morango, melancia, melão, banana, abacaxi, fruta-do-conde, mamão, caqui, uva passa e manga;

Adoçantes artificiais: aspartame, sacarina e ciclamato.

Dieta do índice glicêmico: considerações finais

Lembre-se que em qualquer dieta é muito importante manter a motivação e empenho para não desistir no meio do caminho. Não se esqueça de praticar exercício físicos e seguir as orientações do nutricionista. Veja abaixo o vídeo !

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